this is an h1

this is an h2

Mon Aug 01 11:34:13 BRT 2022
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Turismo Rural alavancando o interior Paulista

O empreendedor de turismo deve estar sempre atento às oportunidades a sua volta, e o turismo rural é uma tendência nos dias de hoje.

· 01/08/2022 · Atualizado em 01/08/2022
Imagem de destaque do artigo

O que é Turismo Rural

A definição é ampla e por isso existem diversas formas de turismo que se enquadram no termo. Qualquer atividade turística desenvolvida em meio rural que agregue valor a produtos e serviços, promova o patrimônio cultural e natural de uma comunidade, ou mesmo que seja comprometida com a produção agropecuária entra nessa lista. As atividades podem se enquadrar em diferentes frentes como o agroturismo, a agricultura familiar e outras.

O objetivo é aproximar o turista da natureza e proporcionar uma pausa ao barulho da cidade, e por esses motivos a procura destes serviços cresce na região paulista. Os paulistanos já costumam preferir viagens mais curtas, e isso, aliado ao caos da cidade, torna o turismo rural pelo próprio estado de São Paulo uma ótima oportunidade para o empreendedor. 

O turismo rural ajuda também a promover o estilo de vida e a economia de comunidades menores, sendo um importante aliado na preservação de culturas locais. 

A alta na relevância do turismo rural vem também no resultado das mudanças na demanda causadas pela pandemia, houve uma queda na procura por destinos internacionais por turistas brasileiros e um aumento na busca por destinos domésticos.

Por enaltecer o patrimônio de uma comunidade, o turismo rural acaba impactando também o setor gastronômico, valorizando comidas típicas de uma região.

Destinos rurais em São Paulo

Pensar em turismo rural dentro de São Paulo pode parecer estranho a princípio, mas são várias as opções no estado para quem quer se desligar da correria e conectar com a natureza. Os destinos em São Paulo são muitos, e alguns deles até mesmo na própria capital.

  • São Carlos – Casa do Pinhal

A casa é tombada como Patrimônio Histórico e foi erguida em 1805. O passeio além de levar para um tour pela propriedade oferece aos visitantes a oportunidade de ver de perto como funciona a produção de café da fazenda local. 

  • Atibaia – Fazenda Paraíso

Muito conhecida por suas frutas, Atibaia possui lugares excelentes para se visitar. Dentre eles está a Fazenda Paraíso. Uma fazenda turística com trilhas em meio à mata nativa, instalações históricas e lagos.

  • São Paulo capital - Parque Estadual da Serra do Mar

O Parque possui a maior área de mata atlântica preservada no país e percorre 25 munícipios paulistas, tendo núcleos inclusive na própria capital. São inúmeras as atrações do parque, desde a mata de Araucária, as praias, rios, cachoeiras e trilhas.

Se você planeja se aproveitar da crescente onda do turismo rural, o Sebrae oferece cursos gratuitos de avaliação da gestão na propriedade rural, de forma a garantir que você alcance o melhor resultado possível com sua propriedade. 

E lembre-se que existem muitas maneiras de crescer com o turismo rural, seja você dono de um restaurante, um profissional de turismo ou mesmo um artesão local. Estude as oportunidades de sua área e aproveite o crescimento que essa modalidade de turismo atrai para sua região.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora