Tudo gira em torno de fatores como comportamento do consumidor, saúde, sustentabilidade e bem-estar. No setor de alimentos e bebidas, é uma receita de sucesso.

Entender as tendências antes de colocá-las em prática é um exercício que requer planejamento antes da ação. É natural que os empreendedores, ávidos por novidades, queiram de imediato ver as coisas funcionando, mas, sob o ponto de vista de mercado, é sempre bom estar atento às variáveis que possam afetar as inovações que serão implementadas. Nesse processo, é importante observar as características da região onde o seu negócio está inserido e o e comportamento dos consumidores, antes de colocar as novidades em prática, avalie se faz sentido e, gradualmente, no momento certo, vá adaptando a empresa e os produtos à nova realidade.
Em relação as tendencias para o setor de alimentos e bebidas, elas caminham nessa direção:
Saúde - o principal fator que vem direcionando o consumo, nos últimos anos, diz respeito à preocupação com a saúde. A partir desse elemento direcionador, novos produtos e questões como a saudabilidade, imunidade, clean e clear label, orgânicos e plant based, ganham força no mercado.
Ingredientes – o consumidor quer entender o que ele está consumindo, então, as informações nutricionais do produto e a descrição dos ingredientes no rótulo são itens que preocupam o consumidor e que são de grande interesse, uma vez que ele está cada vez mais atento ao que está ingerindo. Isso significa que a aceitação por produtos ultra processados e com sabores artificiais será cada vez menor.
Alimentos funcionais – destaque para os produtos voltados aos cuidados com a saúde e bem-estar, imunidade e longevidade, que podem ser no formato de bebidas e shots (pequenas doses) ou em barras, com ingredientes funcionais. Produtos sem adição de açúcar, conservantes, corantes artificiais, sem glúten, lactose e outros têm boa aceitação do consumidor e mercado garantido.
Farm to table - com a oferta de produtos mais frescos, sazonais e adaptados à cultura local, os consumidores passaram a valorizar ainda mais os pequenos produtores rurais e seus produtos. Com cadeias de fornecimento mais curtas e a conexão “do campo à mesa” nas cadeias produtivas e seus elos, geram desenvolvimento regional e valor adicionado local.
Diante desse cenário de tendências e inovação no setor de alimentos e bebidas, não podemos deixar de falar também de fatores como tecnologia e meio ambiente. São elementos importantes ligados ao consumo.
O uso de tecnologias adequadas permite que o empreendedor se conecte com o seu cliente e passe a entender melhor seus desejos e necessidades de consumo, contribuindo assim com o meio ambiente, nas questões relacionadas a redução de desperdícios, redução do uso de plástico e de embalagens não recicláveis.
Fonte: Blog Sebrae/RS
Saiba mais
Megatendências para o próximo ano
10 Dicas de sucesso para o varejo de alimentos e bebidas
65 Ideias de Negócios nas áreas de Alimentos e Bebidas
Gastronomia sustentável vem mudando o mercado da alimentação
Foi um prazer te ajudar :)