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Thu Dec 06 14:09:54 BRST 2018
Finanças | INADIMPLÊNCIA
Regras de ouro para reduzir a inadimplência no comércio

Algumas medidas simples podem evitar que empresário saia no prejuízo na hora do pagamento e comprometa as finanças pessoais e da empresa.

· 02/12/2013 · Atualizado em 24/08/2018
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Algumas regras ajudam a controlar a inadimplência em relação ao negócio. Conheça as principais:

  • Exigir a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF) na compra à vista ou parcelada. Confirmando a assinatura que consta dos mesmos;
  • Solicitar comprovante de residência e renda;
  • Efetuar a confirmação de dados do cliente por telefone;
  • Consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), à Serasa, ao tele cheque, entre outros;
  • Quando se tratar de cliente antigo, sempre atualizar os dados cadastrais, mantendo a confirmação por telefone;
  • Trabalhar com cartões de crédito e de débito, pois as taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela garantia de recebimento dos valores.
  • As contas bancárias recém-abertas apresentam alto índice de inadimplência. Por lei, o comerciante somente poderá recusar-se a receber pagamentos por meio de cheques ou fazer qualquer outra restrição se fixar cartaz visível, com as informações ao cliente;
  • Para que os falsários de cheques falsos não tenham acesso a cadastros comerciais, o empresário pode manter os dados pessoais dos consumidores em cadastro próprio e não no verso do cheque. Uma boa alternativa é a implantação de um sistema de cartão próprio, que também é uma das formas de adquirir a fidelidade do cliente dando-lhe crédito, o que pode alavancar as vendas.

 

Saiba mais

Conheça o manual que ajuda o empresário a criar um plano de cadastro, crédito e cobrança de maneira segura, evitando inadimplências e fidelizando clientes.

Procedimentos de cobrança para evitar a inadimplência.

Se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos Canais de Atendimento.

 

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