Conhecer as principais métricas e práticas dos consumidores no consumo digital pode potencializar a presença online da sua marca.
Cada vez mais empresas marcam presença na web para aumentar a visibilidade de suas marcas, atrair os consumidores em potencial e estreitar o relacionamento com os clientes.
O relatório Internet Trends Report, divulgado pela empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), aponta tendências e dados anuais capazes de guiar quem quer investir na internet como meio de divulgação para sua empresa.
Neste artigo iremos demonstrar algumas tendências deste setor para que você amplie a presença digital de seu negócio.
Para potencializar a visibilidade de sua marca na web é necessário, traçar estratégias consistentes e monitorar as principais métricas de marketing digital. Estes dados nos indicam onde estamos errando, apontam a direção para corrigir os rumos e revelam oportunidades valiosas. Conheça abaixo as principais métricas a serem mensuradas.
Taxa de conversão
A conversão reflete o sucesso na transformação de um visitante em um cliente efetivo de seu negócio. Ela é um dos principais indicadores para mensurar a efetividade de sua campanha de marketing.
Há diferentes tipos de taxas de conversão a serem acompanhadas de acordo com a campanha ou canal analisado. Como por exemplo: número de cliques em um link, interação com o post, geração de leads, acessos, vendas.
A partir destas informações, você pode diagnosticar as falhas e acertos ao longo de todo o processo, desde a atração do cliente à conversão da venda, e, assim, fazer os ajustes necessários para potencializar o sucesso de sua campanha.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição se refere à porcentagem de usuários que abandonam o seu site, loja virtual ou blog assim que o acessam, logo na primeira página visitada. Calcular essa taxa é muito importante para diagnosticar problemas de usabilidade e conteúdo
Taxa de engajamento
A métrica mais importante do Marketing Digital nas redes sociais é a taxa de engajamento, já que determina o nível de envolvimento das pessoas com as publicações da sua empresa. Essa taxa é composta por diferentes formas de interação do público, como as curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros.
Quanto mais usuários se engajam a um conteúdo, maior o alcance dele, e mais pessoas serão impactadas pela marca e pelas mensagens transmitidas por ela.
O relatório de tendências da internet 2017 (KPCB), aponta o engajamento como métrica como a mais utilizada na publicidade digital.
Alcance das publicações
Também é uma métrica para ser acompanhada nas redes sociais. O alcance de uma publicação se refere ao número de pessoas impactadas pelo material de forma orgânica e forma paga.
Para ampliar esse alcance, é preciso investir nos posts patrocinados e acompanhar o alcance e a taxa de conversão do investimento realizado.
Custo por clique
O custo por clique é a métrica utilizada para saber o valor pago para que um usuário clique em seu anúncio. Ao anunciar no Google, o que determinará o valor desse clique será a concorrência pelas palavras-chave ideais para exibir o anúncio, ou seja, a quantidade de concorrentes que estão investindo nos mesmos termos.
ROI
O ROI (Return on Investment) mensura o retorno financeiro de determinada campanha. Ou seja:
ROI = ganho total obtido – quantia investida na campanha
Ao medir e comparar o ROI de diferentes estratégias e diferentes canais de Marketing, é possível analisar quais trazem melhores resultados e quais devem ser adaptados ou excluídos do plano da empresa.
De acordo com o relatório de tendências da internet 2017 (KPCB), a mensuração do ROI ainda é o maior desafio na publicidade digital.
Já há algum tempo o uso de internet através de dispositivos mobile ultrapassou o desktop. Os recursos investidos em publicidade direcionada para mobile nos EUA já representam, praticamente o dobro, do valor investido em publicidade para desktops. Com isso, quem pretende marcar presença no mundo digital, deve, obrigatoriamente, criar conteúdos acessíveis por smartphones e tablets. Muitos negócios já adotam o mobile first em sua estratégia de publicidade, onde o foco principal das campanhas estão direcionados aos usuários de dispositivos móveis.
Ad Blocking
De acordo com o relatório de tendências da internet 2017 (KPCB), o número de usuários que utilizam bloqueadores de publicidade tem crescido rapidamente. Atualmente, cerca de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam ad-blocking. No Brasil, os bloqueadores estão presentes em 6% dos computadores e 1% dos celulares.
Esses dados comprovam que, cada vez mais, os consumidores tendem a rejeitar anúncios feitos diretamente pelas marcas. Dessa forma, empresas de marketing precisam buscar alternativas para driblar a situação, visto que as marcas precisam de divulgação para atrair novos clientes. A publicidade orgânica vem crescendo e se tornando a solução para esse problema.
Plataformas
Google e Facebook somados detém 85% do mercado de publicidade digital. Estas grandes plataformas fornecem a seus clientes cada vez mais informações para medição de desempenho das campanhas. Por isso, é fundamental conhecer os recursos dessas plataformas para se obter sucesso.
Autor: Rômulo Melo, analista do Sebrae Nacional
Foi um prazer te ajudar :)