Artigo / Mercado e Vendas
Uma comunicação eficaz e o uso inteligente das redes sociais fazem a diferença na hora de atrair a atenção das pessoas e impulsionar as vendas do seu negócio. Mas não basta simplesmente replicar táticas de venda ou publicar para preencher espaço. Os consumidores são atraídos por aquilo que veem e pela experiência humana compartilhada. Por isso, além de uma boa apresentação visual, é importante criar conteúdos que realmente despertem interesse e confiança, mostrando o valor do seu produto ou serviço.
Veja algumas dicas:
O segredo está em variar os tipos de postagem, mesclando vendas diretas com bastidores do negócio, dicas, interação e depoimentos. Isso cria uma presença online mais forte e autêntica. Hoje sabemos também que os conteúdos visuais — como GIFs, memes, fotografias e vídeos — são os que geram mais engajamento nas redes, portanto vale a pena sempre incluir esses elementos e combiná-los com o texto escrito.
Outro fato a se levar em conta é a constância das publicações. O algoritmo das redes sociais valoriza a frequência, a consistência e o engajamento. Logo, postar com regularidade e estimular a interação do público aumenta a chance de aparecer para mais pessoas. Se publicar todos os dias está longe das suas possibilidades, comece com uma meta de três vezes por semana.
Lembrando que você não precisa estar presente em todas as redes, mas se concentrar nas plataformas que fazem mais sentido para o seu negócio: enquanto o Facebook é uma boa opção para alcançar um público amplo, o TikTok é mais eficiente para um perfil mais jovem de clientes; Instagram e Pinterest funcionam bem para a divulgação de trabalhos visuais; já o YouTube pode ser interessante para quem dá aulas ou oferece serviços técnicos.
Confira a seguir 15 ideias de posts para divulgar o seu negócio de forma leve e criativa.
1. Antes e depois
Em fotos ou vídeo, o “antes e depois” é uma forma eficiente de mostrar a transformação que seu produto ou serviço oferece. E serve para diferentes áreas, como serviços estéticos, reformas, limpeza, consultoria de organização e até alimentos – colocando lado a lado os ingredientes e o resultado final.
2. Bastidores
Revelar os processos, desafios e paixões por trás do seu negócio é uma estratégia poderosa para aproximar os clientes, gerando conexão e credibilidade. Como é o seu dia a dia como empreendedor? Como você seleciona seus materiais? De que forma organiza o espaço? Leve seus seguidores para dentro da produção por meio de fotos ou vídeos curtos.
3. Depoimentos
Relatos positivos de clientes que não possuem um vínculo publicitário com a empresa, conhecidos no marketing como provas sociais, dão mais credibilidade ao seu produto ou serviço e contribuem para atrair novos clientes. Peça um retorno sobre a experiência com a sua marca e compartilhe frases, áudios, vídeos ou mensagens de agradecimento. E sempre que algum cliente satisfeito marcar o seu perfil, reposte.
4. Promoções-relâmpago
Ofertas por tempo limitado funcionam bem para liquidar estoques, impulsionar as vendas de um determinado produto ou simplesmente gerar um pico de interesse. Defina um período e faça uma chamada direta oferecendo o desconto – “frete grátis para compras acima de R$150 nas próximas 24h”. Mas atenção: use esse recurso com moderação, pois o excesso de promoções pode desvalorizar seu produto ou serviço.
5. Ofertas exclusivas
Criar cupons ou condições especiais para quem acompanha o seu perfil não só ajuda a atrair mais seguidores, mas também recompensa a lealdade da comunidade que você já formou. Pode ser um benefício simples, como usar um código na hora da compra para obter desconto ou mostrar o post na loja física e ganhar um mimo.
6. Perguntas e respostas
Interaja com seu público utilizando ferramentas como a Caixa de Perguntas nos Stories do Instagram. Essa pode ser uma boa oportunidade para responder dúvidas sobre o seu serviço, como formas de pagamento, prazo de entrega e política de troca, ou compartilhar curiosidades sobre a sua área de atuação. Você pode criar um destaque, deixando as respostas disponíveis para outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas.
7. Salve esse post!
Incentivar o hábito de salvar posts aumenta o alcance e mantém o conteúdo circulando. Para isso, claro, é preciso fazer posts que sejam úteis para os seus seguidores e que possam ser consultados depois: um checklist, uma lista de aplicativos, um passo a passo, uma receita, um tutorial ou um glossário sobre o universo do seu negócio são algumas possibilidades.
