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Tue Jun 21 18:12:54 BRT 2022
Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
Uso de mobiliário adequado pode melhorar resultado do varejo

Os diversos elementos físicos de uma loja determinam um padrão de reação dos clientes, um comportamento que pode ser previsto.

· 07/06/2022 · Atualizado em 21/06/2022
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Saiba como utilizar os equipamentos de sua loja a seu favor! 

Uma das grandes questões na hora de elaborar o projeto de uma loja é escolher como aproveitar melhor o espaço de venda. Afinal, cada metro quadrado significa a possibilidade de expor mercadorias que precisam ser vendidas. 

Uma das grandes ferramentas que podem auxiliar na resolução desta questão é o visual merchandising. Apesar do nome diferentão, essa ferramenta é fácil e pode ser aplicada com baixo custo de investimento. 

Separamos aqui alguns pontos importantes para você!

Cuidado com as barreiras: Sempre que puder, vá para o lado de fora de sua loja e observe se não há percepção de “barreiras físicas”. Geralmente, essas barreiras são aqueles móveis que colocamos logo na entrada da loja, e acabam limitando a movimentação do cliente. Deixe a parte da entrada com móveis de menor volume.

Rodinhas sempre que possível: Móveis com rodízios são bastante funcionais. Eles permitem que o layout da loja tenha sempre uma cara nova, porque não ficam limitados a um lugar somente.

Exposição de produtos: Use critérios de exposição que permitam a categorização e a organização dos produtos de acordo com o comportamento de compra do cliente, e não da forma que facilite somente a organização da loja. Muitas vezes, deixamos de vender porque não analisamos a forma como o cliente compra. Produtos complementares precisam estar expostos de forma próxima. Isso contribui para o aumento do tíquete médio e dos itens por tíquete. 

Móveis e equipamentos de exposição: É importante conhecer a função de cada mobiliário. Araras são os equipamentos que mais podem estimular o cliente na interação com os produtos. Sempre que possível, faça uso delas pois nos momentos em que todos os atendentes estiverem ocupados, o cliente se sentirá à vontade para interagir com as mercadorias.

Na hora de comprar ou projetar estes móveis, fique atento às alturas e larguras ideais para que seu cliente consiga acessar de forma confortável, e não exponha mercadorias em excesso. Lembre-se sempre de que o salão de vendas não é o seu estoque!

Conceito da exposição: Ao final da organização, tenha um olhar crítico para avaliar se o conjunto das peças está em harmonia e chama a atenção ou se parece apenas um grande amontoado de mercadorias. Independente do seu segmento, o conjunto final da exposição que você escolheu precisa estar em sintonia com o comportamento de compra daquela categoria de produtos exposta. 

Ambiência: Cada tipo de negócio demanda por equipamentos específicos de apoio na hora da compra. Se você tem um processo de venda mais detalhado, seu cliente certamente precisará de itens de conforto. Comprar uma joia, é bem diferente de comprar uma roupa de ginástica. Lembre-se sempre: quanto mais caro for o seu produto, mais tempo de qualidade e itens de conforto você precisa oferecer ao seu cliente.

Circulação: Utilize o mobiliário para criar fluxos de circulação de forma sutil: estantes e araras podem fazer as vezes dos balizadores de fila, criando mais harmonia no ambiente. Móveis e equipamentos pequenos podem ajudar a criar corredores que conduzem o cliente pela loja. Também resista à tentação de lotar o ponto de venda com produtos. Quanto melhor for a circulação, mais o cliente percorrerá a loja, com mais chances de compra.

Sinalização: Use elementos de decoração, sinalização e mobiliário para criar setores e facilitar a localização do cliente no espaço.

Qualidade das peças: Escolha peças de mobiliário que sejam de boa qualidade, duráveis, práticas e versáteis, de maneira que possam ser reaproveitadas em outros ambientes ou pontos da loja. Invista em equipamentos, mas lembre-se que o ideal é que os equipamentos do ponto de venda devem ser renovados a cada cinco anos. 

Provadores: Mais do que nunca, os provadores hoje são verdadeiros equipamentos de venda. Além de servirem aos clientes, são excelentes pontos para gerar conteúdos nas mídias sociais. Planeje um bom tamanho, invista na iluminação e não deixe de colocar ganchos, tapete e pufe para que seu cliente tenha o máximo de conforto. 

Ah! E aqui no provador, você também pode sinalizar mensagens criativas para seus clientes manterem a motivação para comprar, enquanto experimentam seus produtos. 

Essas dicas simples, porém, valiosas, podem fazer toda a diferença na impressão que o cliente tem da sua loja. Afinal de contas, quem nunca se sentiu atraído e quando percebeu, já estava dando aquela olhadinha? 

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