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Mon Oct 03 18:02:44 BRT 2022
Pessoas | LIDERANÇA
Saiba como tornar-se um líder

Empresas, mesmo as pequenas, precisam de gente que dê diretrizes e seja respeitada, não temida, pelos seus colaboradores.

· 08/09/2022 · Atualizado em 03/10/2022
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Sabe-se que, como afirmou Simone de Beauvoir, não se nasce mulher, torna-se mulher. O mesmo se aplica à liderança: um líder, seja ele um pequeno ou grande empreendedor, não nasce pronto - e acreditar na liderança inata pode ser desastroso.

Mas o que é ser um líder? Jim Rohn, um famoso palestrante norte-americano, sugeriu que um líder deve ser forte sem ser rude; gentil sem ser fraco; ousado sem intimidar; atencioso sem ser preguiçoso; humilde sem ser tímido; orgulhoso sem ser arrogante; e ter humor sem ser louco.

Por isso, o líder é reconhecido justamente por liderar, não por impor suas decisões. É a velha história da diferença entre ser chefe e ser líder.

Um verdadeiro líder faz com que as pessoas o sigam voluntariamente, sem precisar ostentar nenhum cargo ou título. E eles fundamentalmente ajudam a aumentar a autoestima de seu pessoal: “Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que elas podem realizar”, disse Sam Walton, fundador da Walmart.

Então, como a liderança não está no DNA de ninguém, é possível construir um comportamento de líder, aperfeiçoando-o ao longo da vida.  

Veja, abaixo, algumas dicas para você aprender a liderar:

  • Desenvolva a sua comunicação: aprenda a se comunicar de maneira assertiva, simples e direta. Muita gente confunde um líder eficiente com uma pessoa que fala muito. O verdadeiro líder, porém, é aquele que sabe ouvir e medir suas palavras. O pior tipo, por sua vez, fala sem parar, obrigando as pessoas a ouvi-lo.
  • Aprenda a ser empático: a maior diferença entre um líder e um chefe é que aquele sabe que está lidando com pessoas, enquanto este vê tudo e todos como peças de uma grande engrenagem. Um líder, então, precisa conhecer as pessoas que estão com ele, bem como suas dúvidas, seus pontos fortes, suas fraquezas e seus limites. Assim, empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e de entender o mundo de acordo com essa outra perspectiva, que, necessariamente, é diferente da sua.
  • Tome decisões: você deve tomar decisões, sempre. Elas não precisam ser rápidas nem corretas, mas precisam ser tomadas. Diga “sim” e “não” com a mesma facilidade, sem hesitar. Às vezes, o melhor jeito é o seu jeito; às vezes, o melhor jeito é de outro jeito. De qualquer forma, escute, converse e discuta, mas lembre-se de que uma decisão precisa ser tomada.
  • Mantenha-se antenado e informado sobre a evolução do seu ramo de atividades: é evidente que a principal preocupação do empreendedor deve ser o seu próprio negócio, mas ficar atento às novidades do mercado e aos movimentos da concorrência constitui um ponto fundamental para tomar decisões mais acertadas. Procure também incentivar seus colaboradores a opinar e a dar sugestões sobre o seu negócio. Um dos maiores pecados do empreendedor, independentemente da sua área de atuação, é acomodar-se, ou seja, tocar um negócio sem prestar atenção às mudanças necessárias. 
  • Saiba reconhecer um erro para poder corrigi-lo: um verdadeiro líder não é aquele que não erra nunca, mas aquele que demonstra segurança para “dar a volta por cima” e refazer o seu caminho. Dessa forma, seus colaboradores se sentirão mais confiantes e seguros, pois saberão que estão lidando com uma pessoa de carne e osso, não com uma máquina fria. Todo mundo se lembra daquela frase célebre do filme do boxeador: “Não é sobre não ser derrubado, e sim sobre o quão rápido você consegue se levantar”. Admitir seus erros e fazer melhor não o torna um líder fraco, torna-o um líder humano. 

Três momentos

Liderança não é um conjunto de atributos ou checklists de comportamentos. Os líderes nascem e crescem na prática e no dia a dia, por isso trata-se de um processo no qual o gestor deve aprender a dominar a própria gestão, a gestão dos outros e a gestão da empresa.

O primeiro aspecto diz respeito a desenvolver bons hábitos, a aprender a ter foco, principalmente no momento presente, e a saber equilibrar trabalho e lazer para evitar um estresse desnecessário.

Em segundo lugar, o líder deve ser muitas vezes quase “invisível”, criando condições para que as equipes estejam sempre motivadas e façam o seu trabalho da melhor forma possível.

Finalmente, em relação ao próprio negócio, o líder deve ter uma postura profissional, implementando formas de trabalho que reduzam o desperdício de tempo, construindo uma boa experiência no local de trabalho e aceitando as facilidades do mundo digital.

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