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Tue Oct 18 17:40:48 GMT-03:00 2016
Inovação
Uso de mobiliário adequado pode melhorar resultado do varejo
A escolha e a disposição dos móveis em um estabelecimento afetam a permanência e o desejo de compra dos clientes.
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Empresários de pequenos negócios podem (e devem) fazer do design um importante recurso para inovar em seus empreendimentos. Buscar os serviços do profissional designer possibilita o aumento do valor das empresas, o grau de fidelização dos clientes e a ampla divulgação das marcas.

Ao aplicar esta ferramenta estratégica, os empreendedores incrementam a competitividade de suas empresas utilizando, por exemplo, um mobiliário funcional e criativo. É preciso lembrar sempre que os consumidores buscam, entre várias outras coisas, conforto ao contratar um serviço ou comprar um produto.

Para aprender algumas formas de aumentar e eficiência do mobiliário das empresas e aprimorar a experiência de compra que é oferecida aos usuários, seguem algumas dicas:

Ponto de pega

Utilize peças com, no mínimo, 50 cm de altura e, no máximo, 2 m de largura. A altura do ponto de pega (o ponto em que o cliente consegue alcançar um produto sem dificuldades) deve ser de 1 m a 1,6 m – esta é considerada também a altura do nível dos olhos.

Organização dos produtos

Use móveis que permitam a categorização e a organização dos produtos por cores, estilos, tamanhos ou qualquer outro critério que facilite a escolha do cliente, de preferência em um ponto concentrado da loja.

Móveis de exposição

Situe os móveis de exposição mais atrativos a cerca de 1,5 m da entrada e ao lado direito da loja, onde a atração visual é mais forte para quem entra no estabelecimento.

Estantes e prateleiras

Disponha estantes e prateleiras de forma adequada, aproveitando bem o espaço disponível, mas não tão próximas que cheguem a impedir a visibilidade das ofertas.

Conceito das peças

Busque peças que sejam condizentes com a marca e com a linguagem que a empresa usa para se comunicar. Mobiliário rústico pode não fazer muito sentido para uma marca que se posiciona como moderna, por exemplo.

Ambiente agradável

Construa um ambiente prazeroso, considerando as diferentes necessidades de cada negócio. Uma loja de sapatos precisa de vários assentos disponíveis. Uma empresa de turismo pode demandar vários painéis para exposição de cartazes.

Circulação

Utilize o mobiliário para criar fluxos de circulação de forma sutil: estantes e araras podem fazer as vezes dos balizadores de fila, criando mais harmonia no ambiente. Móveis e equipamentos pequenos podem ajudar a criar corredores que conduzem o cliente pela loja.

Localização

Use elementos de decoração, sinalização e mobiliário para criar setores e facilitar a localização do cliente no espaço.

Espaços livres

Para evitar desconforto e sensação de falta de espaço, preserve a circulação e a visualização dos produtos utilizando móveis em, no máximo, metade do espaço da loja. Também resista à tentação de lotar o ponto de venda com produtos. Quanto melhor for a circulação, mais o cliente percorrerá a loja, com mais chances de compra.

Qualidade das peças

Escolha peças de mobiliário que sejam de boa qualidade, duráveis, práticas e versáteis, de maneira que possam ser reaproveitadas em outros ambientes ou pontos da loja. Na hora da decisão, vale a máxima: o barato sai caro.

Provadores

Caso haja provadores no ponto de venda, cuide para que sejam bem sinalizados, em quantidade proporcional ao fluxo da loja, seguros e bem iluminados. Se o cliente não se sentir bem quando for experimentar uma roupa, é quase certo que não vá comprar.

Respeite a diversidade

Adote dimensões de circulação e de portas que atendam pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, evitando mobiliário que possa machucar, causar empecilhos ou desconfortos. Uma distância ideal entre os móveis é em torno de 80 cm. Respeite seus clientes e trate-os com carinho!

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