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Saiba o que fazer para ter um engajamento de sucesso no Instagram

Aproveite os Insights do Instagram e os diversos recursos para criar conexão e engajar a sua audiência.

· 22/06/2022 · Atualizado em 04/07/2022
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Para criar e manter proximidade com o seu público, nada melhor que o engajamento no Instagram. O engajamento mede como seu público interage com as suas publicações e perfil, é uma métrica que considera curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações, aumento no número de seguidores, posts salvos etc.

Desde 2016, o Instagram utiliza algoritmos para mostrar os posts de acordo com sua relevância, que, por sua vez, é medida conforme as interações com as publicações. Assim, quanto mais engajamento, mais a sua publicação é considerada relevante e passa a ser mostrada para um número maior de usuários.

Além disso, medindo o seu engajamento, você consegue verificar se o seu conteúdo é atrativo e se tem relevância para sua audiência. Assim, você pode adequar ou priorizar determinado tema que seja do interesse dos seus seguidores. 

Um dos pontos fundamentais para se ter um bom engajamento é conhecer o seu público e saber quais são os seus interesses. Com isso, você consegue fazer um planejamento dos seus posts para entregar um conteúdo de qualidade e que gere engajamento.

Insights

Mas como fazer para medir o engajamento do seu Instagram? A plataforma apresenta essa métrica nos Insights, um recurso que você pode acessar pelo seu perfil comercial ou de criador de conteúdo. 

Os Insights trazem análises sobre as ações, conteúdos compartilhados e o público do seu perfil. A ferramenta também verifica o desempenho dos últimos stories. Veja as métricas que você pode acompanhar no Insights:

  • Atividade: mostra o número total de interações da semana e gráficos com a quantidade total por dia.
  • Visitas: quantos perfis acessaram sua conta.
  • Cliques no site: traz quantas pessoas clicaram no link da sua biografia.
  • Descobertas: apresenta o alcance do seu perfil ou quantas pessoas novas chegaram na última semana.
  • Impressões: indicam o número total de acessos.

Dicas para melhorar o seu engajamento

Você já deve ter percebido que não basta publicar conteúdos aleatoriamente. É preciso criar uma conexão com o seu público. Por isso, trouxemos algumas dicas para você melhorar o seu engajamento no Instagram:

  • Insira perguntas em suas legendas

As legendas precisam atrair a atenção do seguidor e complementar a informação da foto ou vídeo. No final, você pode incluir perguntas para que os seus seguidores respondam nos comentários e interajam mais com a publicação. 

  • Responda aos seus seguidores

É muito importante que você responda aos comentários e os directs do seu público. Isso cria conexão e um espírito de comunidade. Quando a pessoa ou a marca não responde, ela passa a imagem de distanciamento. Lembre-se de que a interação com os seus seguidores é tão importante quanto o seu conteúdo.

  • Estimule interações no Stories 

Stories são mais vistos que posts, na maioria das vezes. É uma ferramenta estratégica para gerar engajamento. Aproveite recursos como enquetes, caixinhas de perguntas e termômetro para estimular a interação dos seus seguidores. 

  • Faça um post colaborativo

O post colaborativo ou Collab é um recurso do Instagram em que você pode convidar outras pessoas para participar. As publicações ficam visíveis em todos os perfis e podem ir tanto para o Feed quanto para o Reels.  

  • Use os diferentes tipos de conteúdos

Você tem várias opções de formatos no Instagram: carrossel, Reels, IGTV. Não fique restrito aos posts. Os vídeos costumam ter engajamento porque se conectam com a audiência e permitem uma interação maior.

  • Use hashtags nos posts

As hashtags atraem usuários para os seus posts, mas precisam ser usadas de forma estratégica. Escolha as hashtags relacionadas ao seu negócio e à sua publicação. 

  • Interaja 

Interagir com o conteúdo de outras pessoas, principalmente dos seus clientes e marcas parceiras, mostra conexão. Aproveite os reposts de publicações dos seus clientes com seus produtos, por exemplo. Você pode repostar e acrescentar uma mensagem de agradecimento pela confiança. Além de gerar engajamento com o seu cliente, outros usuários podem ver a publicação e aumentar o seu alcance. 

  • Mantenha a frequência e pesquise os melhores horários

Manter a constância nas publicações é essencial para que o algoritmo entenda que você está ativo e presente na rede social. E lembre-se de que a visualização dos seus posts depende do engajamento. Então, pesquise os horários em que seu público está on-line para entregar o conteúdo nessa hora. 

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Entenda como funciona o algoritmo do Instagram

Encontre novos clientes com o Instagram

Instagram para empresas: saiba como potencializar o seu negócio

E aproveite os cursos do SEBRAE:

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