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Mercado e Vendas | PESQUISA DE MERCADO
Segmentação de mercado e seleção do seu público-alvo

Veja como mapear o mercado consumidor, segmentar o público-alvo, os concorrentes e os fornecedores, dimensionando o potencial do negócio.

· 07/01/2014 · Atualizado em 02/08/2022
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Segmentação de mercado é uma prática que visa a dividir o mercado, isto é, separar os potenciais consumidores em diferentes grupos de acordo com algumas variáveis, que podem considerar hábitos de consumo, fatores demográficos, geográficos e outros, conforme as características do seu negócio. 

A segmentação de mercado parte do princípio que, ao pertencer a um mesmo grupo de pessoas, com características semelhantes, os potenciais clientes poderão dar respostas numa mesma linha de interesse aos produtos e serviços ofertados ao mercado. 

A importância da segmentação de mercado destaca-se pelo fato de que, com ela, a empresa tem mais possibilidade de analisar e identificar as diferentes necessidades e desejos dos grupos de compradores que compõem seu público de interesse.

Com essa análise, a empresa torna-se capaz de realizar ajustes e adaptações, seja na proposta de solução que é oferecida ao mercado, no preço, na forma de comunicação ou até mesmo promover ajustes nos canais de distribuição e entrega, com o objetivo de ampliar seu poder de penetração no mercado desejado e reduzir as possibilidades de insucesso.

Amplie sua visão do mercado

Para ter mais chance de alcançar a liderança do mercado, é preciso analisar, ainda, quem são seus compradores, sua posição em relação à concorrência e se você tem fornecedores parceiros, confiáveis e alinhados com o seu negócio. Por isso, é importante mapear com clareza três aspectos do mercado:

  • O mercado consumidor, do qual fazem parte os clientes que comprarão suas mercadorias ou utilizarão os serviços prestados por sua empresa. Para obter dados sobre o mercado consumidor, após fazer a segmentação, é necessário realizar pesquisas.  Não necessariamente pesquisas complexas e dispendiosas, mas crescer num mercado que você não conhece o potencial é mera tentativa de adivinhação, o que pode lhe custar muito caro. Podem estar aí as razões do sucesso ou fracasso.
  • O mercado concorrente, que produz e vende mercadorias ou presta serviços idênticos ou similares aos que o empreendedor pretende oferecer. Preste atenção em características como qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, porte dos concorrentes (pequenos, médios ou grandes), qualidade no atendimento, facilidade de acesso, forma de apresentação da mercadoria e outros pontos que você julgar importantes..
  • O mercado fornecedor, que oferece equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros itens que o empresário necessita. Informações sobre fornecedores podem ser encontradas em sites especializados, anuários setoriais e revistas especializadas. Porém, é de fundamental importância conhecer o porte e capacidade de fornecimento, preços, prazos e condições de pagamento e a disposição de ser verdadeiramente um parceiro de negócio. 

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