O passo mais importante para a construção de um plano de marketing é a determinação e detalhamento dos objetivos.
Público-alvo
Quem a empresa quer atingir? Homens, mulheres ou crianças? Classes “A”, “B”, “C” ou “D”? A análise de ameaças e oportunidades do setor em questão poderá determinar quem serão os clientes de uma empresa. Até mesmo a análise de pontos fortes e fracos poderá ajudar a direcionar a empresa a algum público-alvo diferente, em que a concorrência esteja fraca ou não muito ativa. Exemplos de públicos-alvo:
- Instituições como hospitais, escolas, prefeituras;
- Empresas construtoras;
- Empresas de manutenção (segurança, restaurante, limpeza, manutenção predial).
Posicionamento
É a “personalidade” do produto ou objeto de comercialização. É a posição que você deseja ocupar na mente do cliente. Ao pensar numa marca, você forma uma ideia do produto – se é de boa ou má qualidade, se tem preço alto ou baixo, e assim por diante.
Na prática, tanto a determinação de objetivos como o posicionamento podem ser apresentados da seguinte forma em um plano de marketing:
- Mercado-alvo: o mercado-alvo a ser atingido será o segmento de homens na faixa etária entre 25 e 35 anos, renda entre R$ 1.200 e R$ 3.000, profissionais liberais, residentes em São Paulo;
- Posicionamento: o produto será posicionado como de boa qualidade e preço intermediário.
Metas do composto de marketing
Nessa etapa, o empreendedor deve determinar o que espera vender e como será feita a comercialização, considerando como pontos de referência os 4 Ps: Produto, Preço, Ponto-de-venda e Promoção.
- Produto: definir quais são as características do produto;
- Preço: qual vai ser o preço de venda para o consumidor final;
- Ponto-de-venda: quais os intermediários envolvidos na venda do produto;
- Promoção: ações de propaganda e promoção de vendas.
Acesse o artigo abaixo e veja dicas sobre vendas, marcas e mercado:
Marketing em sete passos: da estratégia ao mercado >
Quer saber como ganhar mercado com o plano de marketing?
Faça o curso online gratuito:
Ganhe mercado com o plano de marketing
Ou baixe os e-books:

Ganhe mercado com o plano de marketing
Formato: PDF | Tamanho: 4,4KB

Como elaborar um plano de marketing
Formato: PDF | Tamanho: 2,06KB
Foi um prazer te ajudar :)