Como em qualquer carreira, o ilusionista precisa conhecer o seu mercado, fazer boas escolhas e trabalhar com seriedade e propósito.

Além de levar alegria às festinhas infantis e de entreter pessoas de todas as idades com truques surpreendentes, um bom mágico tem diversas oportunidades de ser um profissional requisitado e bem-sucedido. Ele pode, por exemplo, criar pocket shows para eventos, desenvolver espetáculos tradicionais em teatros, fabricar e vender gadgets e muito mais.
O ilusionismo é a arte performática que tem como objetivo entreter o público e dar a ilusão de que algo impossível ou sobrenatural aconteceu.
O mercado do ilusionismo, assim como as demais áreas de entretenimento e arte performática, exige investimento em networking, divulgação do próprio trabalho, conhecimento aprofundado do mercado e muita criatividade.
1. Como ser um mágico de sucesso?
- Para convencer o público das suas habilidades em prestidigitação, como são chamados os truques de mágica, o profissional tem que treinar muito - não apenas a ilusão de subverter as leis da física ou da lógica, mas também os métodos para desviar a atenção da plateia.
- Ainda é possível atuar exatamente da maneira contrária, focando o bom humor, que é uma estratégia certeira. Profissionais que sabem se fazer de tolos e arrancar risadas da audiência sempre terão presença cativa em festas e eventos.
- Desvendar os truques de ilusionismo é outra vertente que desperta admiração e curiosidade. Quem tem boa desenvoltura na apresentação de mágicas pode pensar em inverter o caminho e desconstruí-las.
2. Carreira
Para construir uma carreira, o mágico deve escolher uma ou mais modalidades de apresentação:
- Palco: pode contar com assistentes, aparelhos e fundo musical.
- Ilusões: englobam números infalíveis que nunca saem de moda, como fazer levitar um voluntário da plateia, serrar um assistente ao meio etc.
- Salão: consiste em adivinhar a carta escolhida ou o número pensado, em realizar truques com cordas e objetos deslocados pela força da 'telepatia' etc.
- Festas infantis: não têm erro, pois as crianças vibram e participam enquanto os adultos se divertem - ou também participam.
Além dessas, existem muitas outras opções, basta seguir o que o talento e a imaginação permitirem.
3. Tecnologia
A tecnologia pode ser uma grande aliada dos números mágicos: luzes de LED, jogos de espelhos, alto-falantes, cortinas com abertura automática, escadas retráteis e os mais diversos aparatos podem transformar shows em experiências memoráveis.
4. Eventos
Festas de fim de ano de firmas, aniversários e comemorações em geral são uma excelente oportunidade para os serviços de um mágico. Vale a pena pesquisar o setor de atuação da empresa e oferecer um cardápio de truques montado sob medida.
- Uma boa dica é montar um show temático que também sirva como workshop, lições motivacionais para equipes ou uma aula de autoajuda para vendedores, se for essa a modalidade do evento.
- O mercado corporativo oferece diversas ocasiões de atuação: convenções de vendas, encontros, festivais de gastronomia, feiras de carros e motos etc.
- Como mestre de cerimônias, o mágico tem um amplo leque para oferecer os seus serviços. O importante é desenvolver uma boa ideia, formatar a apresentação e divulgar muito bem o trabalho. A indicação é a forma mais eficiente de conseguir uma agenda cheia.
5. Tendências
Pesquisar as tendências nos mercados interno e mundial é a chave para conquistar público e mídia e manter-se sempre atual e relevante.
- Participar de webinars, cursos, encontros e feiras de mágicas é essencial, bem como estar em contato com os colegas que atuam no mesmo setor.
- Fazer parte de uma associação de mágicos pode ser uma excelente maneira de ficar atualizado com as novidades da área.
- Como empreendedor, também é indispensável estar por dentro de tudo o que acontece nos mercados de forma geral. O Sebrae mantém conteúdos atualizados para empreendedores de todas as áreas.
6. Comercializar produtos de mágica
Nas indispensáveis pesquisas de meios e instrumentos que possam abrilhantar a sua performance, o mágico com mais habilidades manuais pode inventar artefatos. Nesse caminho, abrir uma loja de produtos especializados em produzir boas mágicas é um truque e tanto. O e-commerce para esse fim também pode ser explorado, e os próprios shows podem servir para a divulgação dos artigos.
7. Internet
A internet permite ministrar aulas, palestras e workshops para o mundo todo. Assim, quem gosta de brilhar no centro da festa e não tem vergonha do palco já tem meio caminho andado para se tornar um youtuber de sucesso.
8. Marketing digital
Nos mais diversos setores, a propaganda pessoal é uma das ferramentas de divulgação mais importantes. Por isso, aproveite o curso on-line e gratuito Marketing digital para o empreendedor do Sebrae, feito sob medida para que o profissional consiga chamar atenção sem ter que tirar um coelho da cartola - ou, se fizer esse truque, que isso lhe garanta a admiração do público.
9. O mágico pode ser MEI?
Sim. Essa é uma das atividades permitidas ao empreendedor individual. Saiba tudo sobre como se tornar um MEI.
Dicas finais para um mágico de sucesso:
1. Conheça o seu público
Ao preparar sua apresentação, o mágico deve pensar no seu público, uma vez que uma atração que encanta crianças, por exemplo, não necessariamente irá funcionar em uma palestra corporativa.
2. Utilize a mágica da persuasão
Convencer alguém de que algo impossível pode ser realizado é um dos objetivos dos ilusionistas. Mas como esse é um grande desafio e requer muita confiança, os mágicos estão constantemente tentando levar as pessoas a acreditarem em seus números e a embarcarem em ideias aparentemente “malucas”, como entrar em uma caixa que será serrada ao meio.
3. Use o mistério como um diferencial
Um dos principais elementos da mágica é o mistério, já que a ideia de não saber como um truque funciona é importante para tornar uma atração especial - um mágico, afinal, nunca revela seus segredos. Com isso em mente, crie sempre uma atmosfera misteriosa em suas apresentações.
4. Assuma riscos
Assumir riscos faz parte do trabalho dos mágicos, o que pode ser assustador em um primeiro momento. Porém, sem ousar, esse profissional terá poucas chances de se diferenciar.
5. O elemento surpresa
Ver uma pessoa levitando ou objetos desaparecendo causa um sentimento de “uau” no público. Surpreender a plateia é o sonho dos ilusionistas, então crie o seu número pensando nesses momentos.
Foi um prazer te ajudar :)