8. Na prática
Ver um produto sendo usado, aplicado ou consumido, de preferência em um contexto real, dá uma noção muito melhor do que ler uma descrição ou ver uma foto dele sozinho. Divulgue vídeos do seu produto ou serviço solucionando um problema ou apenas sendo desfrutado – por exemplo, um cliente vestindo uma peça de roupa, um corte de cabelo ou um aluno tocando seu instrumento.
9. Você
Compartilhar curiosidades e conhecimento sobre o seu nicho de mercado ajuda a posicionar a sua empresa como uma referência na área, além de valorizar o seu trabalho. Uma artesã que faz bijuterias pode apresentar suas técnicas e as características das pedras que utiliza. Já um jardineiro pode dar dicas sazonais de cuidado com as plantas e compartilhar fatos interessantes sobre botânica.
10. Datas comemorativas
Aproveitar datas comemorativas para fazer ações especiais ou posts temáticos é uma ótima forma de se manter relevante, aumentar engajamento e criar conexão emocional com o público. Pesquise quais datas movimentam o mercado e podem ser ótimas oportunidades para vender e atrair mais clientes.
11. Enquetes e votações
As ferramentas interativas são excelentes para movimentar o perfil da sua empresa, criar um senso de comunidade e obter informações relevantes sobre os seus seguidores. Use-as de forma criativa: “Qual estampa você prefere?”, “Qual sabor devo lançar na próxima semana?”. Além de engajar, isso ainda gera ideias de inovação para seus produtos ou serviços.
12. Fale sobre os benefícios
É comum focar nas características técnicas de um produto ou serviço, muitas vezes deixando de lado o que mais importa para o cliente: benefícios e soluções. Na hora de divulgar um produto, em vez de simplesmente descrevê-lo, experimente contar o que ele resolve e como facilita a vida do consumidor: “Com essa consultoria, você economiza tempo e evita erros”; “Recupere a sua autoestima com esse creme que hidrata profundamente, deixando a pele com uma aparência mais saudável”.
13. Antes de enviar um pedido
Se a sua empresa realiza entregas, mostre o capricho no envio: embalagem bonita, bilhete escrito à mão, cuidado nos detalhes. Tudo que reforça o valor do seu negócio, mostrando que a atenção vai além do produto em si, pode e deve ser divulgado nas redes.
14. Quem sou eu?
As mídias sociais foram criadas para conectar pessoas. Para ter um bom posicionamento, é importante mostrar o lado humano do seu negócio, ou seja, o indivíduo por trás da marca. Apresente-se aos seus seguidores, conte a história da sua empresa e como ela se relaciona com a sua trajetória pessoal.
15. O que (também) fazemos
Será que os seus seguidores conhecem todos os serviços e produtos que a sua empresa oferece? Se você faz bolos e tem um sabor ou formato especial para cafés da manhã, seus clientes precisam saber disso. Talvez você venda um kit com determinados produtos ou ofereça um serviço exclusivo para empresas. Mantenha seu público informado.
Calendário de postagem
Vamos ver um exemplo de como organizar as publicações de um negócio ao longo da semana. Aqui, estamos considerando um exemplo de uma empresa do ramo da moda, com um perfil no Instagram.
Dia da Semana
Tipo de Conteúdo
Texto
Formato
Segunda
Dica de estilo / moda consciente
“3 jeitos de usar a mesma peça em looks diferentes”
Carrossel ou vídeo curto
Terça
Bastidores
“Vem ver como escolho as peças da coleção nova!”
Story com vídeo e enquete
Quarta
Depoimento de cliente
“A Ana arrasou com nosso vestido listrado! Veja como ela usou”
Post de imagem com legenda
Quinta
Produto em destaque
“Peça-desejo da semana: saia midi floral. Corre que tem poucas unidades!”
Post de vitrine com imagem do produto
Sexta
Dica de cuidados com peças
“Quer conservar sua roupa por mais tempo? Lave assim”
Imagem com dica simples no texto
Sábado
Look do dia / Inspiração
“Look comfy & chic pro sábado”
Foto sua ou de cliente
Domingo
Post pessoal/ bastidores
“Domingo é dia de café, descanso e pensar nos próximos looks”
Imagem ou story com legenda
Aproveite e veja as recomendações do Sebrae sobre como criar um calendário de publicações.
Baixe o Guia Prático do MEI com 7 passos para vender no WhatsApp e Instagram.
Maio, 2025