this is an h1

this is an h2

Mon Aug 01 11:41:11 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Turismo para além das férias: uma carreira moderna

O turismo é uma carreira em que poucos pensam, mas que pode ser muito envolvente e gratificante.

· 01/08/2022 · Atualizado em 01/08/2022
Imagem de destaque do artigo

Não é nada fácil escolher uma carreira profissional! Normalmente, temos que decidir muito jovens por algo que terá reflexo no resto das nossas vidas. Por esse motivo, não é raro encontrar profissionais com mais de uma profissão ou graduação atuando no mercado. As novas tecnologias aceleram o surgimento de novas profissões e também adiantam o fim de outras como nunca se tinha visto. Porém, mesmo nesta loucura dos tempos modernos, podemos destacar uma em especial, que vem se adaptando rapidamente a este cenário cada vez mais competitivo: a carreira do profissional do turismo.

Enganam-se aqueles que pensam que trabalhar com turismo é apenas conhecer belas paisagens ou cenários históricos. A atividade exige muito gerenciamento, cuidado, planejamento e pesquisa. 

O profissional de turismo pode atuar em muitos ramos, incluindo, por exemplo, ajudar a organizar eventos como congressos, feiras, seminários e cursos, conhecer os hotéis que a organização irá recomendar aos participantes, definir a companhia aérea, a empresa que fará o transporte do aeroporto ao hotel, a alimentação, os passeios turísticos e as confraternizações durante a programação.

É um trabalho que exige um espírito administrativo e organizado, além de aventureiro, que gosta de explorar novos lugares e conhecer novos desafios. Falar mais de uma língua é indispensável para quem quiser se dar bem nesta profissão. Inglês é fundamental e o espanhol tem se tornado uma necessidade cada vez maior, pois grande parte dos turistas que vêm ao Brasil são da América Latina.

Se você ainda tem dúvidas se o turismo é uma carreira atraente para quem busca novas oportunidades de trabalho, tenha em mãos o tamanho desse mercado. Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil possui um grande potencial, mas ainda não é plenamente explorado. Para se ter uma ideia, a França recebe em média 83 milhões de turistas por ano. No nosso país esse número é de pouco mais de 6 milhões, muito abaixo de países como México (30 milhões), Malásia (28 milhões) e Arábia Saudita (19 milhões). 

A boa notícia é que o número de visitantes vem aumentando ao longo dos anos. A desvalorização do real frente ao dólar e euro deve atrair ainda mais turistas, e estamos vendo também um aumento no mercado de viagens e eventos com o controle da pandemia de COVID-19. 

No Brasil, o profissional do turismo pode exercer suas carreiras em empresas como: agências de turismo, hotéis e restaurantes, empresas de transporte (avião, ônibus, navios, agências de traslado etc.), operadoras de roteiros turísticos, coordenação de eventos, consultoria a empreendimentos turísticos e empresas de marketing de turismo. 

Além dessas empresas, quem quiser trabalhar com turismo pode se candidatar a uma vaga em concursos públicos. Dentre as possibilidades para trabalhar com turismo no setor público estão os órgãos do turismo como a ANAC ou Infraero, a parte departamental do turismo do Governo, como o Ministério do Turismo, a promoção do turismo de um estado ou município, como as Secretarias de Turismo.

É importante destacar que cada órgão público tem vagas específicas e com seus próprios requisitos, além de critérios de seleção para escolher os funcionários em concurso público.

Toda profissão possui suas peculiaridades, e a carreira do turismo não é uma exceção à regra. Para aqueles que buscam estabelecer-se como profissionais de sucesso no setor, ficam aqui algumas dicas: 

 

  • Comece sua carreira em turismo com a educação e o treinamento certos: o primeiro passo para melhorar suas chances é ter certeza de que você tem o nível certo de educação e treinamento. A educação formal na área é sempre vantajosa para os cargos de nível sênior, como empregos de gerenciamento, que podem exigir um diploma de bacharel em Turismo. No geral, todo treinamento ou qualificação que possuir pode ser útil.
  • Use a marca pessoal para impulsionar sua carreira de turismo: a marca pessoal nada mais é que usar técnicas de publicidade para melhorar sua posição pessoal, e pode ser uma ótima maneira de construir sua reputação e se diferenciar de outros profissionais. É especialmente útil ao criar e manter contas em sites de redes sociais, como o LinkedIn, mas também em outras áreas. 
  • Recorra ao Travel Job Board para encontrar seu próximo passo na carreira de turismo: encontrar vagas pode ser um dos aspectos mais desafiadores para começar uma carreira em turismo, mas os anúncios de empregos do setor costumam ser uma das melhores soluções. 
  • Deixe as agências de recrutamento especializadas em carreiras turísticas ajudá-lo: um dos maiores benefícios de trabalhar com especialistas em recrutamento que se concentram nas carreiras em turismo é a possibilidade de capitalizar seus conhecimentos e contatos. Frequentemente, eles saberão exatamente o que os empregadores específicos estão procurando e terão contatos dentro da indústria que podem ajudá-lo. 
  • Compreenda a importância da rede durante sua carreira de turismo: costuma-se dizer que quem você conhece pode ser tão importante quanto o que você sabe, e isso certamente pode soar verdadeiro em muitas carreiras de turismo. A rede profissional de contatos é de extrema importância e você precisa dedicar algum tempo para criar e gerenciar seus contatos offline e online.

Remuneração

Com relação aos salários, a regra do turismo é a mesma para todas as outras profissões de mercado. Quanto mais você se incomodar, tiver mais responsabilidades e mais experiência, mais você vai ganhar de remuneração. Por exemplo, um recepcionista de hotel vai ganhar muito menos do que o gerente de um hotel. Um atendente de uma agência de viagens vai ganhar muito menos do que o gerente de agência de viagens. O mesmo acontece para o empreendedor, quanto mais responsabilidades e benefícios você oferecer ao seu cliente, maior será seu ganho, por isso é importante conhecer bem o mercado e planejar tudo o que você pode fazer para incrementar seu negócio.

A fórmula para o sucesso de qualquer profissão é escolher aquela que te faz feliz e que te dá a maior remuneração possível por isso. Muitas vezes é necessário arriscar e experimentar profissões diferentes até encontrar aquela que te satisfaça por completo. No caso do turismo, sua satisfação pode estar muito longe de onde você mora!

 Se você tem intenção de entrar nesse mercado, o curso Como analisar o mercado cai como uma luva pra você. Você aprenderá sobre como se antecipar às mudanças de mercado e sobre o movimento da concorrência.

Outro curso que vai te ajudar muito é o Empreendedorismo como opção de carreira. Neste curso você vai ver que empreender é um comportamento que você pode desenvolver.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora