Apesar de exigir cuidados, explorar o mercado internacional pode garantir ganho extra e acesso a tecnologias de ponta.

Quando você inicia um negócio, seja ele de produtos ou serviços, o mais comum é focar os públicos mais próximos. Mas, conforme o negócio prospera, a tendência é vislumbrar oportunidades que nem sempre cabem nas fronteiras nacionais.
A tecnologia e a simplificação dos processos de comércio internacional hoje colocam a exportação e a importação ao alcance de negócios de qualquer porte. E, com a internacionalização, além de acesso a novos mercados em moeda forte, você fica mais próximo de profissionais qualificados e tecnologias de ponta que, com frequência, estão do outro lado do planeta. Isso sem falar das vantagens fiscais e das linhas de crédito a juros baixos oferecidas pelo Poder Público para quem exporta e, por isso, colabora com nosso balanço de pagamentos.
Assim, uma startup do interior de São Paulo, por exemplo, produz o game que faz o maior sucesso no Vietnã e no Paquistão atualmente. E um site de jogos eletrônicos com sede na Estônia, no Leste Europeu, emprega cerca de 60 brasileiros que fazem o atendimento de seus clientes em nosso país. Além disso, a pandemia do coronavírus vem demonstrando, nos últimos três anos, que grandes negócios podem prosperar totalmente on-line, com colaboradores trabalhando a 10 ou a 15 mil quilômetros de distância.
Por onde começar?
O primeiro passo é superar uma barreira psicológica, abandonando a ideia de que se relacionar com o mercado externo e de que importar e exportar são atividades restritas a grandes empresas. Se você tem uma microempresa de design, por que não oferecer seu serviço em outros países? Se sua empresa é focada em artesanato ou se é uma pequena fábrica de acessórios de moda, por exemplo, por que não oferecer para além das fronteiras nacionais? E, ainda, se o seu pequeno negócio for de cosméticos, por que não procurar novidades no mercado internacional?
Superada essa barreira, o passo seguinte é conhecer em detalhes as regras do comércio internacional. O Sebrae coloca à sua disposição um amplo material que vai facilitar muito esse trabalho.
Você também vai encontrar todo o apoio necessário na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex). A Apex vai lhe dar todas as informações necessárias sobre feiras e outros eventos internacionais, realizados com apoio do Governo Federal, nos quais você pode expor seus produtos e serviços.
A participação nesses eventos tem outra vantagem de grande importância: eles atraem investidores internacionais. Ao colocar seu negócio no fluxo do comércio internacional, por que não pensar em buscar investidores que permitam à sua empresa mudar de patamar econômico? Foi assim, por exemplo, que empresas brasileiras dos ramos de comércio eletrônico, transporte urbano e serviços financeiros se transformaram, nos últimos anos, em unicórnios, ou seja, ultrapassaram a fronteira de US$ 1 bilhão em faturamento.
O importante é estar preparado para faturar além-mar e saber que o Sebrae te apoia nessa jornada!
No DataSebrae, você encontra as informações de que precisa para promover os negócios internacionais entre pequenos empreendedores.
Faça o curso on-line Exportar: sua empresa também pode, conheça o passo a passo para fazer a exportação de produtos ou serviços e construa seu próprio plano de internacionalização.
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