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Organização | MELHORIA CONTÍNUA
O que influencia no sucesso e fracasso das empresas

Aprenda com experiências negativas de outros empreendimentos para não repetir os mesmos erros em seu negócio.

· 02/11/2015 · Atualizado em 20/09/2022
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Negligenciar a realização de estudo completo sobre o setor de atuação é um dos principais motivos de fechamento de empresas. Por isso mesmo, o empreendedor deve traçar as estratégias mais adequadas para manter-se em atividade no mercado.

É claro que não é possível determinar um único fator para a falência de um empreendimento. Normalmente, é um conjunto de falhas que conduz ao inevitável fim das atividades.

Apesar disso, alguns erros costumam repetir-se na maioria dos estabelecimentos que não conseguem permanecer ativos. Assim como em diversos outros conceitos opostos, o sucesso e o fracasso são considerados duas faces da mesma moeda.

Ao observar o comportamento de outras empresas -pelos dois lados da moeda, é possível delinear alguns fatores que ajudam a levar uma empresa ao sucesso e determinar algumas ações que podem significar o fracasso.

Com base na publicação Causa mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida, confira a seguir o que você pode e o que não deve fazer.

Erros e acertos

A ausência de boa estratégia de marketing que ajude a divulgar a marca e a falta de inovação são alguns erros que podem determinar o fracasso de uma empresa, além da indisposição para renovar-se e manter-se atualizada com as novidades do mercado.

É importante o empresário envolver-se com os processos da empresa e não deixar tudo nas mãos de funcionários.

Para tentar diminuir os riscos de falência de seu negócio, além de observar os casos de sucesso, conheça as falhas das empresas que não obtiveram resultados satisfatórios e, por isso, encerraram as atividades.

Quem já passou por essa situação não deve desanimar. Deve usar a experiência para recomeçar e conduzir os negócios da maneira certa.

Planejamento

Planejar uma empresa não significa simplesmente ter a ideia de um negócio e colocá-la em prática. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, em São Paulo, com 1.829 entrevistados, 46% dos empresários não conheciam o número de clientes e os hábitos de seus consumidores; 39% não sabiam o capital de giro necessário para abrir o negócio e 38% desconheciam o número de concorrentes que teriam.

Nas análises feitas a partir dessa pesquisa, foi possível determinar que uma das maiores causas do fechamento de empresas “jovens” (de até cinco anos) foi a falta de planejamento prévio.

Para começar, o empreendedor deve saber o potencial do setor em que vai atuar, assim como identificar quem são os clientes, o local ideal para sediar o empreendimento, o valor disponível para investir, quem são seus concorrentes e seus parceiros.

Também é necessário pensar no futuro. Exemplo disso é o planejamento para quando você precisar ausentar-se das atividades.  Além disso, é importante saber quanto sua empresa pretende lucrar, em quanto tempo e como alcançar essa meta, assim como definir o perfil ideal dos profissionais que serão contratados.

Na empolgação para empreender, pode ser que não sejam levantadas informações e análises suficientes sobre o momento atual e o futuro do mercado de atuação, e portanto, não será possível realizar um planejamento acertado de ações, metas e prazos.

Gestão empresarial

Para que a sua empresa sobreviva no mercado, é preciso aperfeiçoar produtos e serviços, buscar excelência no trabalho, ter algo novo a oferecer e estar atualizado tecnologicamente. O consumidor não deseja apenas o melhor preço, ele é exigente e quer um diferencial.

No lugar de copiar integralmente algum modelo de sucesso, é importante que você apresente novidades para o seu empreendimento.

A maneira como o empresário age em serviço pode determinar o sucesso ou fracasso de um negócio. O otimismo e o foco nos objetivos traçados devem ser considerados.

Toda empresa depende de suporte, por isso, o empresário precisa estabelecer boa relação com seus parceiros comerciais e com seus possíveis financiadores, como os bancos, e, claro, com seus sócios, para não comprometer seu negócio.

A qualificação, organização, dedicação e a capacidade de assumir riscos e de inovar no negócio, são algumas qualidades esperadas no empreendedor.

Saiba mais

Acesse conteúdo completo sobre o assunto em Causa mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida.

Confira nosso artigo  Quer o seu negócio mais competitivo? Conheça bem o mercado e fique por dentro do assunto.


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