this is an h1

this is an h2

Mon Aug 08 15:30:16 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Um comerciante de bebidas pode ser MEI?

A profissão de comerciante de bebidas independente é uma das atividades previstas no rol de ocupações do MEI.

· 14/07/2022 · Atualizado em 08/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A facilidade dos aplicativos de entregas, o prazo maior de validade dos insumos comparado à venda de alimentos e o fluxo sempre crescente de consumidores fizeram a comercialização do varejo de bebidas ganhar destaque diante de um público exigente na variedade de rótulos, na comodidade e na rapidez ao adquirir a sua compra.

Tudo isso ganhou reforço com a transmissão de shows nas plataformas on-line. Mas agora, com a retomada dos eventos presenciais, o profissional autônomo que atua no comércio de bebidas precisa pensar em possibilidades de encontrar novos mercados e de posicionar sua atuação, considerando pontos de venda físicos ou o trabalho como ambulante.

Se você deseja iniciar uma carreira ou ter uma renda extra, ser um microempreendedor individual pode ser uma possibilidade de começar um negócio com benefícios e facilidades diferenciadas. É importante ressaltar que a atividade permitida como MEI não prevê atuação como distribuidora para comercialização com atacadistas. A atividade varejista de comerciante de bebidas independente, porém, encontra-se no rol de atividades permitidas pelo MEI sob o CNAE de nº 4723-7/00. 

Veja algumas dicas sobre a atividade:

  • Como MEI, o comerciante de bebidas é o responsável por vender bebidas no varejo, ou seja, para o consumidor final, portanto não pode atuar como distribuidora para comercialização com atacadistas.
  • O crescimento do comércio digital é um dos fatores responsáveis pelo aumento no setor do comércio de bebidas, então trabalhar com os aplicativos de vendas é fundamental.
  • É preciso ter cuidado na hora de selecionar as bebidas, priorizando sua qualidade e procedência, a fim de satisfazer os clientes.
  • É importante ter itens variados e atrativos (pense no seu mix de produtos), já que as bebidas têm uma boa durabilidade, o que permite trabalhar com prazo de giro de estoque maior.
  • As bebidas podem ser adquiridas de atacadistas, supermercados e representantes especializados, mas pesquise os preços para uma melhor compra e faça parcerias com os fornecedores.

Leia mais e aprenda como montar o seu negócio acessando os conteúdos que o Sebrae disponibilizou para você.

Saiba mais:

Curso Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio

Curso Como agir de maneira empreendedora


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?