ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Mon Oct 03 17:13:23 GMT-03:00 2016
Mercado e Vendas
Mercado internacional é opção para franquias em turismo
Variação do câmbio e bom momento da economia impulsionam um nicho promissor entre as franquias.
Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

  • Oportunidades

O crescimento acima das expectativas do setor de franquias revela um nicho que, aos poucos, tem chamado atenção dos empreendedores que desejam entrar no ramo: o turismo internacional.

Somando todos os franqueados, o setor fechou 2010 com crescimento estrondoso de 20,4% em relação a 2009. Índice superior às expectativas otimistas do próprio setor e do mercado, que esperavam uma taxa de crescimento entre 14 e 19%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.

No caso do turismo, diversos fatores contribuem para uma maior atenção dos franqueados: a menor disparidade entre o real e o dólar, a economia interna aquecida ao mesmo tempo em que os países desenvolvidos se voltam com sucessivas crises, o aumento do poder aquisitivo da classe C e o cenário cada vez mais atrativo das grandes redes de turismo e entretenimento no Brasil.

Oportunidades

No entanto, é preciso ter cautela. Embora uma franquia em turismo seja um negócio promissor, a Associação Brasileira de Agência de Viagem (ABAV) recomenda que o empreendedor deva procurar ter experiência na área, pois muitos empreendimentos relacionados ao turismo abrem e fecham as portas todos os anos.

Ainda de acordo com a ABAV, uma agência de turismo pode atuar em mais de um segmento ou optar pelo turismo simples, executivo, ecoturismo ou intercâmbio.

Entre agências de viagens, algumas das opções mais conhecidas são a SBTUR Viagens, a Flytour (viagens de negócios) a Saks Viagens e Turismo, a Clube Turismo (comercializa cinco modalidades de franquia) e várias outras que podem estar disponíveis na sua região.

Há, ainda, a possibilidade de o empreendedor aliar-se a uma rede internacional e fazer um trabalho casado, como turismo e entretenimento. Por exemplo, diante do vantajoso cenário que se desenha no Brasil nos últimos anos, o grupo controlador da Disney tem procurado cada vez mais parceiros no país para a marca Fantasia, especializada na venda de brinquedos, eletrônicos e até mesmo utilidades domésticas, com apoio da Disney Company Brasil.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Converse online com o Sebrae

Tire suas dúvidas em tempo real e receba dicas sobre os seus negócios
diretamente dos nossos especialistas em pequenas e microempresas.
Um serviço gratuito para você.

Converse agora