Smartphones e tablets podem ser aliados no gerenciamento das rotinas rurais, ajudando o empreendedor nas diversas etapas da produção.

A imagem do campo como um local de técnicas rudimentares ficou no passado. Cada vez mais, a tecnologia faz parte do dia a dia dos empreendimentos rurais, auxiliando na realização das tarefas e possibilitando maior economia e uso racional dos recursos.
Agora, além dos grandes maquinários, como tratores, colheitadeiras e equipamentos para ordenha mecanizada, os produtores rurais podem beneficiar-se da tecnologia móvel para auxiliá-los nas rotinas produtivas, utilizando aplicativos voltados especificamente para as demandas dos empreendimentos rurais.
Aplicativos, ou simplesmente apps, são softwares desenvolvidos para dispositivos móveis como smartphones e tablets, destinados às mais diversas funções.
Os apps podem auxiliar o produtor rural em diversas áreas, desde a gestão das rotinas produtivas até a descoberta de pragas na lavoura.
A tendência é que os aplicativos sejam, cada vez mais, utilizados nos empreendimentos rurais, principalmente por ser uma tecnologia sem grande custo de obtenção e de manutenção.
Além disso, com o crescimento do uso, os apps serão aperfeiçoados e diversificados, atendendo às diversas demandas de gestão e planejamento dos negócios rurais.
Confira a seguir alguns dos principais usos dos aplicativos:
- Monitorar animais;
- Gerenciar rebanhos;
- Avaliar a produção individual de cada animal;
- Avaliar a qualidade do leite;
- Identificar pragas na lavoura;
- Monitorar as mudanças climáticas;
- Controlar a vacinação;
- Gerenciar a aplicação de adubos ou pesticidas;
- Gerenciar custos e lucros.
Para ter acesso aos aplicativos, o produtor rural precisa adquirir um smartphone ou tablet compatível com as especificidades dos aplicativos que serão utilizados. A maioria dos aparelhos disponíveis no mercado já atende a esse quesito.
O acesso à internet é outro item fundamental, seja por meio do pacote de dados oferecido pela operadora de celular ou por rede wi-fi (internet sem fio), para a qual será necessária a instalação de um ponto de distribuição da internet.
Alguns apps funcionam off-line, mas a maioria necessita da rede, seja para funcionamento ou para baixar atualizações.
Há aplicativos que são gratuitos. Outros, mais específicos, são pagos, mas a maioria deles com investimento baixo, o que compensa a aquisição.
Para criadores de bovinos, um app que pode ser bastante útil é o BovControl (selecionar versão em português), que permite o monitoramento do rebanho, com acompanhamento do volume de leite produzido pelo animal até a média de engorda do rebanho. O aplicativo é gratuito, e algumas funções podem ser realizadas off-line.
O aplicativo Agritempo, produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresenta informações meteorológicas de diversos municípios e estados brasileiros. Fornece também dados que orientam o produtor sobre o zoneamento agrícola. O app é gratuito.
O app Soja Brasil oferece ao produtor informações atualizadas sobre a safra da oleaginosa. Além disso, apresenta notícias de interesse do produtor, cotação do grão no mercado e previsão do tempo para todos os municípios brasileiros. Disponível apenas na Apple Store.
Confira mais seis aplicativos úteis para o produtor rural. Clique aqui.
Foi um prazer te ajudar :)