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Mon Feb 21 11:08:43 BRT 2022
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Quer fazer o seu negócio evoluir? Invista nas pessoas

Não basta produtos ou serviços excelentes e alta qualidade empresarial - se os funcionários e colaboradores não estiverem engajados, há um grande risco.

· 06/12/2013 · Atualizado em 05/01/2022

A parte central de uma empresa são as pessoas, ou seja, os funcionários. Uma empresa pode ter o domínio da tecnologia, dos preços, a exclusividade de determinadas linhas e pode colocar tudo a perder com pessoas inadequadas ou, por outro lado, pode assumir a liderança no seu segmento com a equipe ajustada e motivada.

Antes de falar de pessoas, você precisa oferecer a elas uma causa. A causa é maior do que a missão da empresa, é uma razão para o seu funcionário estar ali e trabalhar oito ou 10 horas por dia satisfeito e confiando na sua organização. A causa depende das atitudes do dono, participação dos funcionários nas decisões e estratégias da empresa e, fundamentalmente, nos lucros.

Ela pode ser traduzida da seguinte forma: “Eu tenho este objetivo que compartilho com vocês. Se formos juntos e ganharmos, vocês terão parte destes ganhos”.

Não se trata de vestir a camisa, mas de vestir as ideias e acreditar nelas genuinamente. É uma convocação que depende da sua própria crença como empresário para motivar sua equipe. Isso é algo já usado por alguns estadistas e que, agora, é importado para o campo empresarial.

Para que sua equipe alcance o melhor resultado você precisa atentar para a alguns pontos:

  • Ouça com atenção seus funcionários;
  • Pratique a empatia sem paternalismo;
  • Seja transparente;
  • Envolva-os nas decisões e nos resultados;
  • Cumpra suas promessas;
  • Trabalhe sempre profissionalmente;
  • Desestimule fofocas;
  • Tente não ter nem manifestar preferências; se o funcionário é muito bom, promova-o;
  • Treine sua equipe por meio de um plano de necessidades e não por oportunidades;
  • Reserve alguns minutos do seu tempo para conversar reservadamente com cada funcionário. Dê e receba retornos sobre seu trabalho e os processos da empresa.

Faça isso de forma sistemática, pois funciona como alívio de pressões, assim como também abre espaços para o diálogo com a equipe.

A equipe de vendedores deve funcionar como uma orquestra. Se alguém desafinar, coloca em risco todo o concerto. É importante que você procure enfatizar o trabalho do grupo e as relações saudáveis entre seus componentes.

É preciso que os funcionários percebam a força do grupo e a segurança de trabalhar com os colegas. Essas relações de interdependência traduzem um clima saudável facilmente percebido pela clientela.

As equipes são formadas por pessoas. São elas que estarão em contato com o cliente. Assim, é importante que você procure selecionar as melhores do mercado dentro do ramo que você trabalha. Bons funcionários fazem a diferença na linha de frente. Pesquisas realizadas no ramo do varejo indicam que funcionários adequados, treinados e motivados podem alcançar vendas diárias 20% superiores às médias, dependendo dos produtos.

É muito importante que sua equipe de atendimento seja adequada ao seu público-alvo. Em uma loja para jovens senhoras, não cabem atendentes jovens com roupas de ginástica, mais adequadas a uma academia.

Em uma época em que a tecnologia pode ser comprada ou copiada, em que preço e qualidade são pontos de partida, o que vai diferenciar o seu negócio são as pessoas.

Pense que, em última análise, quem estará à frente do seu cliente representando seu investimento são pessoas e, portanto, você deve cuidar para que elas sejam a sua extensão, preservando sua personalidade e vocações.


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