this is an h1

this is an h2

Mon Aug 01 20:51:28 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Metaverso: uma nova jornada para alavancar as vendas digitais

Especialistas apostam que a adesão ao metaverso pode render excelentes oportunidades de negócios aos empreendedores no comércio digital.

· 20/07/2022 · Atualizado em 01/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A tecnologia vem sendo uma das principais aliadas do empreendedor no Brasil. E a velocidade das possibilidades para os empresários explorarem seus mercados é cada vez mais dinâmica. Umas das últimas novidades é a introdução do metaverso como alternativa para alavancar as vendas digitais.

Imagine ter uma experiência imersiva de compras em uma loja, sem se deslocar a um estabelecimento físico e de maneira muito mais interativa do que se pode fazer hoje, mesmo com os aplicativos de delivery. Essa é uma das alternativas do metaverso para os empreendedores no país.

O termo metaverso, que significa além do universo, refere-se a uma extensão virtual da nossa vida atual, como se fosse uma outra dimensão. Nesse ambiente há uma ligação entre a vida real e mundos interativos, por meio de mecanismos de realidade virtual. 

Conceitualmente, o metaverso é um ambiente de realidade aumentada, capaz de proporcionar aos usuários uma experiência sensorial verdadeiramente imersiva, semelhante à vivenciada no mundo real. Quem já esteve em um parque temático, em brinquedos com simuladores, já teve, por exemplo, uma experiência similar.

O metaverso ainda tem um grande potencial para ser explorado nas empresas e negócios comerciais. Isso porque suas aplicações ainda estão em fase de desenvolvimento, por conta de futuros avanços tecnológicos e também uma maior conectividade.

Entre as características essenciais do metaverso estão: mundo virtual, alimentado por tecnologia 3D, realidade aumentada e realidade virtual. Essa nova possibilidade foi apresentada em 2021 pelo fundador do Facebook, Marck Zuckerg, como “uma experiência imersiva de realidade virtual, em que teremos nossos avatares virtuais e poderemos nos comunicar uns com os outros em um grande cenário digital”. O Facebook está tão empenhado em aderir ao que chama de “internet em que você está na experiência e não apenas olhando para ela”, que até mudou seu nome para “Meta”.

E, de acordo com os seus idealizadores, os usuários do metaverso poderão jogar, interagir, fazer compras, assistir a filmes e muito mais. O novo ambiente irá simular as experiências físicas e sociais no espaço virtual.

FAVORITAR
Botão favoritar
Desafios e tendências

Entre os principais desafios para o metaverso ganhar vida no varejo está a confiança dos empreendedores em apostar nessa nova possibilidade. Especialistas apostam que esse novo ambiente pode render excelentes oportunidades de negócio para o setor.

O papel do metaverso será o de criar uma nova experiência para os clientes. Como o metaverso usa amplamente a realidade aumentada, os produtos do varejo podem ser, por exemplo, projetados virtualmente no mundo real dos consumidores. Seja por meio da câmera do smartphone ou dispositivos como óculos de realidade aumentada.

Trata-se de uma tendência pós-pandemia, pois, principalmente, o público mais jovem está engajado em realizar compras virtuais, sem procurar os estabelecimentos físicos. Além disso, os consumidores estão mais empoderados, exigentes e esperam ser surpreendidos no momento de adquirir um produto. Oferecer a esse público imersão de compras no ambiente totalmente virtual do metaverso, indo além do que oferece o e-commerce, pode transformar a experiência da venda.

Outra facilidade é que no metaverso os produtos podem ter tags que, ao serem escaneadas pelas câmeras de smartphone, trazem informações técnicas, demonstrações de uso, produtos relacionados, disponibilidade em estoque e outros dados que podem ser pertinentes.

Para o empreendedor que pretende inovar na jornada de compra de seu cliente, o Sebrae tem o seguinte curso on-line – Potencializa suas vendas entendendo a jornada do consumidor.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?