Veja como os advogados podem promover o seu negócio com o marketing digital jurídico dentro das regras determinadas pela OAB.

O marketing digital tem especificidades de áreas. O jurídico tem como objetivo traçar estratégias para impulsionar escritórios e advogados no ambiente on-line. Isso tudo dentro das regras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Existe um normativo do órgão, provimento 205/2021, que regulamenta o uso das mídias sociais e de ferramentas tecnológicas. Essa norma permite a divulgação dos serviços de um advogado por meio da produção de conteúdo para sites e redes sociais, além da publicação em livros, artigos científicos e participação em palestras. Também é possível trabalhar com tráfego orgânico ou pago.
As vantagens de ter uma estratégia de marketing digital nos escritórios de advocacia são muitas. Hoje em dia, a maior parte da população está no ambiente digitais. Então, para conquistar mais clientes, é preciso ter presença on-line. Veja os benefícios:
- Visibilidade e autoridade dos escritórios de advocacia. É possível se tornar uma referência na área;
- Maior aproximação do advogado com o seu público. Além de um melhor relacionamento com os atuais e possíveis clientes;
- Otimização do investimento financeiro e de tempo. Com o marketing digital jurídico, é possível investir menos recursos para atingir mais pessoas. Os clientes começam a encontrar o seu escritório e não o contrário;
- Assertividade e clareza na mensuração dos resultados. O marketing digital oferece várias ferramentas de análises das ações e estratégias on-line.
Sabendo disso, hora de colocar a mão na prática. Vamos conferir cinco estratégias que os advogados podem utilizar para divulgar seu escritório e alcançar novos clientes:
1. Tenha um site institucional
Esse pode ser o seu principal cartão de visitas. É uma maneira de adquirir autoridade, além de facilitar que o cliente encontre seus serviços.
2. Faça marketing de conteúdo
Produza artigos e conteúdo para um blog pensando no seu cliente. Aproveite as redes sociais e faça posts para tirar dúvidas e dar dicas. Os stories podem ser ferramentas estratégicas porque promovem uma maior aproximação com a audiência. Você pode, ainda, usar enquetes e caixinhas de perguntas.
O importante é conhecero seu público e produzir conteúdo de qualidade. A confiança é essencial no ramo jurídico. Por isso, aproveite ao máximo as redes sociais para construir sua autoridade e confiança.
Lembre-se que, quando o assunto é marketing digital, quanto mais nichado for o seu conteúdo, melhor será o seu engajamento. Então, faça um planejamento definindo seu nicho. Será Direito de família, Empresarial, Criminal? Esses são alguns exemplos. Deixe o seu nicho de atuação claro para o seu cliente.
3. Tenha um perfil no Linkedin
Mostre suas competências e especializações. Não se esqueça de interagir com outros perfis de interesse e aproveite para publicar conteúdo de qualidade e relevante para a sua audiência. Aqui, você também tem uma excelente oportunidade de fortalecer a sua presença digital e autoridade.
4. Não despreze o poder dos vídeos
Geralmente, os vídeos geram o maior engajamento e, assim, o maior alcance do seu conteúdo. Além disso, quando o cliente escuta sua voz e te vê, ele sente mais segurança, gera empatia e aproximação. É uma maneira de passar confiança e autoridade. Os vídeos podem ser publicados nos seus perfis das redes sociais ou em um canal no YouTube, que é uma excelente plataforma para crescer com o marketing de conteúdo.
5. Invista em inbound marketing ou marketing de atração
Essa estratégia é baseada nas etapas da jornada do cliente. A ideia é: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. São passos que levam as pessoas até o momento de contratação do serviço, desde o primeiro contato com sua empresa, mesmo sem haver interesse direto por parte do contratante. Utilize estratégias e ações direcionadas para cada momento. Por exemplo, um vídeo com dicas pode servir para atrair o seu cliente. Um artigo aprofundado no LinkedIn ou no seu blog pode aprofundar o relacionamento e facilitar a contração do seu serviço.
Escritórios e advogados devem aproveitar as vantagens e estratégias do marketing digital jurídico para alcançar novos clientes, para fidelizar e também para se destacar no mercado. O cenário competitivo e on-line traz inúmeros desafios, mas também oportunidades para conseguir melhores resultados.
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