this is an h1

this is an h2

Wed Mar 23 17:25:48 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMPRAS PÚBLICAS
Participar de licitações ficou ainda mais fácil

Versão móvel do compras.gov.br auxilia pequenos negócios a conhecerem e disputarem os processos de compra da Administração Pública

· 22/12/2021 · Atualizado em 23/03/2022

Você sabia que vender ou prestar serviço para o governo é uma ótima alternativa para expandir os seus negócios? E engana-se quem pensa que só as grandes empresas estão aptas a concorrer nos processos de contratações públicas. Por isso, você, que é empresário de pequeno negócio, microempreendedor ou agricultor familiar, que tal, hoje mesmo, começar a diversificar sua carteira de clientes e se tornar ainda mais conhecido? Tudo isso pode estar na palma da sua mão com o  aplicativo Compras.gov.br, disponível para celular ou tablet.

E tem mais, você sabia que muitas empresas crescem e superam suas metas vendendo produtos e serviços para o governo? Você só precisa de um celular e acesso à internet para participar desse mercado. Então, capacite-se no SEBRAE e comece a fornecer para o governo. 

O Compras.gov.br foi desenvolvido pelo governo federal, em parceria com o SEBRAE, para ampliar a competitividade e a transparência nas compras públicas. Para o SEBRAE, o aplicativo assume uma relevância ainda maior, porque ele será a porta de entrada para as micro e pequenas empresas do país que ainda desconhecem o mercado das compras públicas. A iniciativa também representa um importante passo para modernizar a lógica de licitações no Brasil. Para você, empresário que já conhece ou fornece produtos e serviços para a administração pública, o aplicativo facilitará a pesquisa de oportunidades de fornecimento que se encontram em aberto com apenas um clique na palma da sua mão.

Para você que ainda não é fornecedor do governo, é possível realizar seu credenciamento direto no aplicativo, e, assim, participar dos processos de contratação governamentais.

 É muito fácil. Você poderá instalar o aplicativo por meio das lojas Google Play e Apple Store, pesquisando por Compras.gov.br. Fique de olho na segurança! Não aceite instalar o Compras.gov.br de fontes desconhecidas. Depois de instalar, selecione a opção “credenciar minha empresa”, usando seu CPF ou CNPJ. Com o aplicativo, é possível credenciar pessoa física ou jurídica no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).

Lembre-se de que o cadastro no Sicaf é o primeiro passo para que fornecedores (empresas ou pessoas físicas) comecem a vender para os órgãos do governo.

Após acessar o aplicativo, por meio do site Gov.br, e se cadastrar no Compras.gov.br, você deve selecionar as linhas de fornecimento relacionadas com os produtos e os serviços que você vende. Ao selecionar as linhas de fornecimento de seu interesse, o aplicativo irá filtrar e mostrar apenas as oportunidades relacionadas relevantes para você. O app também permite a leitura e o download dos editais oferecidos. Quer ficar sabendo de alguma oportunidade assim que ela acontecer? Ative as notificações e escolha quais tipos de mensagens deseja receber.

Em breve, o aplicativo permitirá o envio de propostas e lances.

Confira algumas das funcionalidades já disponíveis do compras.gov.br:

  • Central de mensagens: acesso a informações sobre o aplicativo (como atualizações, compras, novidades, avisos de manutenções programadas, lançamentos e orientações);
  • Filtros: configuração de filtros de acordo com a linha de fornecimento da empresa para o recebimento de avisos de licitações publicadas;
  • Licitações: visualização de detalhes das licitações, como objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, itens licitados etc.;
  • Download do edital: disponibilização da versão completa do documento;
  • Compartilhar licitações: envio das informações da licitação, com link para visualizar os itens e realizar o download do edital, por e-mail e redes sociais.

Ficou em dúvida? Não se preocupe. Preparamos tutoriais completos, com orientações e dicas para você extrair o máximo possível dos recursos disponíveis no aplicativo, como as funcionalidades para micro e pequenas empresas (MPEs), fluxo rápido, acesso ao sistema, credenciamento de CNPJ e CPF no Sicaf, cadastro no Compras.gov.br, linhas de fornecimento, funcionalidades disponíveis, política de privacidade, termo de uso, ajudas e até mesmo a recuperação de contas no Gov.br. Veja agora mesmo!

Aprenda também sobre compras governamentais com os cursos e o e-book que o Sebrae desenvolveu para você.

Em caso de dúvidas ou sugestões sobre o aplicativo procure a Central de atendimento por meio dos seguintes canais:

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora