this is an h1

this is an h2

Thu Feb 16 23:13:18 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Por que estabelecer políticas de remuneração e incentivos salariais

Veja a importância e os benefícios de políticas de remuneração e incentivos salariais nas pequenas empresas.

· 03/02/2023 · Atualizado em 16/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As políticas de remuneração e incentivos salariais são muito importantes para as empresas, independentemente do seu porte. Os benefícios de uma política de remuneração alcançam tanto as empresas quanto os colaboradores, sendo um diferencial no mercado.

Mas, afinal, o que é uma política de remuneração? Trata-se de uma política interna de pagamento dos trabalhadores de acordo com os cargos e as funções exercidas. Esse procedimento deve ocupar um lugar de importância na gestão de um negócio. 

Lembre-se que as pessoas são o ativo mais importante da sua empresa. Assim, as empresas precisam definir uma política de remuneração adequada e preparada para se ajustar ao longo dos anos, visando a garantir a permanência dos profissionais. Uma política de remuneração bem elaborada considera os valores salariais considerados atraentes para a média do mercado e benefícios sociais, que façam sentido para os colaboradores da empresa.

Há várias formas de instituir um processo de remuneração para a equipe. Além da definição do salário a partir de uma análise de média de mercado, pode-se estabelecer uma remuneração variável a partir da produtividade e do alcance de metas e resultados.

Retenção de talentos

Uma boa política salarial fortalece o comprometimento e o engajamento de talentos, além de atrair profissionais para atuar na empresa. A partir da descrição de cargos e salários e possíveis bonificações, há também uma valorização do profissional, da comunicação e da transparência dentro empresa;

Clima organizacional

A política de remuneração contribuiu para uma melhoria do clima organizacional. A partir do momento que a empresa define e comunica sua política salarial, os colaboradores sentem-se mais prestigiados e motivados por conta do reconhecimento. O que pode, também, diminuir conflitos e disputas internas.

Remuneração mais justa a todos os colaboradores

Uma política de remuneração estabelece pontos e objetivos aplicáveis a todos os profissionais da empresa, tendendo a ser mais justa com todos. E aqui também estamos falando de equiparação salarial. 

Significa que a política de remuneração permite que haja correta equiparação salarial entre funcionários que executam as mesmas tarefas, com mesmo perfil técnico e tempo de empresa. 

Revisão dos valores

A empresa necessita estar atenta ao valor da remuneração praticada no mercado, observando seus concorrentes. Isso evita que os salários fiquem defasados e indica o que precisa ser reajustado na política. 

O que tem relação com o vínculo profissional. Mesmo que o salário não seja o único fator motivador, a política de remuneração contribui para estabelecer um vínculo mais forte entre profissional e empresa. A rotatividade também diminui quando há uma política clara e transparente. A consequência é a diminuição de custos e despesas de novas contratações.

Como fazer uma política de remuneração na sua empresa?

A política de remuneração deve considerar alguns aspectos, como: 

1. Defina perfil e analise os cargos 

Importante descrever as atribuições e perfis de cada cargo na empresa e classificá-los criando categorias. Por exemplo, auxiliar, assistente, analista, supervisor e gerente. Para uma política justa de remuneração, analise os cargos e suas responsabilidades para compreender quais áreas e funções são mais estratégicas, criando uma proporção adequada dos valores de acordo com os cargos. 

2. Analise o mercado 

É fundamental pesquisar os valores salariais praticados por empresas do mesmo setor de atuação. Isso mostra que a empresa está de acordo com o padrão do mercado. É sempre bom considerar que, mesmo o mercado apontando um determinado valor, nem sempre essa deve ser a sua base. Considere também a retenção e motivação dos profissionais na hora de definir valores salariais.

3. Avalie o orçamento 

Fique atento ao capital disponível para conseguir quitar suas obrigações salariais. O cuidado aqui é avaliar detalhadamente se os valores financeiros são condizentes com a capacidade da empresa em honrar esses compromissos.

4. Elabore uma política clara e transparente

Descreva princípios e diretrizes da política, assim como a justificativa para determinação de valores por cargo. Não se esqueça de colocar nomenclaturas de cargos e salários. Também precisam estar claros os pré-requisitos para promoções e benefícios, como plano de saúde e vale refeição.

Também não pode faltar no seu documento um detalhamento de quando e como um aumento salarial pode acontecer (por mérito ou maturidade). Importante deixar claro como serão as mudanças e aprovações, bem como, avaliações de desempenho.

Uma política de remuneração é fundamental para uma empresa, seja grande, micro ou pequena empresa. Os resultados são muito positivos para o ambiente interno da empresa, bem como para a produtividade dos colaboradores. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! 

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?