MARKETING

Plano de marketing considera público, posicionamento e metas

O passo mais importante para a construção de um plano de marketing é a determinação e detalhamento dos objetivos.

Público-alvo

Quem a empresa quer atingir? Homens, mulheres ou crianças? Classes “A”, “B”, “C” ou “D”? A análise de ameaças e oportunidades do setor em questão poderá determinar quem serão os clientes de uma empresa. Até mesmo a análise de pontos fortes e fracos poderá ajudar a direcionar a empresa a algum público-alvo diferente, em que a concorrência esteja fraca ou não muito ativa. Exemplos de públicos-alvo:

  • Instituições como hospitais, escolas, prefeituras;
  • Empresas construtoras;
  • Empresas de manutenção (segurança, restaurante, limpeza, manutenção predial).

Posicionamento

É a “personalidade” do produto ou objeto de comercialização. É a posição que você deseja ocupar na mente do cliente. Ao pensar numa marca, você forma uma ideia do produto – se é de boa ou má qualidade, se tem preço alto ou baixo, e assim por diante.

Na prática, tanto a determinação de objetivos como o posicionamento podem ser apresentados da seguinte forma em um plano de marketing:

  • Mercado-alvo: o mercado-alvo a ser atingido será o segmento de homens na faixa etária entre 25 e 35 anos, renda entre R$ 1.200 e R$ 3.000, profissionais liberais, residentes em São Paulo;
  • Posicionamento: o produto será posicionado como de boa qualidade e preço intermediário.

Metas do composto de marketing

Nessa etapa, o empreendedor deve determinar o que espera vender e como será feita a comercialização, considerando como pontos de referência os 4 Ps: Produto, Preço, Ponto-de-venda e Promoção.

  • Produto: definir quais são as características do produto;
  • Preço: qual vai ser o preço de venda para o consumidor final;
  • Ponto-de-venda: quais os intermediários envolvidos na venda do produto;
  • Promoção: ações de propaganda e promoção de vendas.

Saiba mais sobre como elaborar um plano de marketing

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