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Wed Apr 24 18:39:01 GMT-03:00 2019
Mercado e Vendas
Noções de como a fabricação de biscoitos pode ser um bom negócio 
Mercado tem demanda variável, mas tendência é que a diversidade de produtos auxilie o empreendedor a conquistar espaço em um ambiente competitivo.
  • Diversificação
  • Sazonalidade e demanda
  • Custos de produção

Diversificação

A produção de biscoitos caseiros é uma oportunidade de negócio com condições para o pequeno empreendedor, que pode atender lojas de conveniência, padarias, delicatessens e pequenas mercearias.

O mercado nesse setor é amplo. Apostar na diversificação é uma maneira de aumentar o faturamento, ao valorizar aspectos como sabor, apresentação do produto, originalidade e criatividade.

A tendência é que o consumo anual de biscoitos aumente no Brasil, confirmando realidade favorável a todos os tipos de fabricantes e consumidores: além das linhas tradicionais, há uma demanda forte para produtos de baixo teor de gorduras, com fibras, cálcio, funcionais, orgânicos, sem glúten, sem gorduras trans, diet, entre outros.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoito, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), cada brasileiro consome, em média, 8 kg de biscoito por ano.

Sazonalidade e demanda

Ao entrar nesse segmento, o empreendedor deve estar ciente dos períodos de sazonalidade e estar preparado para os impactos que isso pode causar nos negócios.

A demanda por biscoitos aquece no período escolar e cai em datas especiais como Páscoa e Natal, quando são substituídos por chocolates e panetones.

Por isso, a entrada no mercado pode começar de uma maneira mais simples: produção de um tipo de biscoito, que gera menor custo inicial e, mais adiante, com a aquisição de equipamentos, amplia-se a variedade.

Nada impede que o início seja com oferta maior de produtos. Apostar em um bom sistema de produção, distribuição e comercialização, além dos diferenciais, é o caminho a ser seguido para ter sucesso em mercados competitivos como esse.

Custos de produção

Não há complexidade na montagem de uma fábrica de biscoito. Trata-se de um negócio que não requer mão de obra especializada e cujas matérias-primas são mais acessíveis. Conheça publicação do Sebrae sobre o assunto.

Isso possibilita, portanto, que ela seja montada, por conveniência ou por baixo custo, na própria residência do empreendedor, onde ele pode, por exemplo, trabalhar junto aos seus familiares.

É necessário considerar, porém, alguns fatores importantes como proximidade dos fornecedores, acesso à matéria-prima e aos consumidores, além dos custos envolvidos na instalação e operação.

A concorrência também deve ser analisada. Mas antes de priorizar a quantidade de fabricantes, é necessário avaliar a maneira de atuação, a similaridade entre os produtos e o público-alvo de cada um.

Ao descobrir essas informações, explore suas potencialidades e direcione o seu empreendimento.

Consulte o Sebrae

Lembre-se de que a primeira etapa na criação de qualquer empreendimento é a elaboração de um Plano de Negócios. O documento deve ser detalhado, visando minimizar os riscos e ampliar as oportunidades de sucesso nesse ramo. O Sebrae disponibiliza consultores para lhe ajudar a encontrar o melhor caminho.

Para informar-se sobre as exigências legais e específicas sobre o seu futuro empreendimento, como licenças, taxas e impostos, além de orientações sobre como administrá-lo, busque o apoio do Sebrae na sua cidade.

Leia também

Relatório completo sobre biscoitos caseiros / não industrializados.

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