PESQUISA DE MERCADO

Segmentação e seleção de seu público

O empreendedor deve mapear o mercado consumidor, o concorrente e o fornecedor, definindo então o seu público-alvo prioritário.

Para desempenhar com sucesso seu novo papel, o empreendedor precisará de informações que o ajudem a mapear com clareza possível três vertentes do mercado:

  • O mercado consumidor, do qual fazem parte os clientes que comprarão suas mercadorias ou utilizarão os serviços prestados por sua empresa. Para obter dados sobre o mercado consumidor é necessário fazer pesquisas.
  • O mercado concorrente, que produz e vende mercadorias ou presta serviços idênticos ou similares aos que o empreendedor pretende oferecer. Preste atenção em características como qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, porte, qualidade no atendimento, facilidade de acesso, forma de apresentação da mercadoria.
  • O mercado fornecedor, que oferece equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros itens que o empresário necessita. Informações sobre fornecedores podem ser encontradas em listas telefônicas, anuários setoriais e revistas especializadas e, ainda, na Internet.

Segmentação de mercado e identificação do público alvo

Significa dividir o mercado em grupos de compradores potenciais que têm necessidades, desejos, percepções de valor ou comportamentos de compra semelhantes.

A segmentação pode ser feita de duas formas:

  • De acordo com características dos consumidores: demográfica geográfica (bairro, cidade, região) e psicográfica (atividade, interesse e opinião).
  • Pela relação dos consumidores com o produto: por benefícios e pela lealdade de marca.