DNVBs têm estrutura e desafios próprios, além de terem como foco a experiência do cliente.

Você já ouviu falar em marcas nativas digitais? As DNVBs, Digitally Native Vertical Brand em inglês, são empresas que nascem, atuam e têm todos os seus processos e estrutura no ambiente on-line.
As marcas nativas digitais possuem uma estrutura vertical, ou seja, controlam todo o processo, desde a fabricação do produto, passando pela venda, até o atendimento ao cliente. Na prática, as DNVBs criam e desenvolvem seu produto sem intermediação de terceiros.
As DNVBs emergem junto e para as gerações Y, os millenials, e Z, os pós-millenial. São pessoas que utilizam a tecnologia no seu dia a dia, no trabalho, na escola. Eles já nasceram e cresceram com as novas tecnologias.
Outra característica dessas gerações é a valorização da experiência. Assim, as DNVBs têm como foco oferecer experiências positivas e promover identificação e conexão com o cliente.
Digital-fisrt
Apesar de ser digital-first, uma marca nativa digital pode ir para o ambiente físico. Na verdade, muitas se solidificam no mercado e depois seguem para o off-line por conta da conexão com seus clientes. É o caso da marca de colchões Zissou, que possui espaços físicos para experimentação dos seus produtos.
Um ponto físico acaba complementando a experiência do cliente que compra on-line, mas gosta de ver, tocar e experimentar os produtos. Assim, o espaço físico se torna um diferencial das DNVBs varejistas, por exemplo.
Algumas marcas nativas digitais fazem parcerias com outras lojas físicas para ter essa vantagem competitiva. Estamos falando, aqui, do conceito omnichannel, quando ambientes físicos e digitais estão interligados e funcionam de forma eficiente de maneira que o cliente não veja diferença entre os dois espaços.
Tornar a experiência do cliente memorável é fundamental no caso das DNVB. A Sallve, empresa de cosméticos para pele, por exemplo, tem como proposta estreitar a conexão com o seu cliente e trocar informações para cocriação de produtos. Ou seja, é uma DNV que sempre consulta seus clientes antes de lançar seus produtos.
Vantagens
Além da inovação no relacionamento com o cliente, as DNVBs oferecem algumas vantagens, como:
- Agilidade – com o controle vertical, a tomada de decisão se torna mais ágil e é possível acompanhar de perto os movimentos do mercado.
- Redução de custos – não precisar de um estoque físico e ter o controle de todos os processos acaba reduzindo os custos das operações.
- Investimento em marketing – com a redução dos custos, é possível investir mais recursos nas estratégias de marketing digital e no atendimento ao cliente.
- Interação do cliente – a interação por meio da produção de conteúdo é uma das características marcantes das DNVBs. Clientes participam com opiniões e sugestões. Isso gera engajamento e fidelização do público.
- Diferentes Canais – as DNVBs podem atuar tanto no ambiente on-line quanto físico, o que complementa a experiência do cliente e se torna um diferencial competitivo.
DNVB X E-commerce
Não confunda uma marca nativa digital com e-commerce. Como o próprio nome diz, é uma marca digital. Já o e-commerce é um canal on-line de vendas. Além disso, a DNVB pode ter atuação no ambiente off-line e ela constrói um nome e uma comunidade. O que torna seu crescimento um pouco mais lento que o de um e-commerce.
Desafios
Com a inserção cada vez maior do consumidor no mundo digital, os e-commerces tradicionais podem estar saturados. O cliente busca uma experiência, além do produto ou serviço. Ou seja, ele está mais atento às novidades e ao que as empresas podem oferecer de diferente para ele.
Estar em constante busca pela inovação e pela qualidade no atendimento e relacionamento com o cliente são desafios das DNVBs. O empreendedor digital que compreender esse novo momento do consumidor on-line e se mantiver atualizado, tem ótimas oportunidades de negócio.
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