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Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Tendências na publicidade digital

Conhecer as principais métricas e práticas dos consumidores no consumo digital pode potencializar a presença online da sua marca.

· 31/08/2017 · Atualizado em 27/07/2022
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Cada vez mais empresas marcam presença na web para aumentar a visibilidade de suas marcas, atrair os consumidores em potencial e estreitar o relacionamento com os clientes.

O relatório "Internet Trends Report", divulgado pela empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), aponta tendências e dados anuais capazes de guiar quem quer investir na internet como meio de divulgação para sua empresa.

Neste artigo iremos demonstrar algumas tendências deste setor para que você amplie a presença digital de seu negócio.

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Principais Métricas

Para potencializar a visibilidade de sua marca na web, é necessário traçar estratégias consistentes e monitorar as principais métricas de marketing digital. Esses dados nos indicam onde estamos errando, apontam a direção para corrigir os rumos e revelam oportunidades valiosas. Conheça abaixo as principais métricas a serem mensuradas.

Taxa de conversão

A conversão reflete o sucesso na transformação de um visitante em um cliente efetivo de seu negócio. Ela é um dos principais indicadores para mensurar a efetividade de sua campanha de marketing.

Há diferentes tipos de taxas de conversão a serem acompanhadas de acordo com a campanha ou canal analisado. Por exemplo: número de cliques em um link, interação com o post, geração de leads, acessos, vendas.

Com base nessas informações, você pode diagnosticar as falhas e acertos ao longo de todo o processo, desde a atração do cliente à conversão da venda, e assim fazer os ajustes necessários para potencializar o sucesso de sua campanha.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição se refere à porcentagem de usuários que abandonam o seu site, loja virtual ou blog assim que o acessam, logo na primeira visita à página. Calcular essa taxa é muito importante para diagnosticar problemas de usabilidade e conteúdo.

Taxa de engajamento

A métrica mais importante do marketing digital nas redes sociais é a taxa de engajamento, já que determina o nível de envolvimento das pessoas com as publicações da sua empresa. Essa taxa é composta por diferentes formas de interação do público, como curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros.

Quanto mais usuários se engajam a um conteúdo, maior o alcance dele e mais pessoas serão impactadas pela marca e pelas mensagens transmitidas por ela. E o "Relatório de Tendências da Internet" (KPCB) aponta o engajamento como a métrica mais utilizada na publicidade digital.

Alcance de publicações

Também é uma métrica para ser acompanhada nas redes sociais. O alcance de uma publicação se refere ao número de pessoas impactadas pelo material de forma orgânica e forma paga.

Para ampliar esse alcance, é preciso investir nos posts patrocinados e acompanhar o alcance e a taxa de conversão do investimento realizado.

Custo por clique

O custo por clique é a métrica utilizada para saber o valor pago para que um usuário clique em seu anúncio. Ao anunciar no Google, o que determinará o valor desse clique será a concorrência pelas palavras-chave ideais para exibir o anúncio, ou seja, a quantidade de concorrentes que estão investindo nos mesmos termos.

ROI

O ROI (Return on Investment) mensura o retorno financeiro de determinada campanha. Ou seja:

ROI = ganho total obtido de acordo com a quantia investida na campanha

Ao medir e comparar o ROI de diferentes estratégias e diferentes canais de marketing, é possível analisar quais trazem melhores resultados e quais devem ser adaptados ou excluídos do plano da empresa.

De acordo com o relatório mencionado anteriormente, a mensuração do ROI ainda é o maior desafio na publicidade digital.

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Mobile first

Já há algum tempo o uso de internet através de dispositivos mobile ultrapassou o desktop. Os recursos investidos em publicidade direcionada para mobile nos EUA já representam praticamente o dobro do valor investido em publicidade para desktops. Com isso, quem pretende marcar presença no mundo digital deve, obrigatoriamente, criar conteúdos acessíveis por smartphones e tablets. Muitos negócios já adotam o mobile first em sua estratégia de publicidade, de modo que o foco principal das campanhas esteja direcionado aos usuários de dispositivos móveis.

Ad Blocking

Ainda de acordo com o "Relatório de Tendências da Internet" (KPCB), o número de usuários que utilizam bloqueadores de publicidade tem crescido rapidamente. Cerca de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam ad-blocking. No Brasil, os bloqueadores estão presentes em 6% dos computadores e em 1% dos celulares. 

Esses dados comprovam que, cada vez mais, os consumidores tendem a rejeitar anúncios feitos diretamente pelas marcas. Dessa forma, empresas de marketing precisam buscar alternativas para driblar a situação, visto que as marcas precisam de divulgação para atrair novos clientes. Assim, a publicidade orgânica vem crescendo e se tornando a solução para esse problema.

Plataformas

Google e Facebook somados detêm 85% do mercado de publicidade digital. Estas grandes plataformas fornecem a seus clientes cada vez mais informações para medição de desempenho das campanhas. Por isso, é fundamental conhecer os recursos dessas plataformas para se obter sucesso. 

Autor: Rômulo Melo, analista do Sebrae Nacional

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Conheça outras tendências digitais para potencializar a competitividade do seu negócio

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O que preciso saber sobre marketing e vendas?

Marketing digital para sua empresa: equipe comercial


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