this is an h1

this is an h2

Fri Aug 18 12:36:27 BRT 2023
Finanças | EMPRÉSTIMO
Saiba como renegociar o pagamento de empréstimos

A renegociação é uma opção viável, que pode substituir o empréstimo anterior por outro com melhores condições de pagamento. Entenda

· 22/04/2014 · Atualizado em 18/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar
Renegociação

Quando se fala em dívida e necessidade de financiamento é preciso agir com cautela. As decisões tomadas podem levar ao equilíbrio financeiro da empresa ou podem provocar efeito contrário, prejuízos e endividamento, colocando em risco a própria sobrevivência do negócio. 

 Quando a alternativa é a renegociação

Nós sabemos que um financiamento específico para o pagamento de dívidas não existe. O que pode acontecer é a possibilidade de renegociação em caso de dificuldades no pagamento das parcelas.

Nesse caso, a operação tem caráter negocial, com o propósito de mudar o perfil da dívida e de ajustar o cronograma de prestações dos empréstimos de curto prazo, bem como de longo prazo, ao fluxo de caixa da empresa.

Em muitos casos, a substituição do empréstimo anterior por outro com melhores condições de pagamento (juros, prazo e montante) pode ser a alternativa que a empresa precisa. Também por meio da própria linha de financiamento original, com prazos de pagamento e carência mais dilatados e, consequentemente, com valores de prestação mais reduzidos.

  Cautela é a palavra de ordem!

Essas operações devem ser estudadas caso a caso. Quando a empresa estiver com o nome registrado nos cadastros de restrição ao crédito é necessário, primeiro, retirar o nome das entidades de controle cadastral do crédito (como Serasa, SPC e Cadin) e só depois partir para um empréstimo.

Se existir a necessidade de novo empréstimo sem ter terminado o pagamento do financiamento anterior, é preciso que a empresa tenha limite de crédito disponível para isso e que a nova proposta projete uma capacidade de pagamento que suporte a prestação do financiamento existente e a do novo financiamento.

Mas é preciso ficar atento porque, em alguns casos, é necessário quitar antecipadamente o saldo devedor anterior por meio de recursos próprios.

FAVORITAR
Botão favoritar
Saiba mais

Conheça o conteúdo da página Virando o Jogo, onde você encontrará dicas valiosas sobre renegociação de dívidas. Além disso, acesse também os cursos online do Sebrae, que oferecem capacitação para você gerenciar suas finanças e obter o melhor resultado para o seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?