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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Turismo histórico e cultural: Brasil, território de possibilidades

Os patrimônios da humanidade atraem viajantes ávidos por conhecimento e podem ser uma excelente oportunidade de negócio.

· 20/06/2022 · Atualizado em 06/07/2022
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Viajar é uma oportunidade de fazer uma verdadeira imersão no passado de um território e de um povo. O Brasil, pelas proporções e pela trajetória, oferece locais incríveis para um turista curioso. E, portanto, oportunidades de negócio excelentes para os profissionais do turismo histórico-cultural. 

Por mais que se estude e pesquise, existe uma sensação indescritível de pisar no próprio solo onde fatos marcantes aconteceram. Um local que ilustra muito bem essa afirmação é o Cais do Valongo, descoberto em 2011, durante obras na Zona Portuária do Rio de Janeiro. 

Único vestígio material da chegada dos africanos escravizados nas Américas, lá é possível ver correntes e grilhões presos às pedras escavadas, o que levou a UNESCO a declarar o Sítio Arqueológico do Cais do Valongo um Patrimônio Histórico da Humanidade.

Esse conceito, Patrimônio Histórico, é formado pelos bens materiais ou naturais, preservados ao longo do tempo e que dizem respeito à identidade da população local. São locais que contam a trajetória de desenvolvimento de um povo, possuindo importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. 

Importante fonte de pesquisa e preservação cultural, esses bens devem ser preservados por leis de proteção e cuidados por restaurações que mantenham as características originais. Alguns dos patrimônios históricos mundiais são as Pirâmides de Gizé (Egito), Machu Picchu (Peru), Coliseu de Roma (Itália), Palácio de Versalhes (França) e Acrópole de Atenas (Grécia).

O Brasil é rico em patrimônios históricos, entre eles Ouro Preto (Minas Gerais), Centro Histórico de Olinda (Pernambuco), Pelourinho (Salvador, Bahia), Estação da Luz (São Paulo), Cristo Redentor (Rio de Janeiro) e Teatro Amazonas (Manaus).

O Patrimônio Histórico-Cultural é um importante ativo econômico, que pode gerar crescimento local, atrair turistas e dinamizar setores produtivos e de atividades econômicas ligadas ao setor, colaborando com o aumento de renda e gerando novos empregos. A primeira condição para fazer tudo isso acontecer é entender o perfil do público que prefere um destino carregado de história a um relaxante resort.

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Turista cultural

Assim como alguns viajantes aproveitam as férias para testar seus limites em esportes de aventura, outros saem de casa para aumentar a bagagem de conhecimento, visitando destinos importantes pela arquitetura, valor histórico e cultura local. Muitos, é claro, procuram um pouco de cada. 

Apesar de agregar todas as faixas etárias, o público interessado em conhecer a cultura de um determinado local possui algumas características em comum: nível de formação alto, interesse por aspectos como gastronomia tradicional, preocupação ambiental e disposição para se aprofundar em detalhes sobre os pontos de interesse.

Ávidos por sentir a ‘cor local’, eles querem interagir com os moradores e ter acesso a informações sobre acontecimentos e personagens históricos. Esse mergulho na história cria oportunidades que o profissional de turismo pode aproveitar, ampliando a oferta de serviços e desenvolvendo novos produtos, como:

  • Restaurantes dedicados à gastronomia tradicional;
  • Artesanato local;
  • Visitas a casas onde viveram personalidades históricas locais ou onde aconteceram fatos impactantes;
  • Curiosidades que costumam ficar de fora de livros didáticos;
  • Conversas com habitantes locais mais antigos, testemunhas visuais de outra época;
  • Programações de entretenimento e visitas às comunidades tradicionais e/ou étnicas, sítios arqueológicos e ou/paleontológicos, lugares místicos ou esotéricos, visitas gastronômicas, passeios, cinemas e teatros, entre outros;
  • Eventos culturais, observando as tendências de mercado e estabelecendo sintonia com a identidade local;
  • Visitas a locações de filmes, minisséries ou novelas, que podem despertar o interesse do turista;
  • Hospedagem domiciliar, modelo de hospitalidade onde o turista pode experimentar e observar o modo de vida da comunidade, proporcionando uma ótima forma de vivência cultural.

 

O turismo histórico-cultural oferece inúmeras oportunidades de negócio excelentes. Para aproveitar, o profissional do setor deve abraçar o mesmo valor que atrai os viajantes: o conhecimento

 

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