Utilize bem as redes sociais e conquiste clientes para sua empresa
É possível tornar as redes sociais ainda mais atrativas e interativas. Confira quais são as ferramentas que fazem a diferença para o seu negócio.
Para muitas pessoas as redes sociais são a própria internet. Pesquisas, interações, busca por informações, por produtos e serviços, tudo é feito dentro dessas plataformas que estão cada vez mais integradas com canais de notícias, sites/blogs e, claro, com dia a dia das empresas.
O nível de relevância se tornou tão alto que sempre é um tema que gera muitos debates, opiniões e tendências, especialmente, quando se refere aos impactos que elas provocam na gestão dos negócios. O crescimento da internet, sobretudo a democratização da informação por diversos canais, trouxe mais tempero para a gestão dos negócios e para a vida do empreendedor.
As redes sociais já direcionam as estratégias de várias empresas, anunciantes e agências de publicidade.
Inclusive, essa é uma das principais tendências para os próximos anos. É importante conhecer o que grandes e pequenas empresas estão fazendo para gerar conversões ao utilizar as redes de forma inteligente.
Para isso, analisamos as principais estratégias de mídias online apontadas, esse ano, pelo relatório Internet Trends Report, divulgado pela empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), confira!
Clientes mais satisfeitos
O relatório, baseado em uma amostra de consumidores dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, revelou que a maioria dos consumidores (60%) espera que as empresas tenham canais de suporte e atendimento ao cliente que sejam de fácil acesso e capazes de responder suas questões com praticidade e agilidade.
Esses resultados comprovam a influência das redes sociais para os grandes e pequenos negócios. Uma pesquisa sobre as principais tendências das redes sociais, realizada em novembro de 2016, pela Rock Content – empresa líder em marketing de conteúdo no Brasil –, mostra que os principais motivos para a presença das empresas nas redes sociais foram:
- A visibilidade online (83,2%)
- Interação com o público (63,2%)
Além disso, os principais benefícios que as redes sociais oferecem são:
- Divulgar a marca (77,4%)
- Engajar a audiência (63,2%)
- Aumentar tráfego no blog/site (50,3%)
- Ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%)
A análise desse número revela a importância de oferecer um serviço de atendimento ao cliente nas redes sociais, que seja ágil, eficiente e personalizado, capaz de acelerar a comunicação entre as partes. Essas facilidades trazem praticidade tanto para os clientes quanto para a empresa e cria vínculos com o seu público, sobretudo uma melhor a reputação para o seu negócio.
Propaganda boca a boca
É crescente o número de casos de consumidores que divulgam experiências ruins com empresas nas redes sociais das mesmas. O que precisa ser destacado é que, além de se preocupar com a repercussão dessas avaliações negativas, o empresário precisa driblar a situação reconhecendo nela a oportunidade de resolver esse tipo de problema de maneira ágil, prática e, principalmente, transparente, dando maior credibilidade à empresa e, dessa forma, gerando impactos positivos nos próximos negócios com os clientes.
82% dos consumidores param de fazer negócio com uma empresa depois de experiências ruins. – Internet Trends Reports
Essa tendência é realidade comum no cenário das redes sociais. A sua marca – quer você queira ou não –, já está online, sendo avaliada de acordo com as experiências que ela proporciona para os clientes, sejam elas positivas ou negativas.
E se as notícias boas se espalham rapidamente, com certeza, as negativas têm uma repercussão ainda maior. Inclusive, com as ferramentas que o consumidor possui hoje em dia, essa experiência ruim pode se tornar um viral e trazer danos irreparáveis para a empresa, influenciando até no desempenho das vendas futuras de produtos ou serviços.
Um bom atendimento é essencial para evitar e remediar esse tipo de situação. Seja em loja física ou online, os consumidores esperam ser bem atendidos e as redes dão a oportunidade que isso seja feito de maneira transparente e reconhecida por outros potencias clientes. Os ganhos de um bom atendimento ao cliente pelas redes sociais geram reflexos positivos com relação ao aumento da receita, na fidelização do cliente, sobretudo, na inovação constante de seus processos.
Bate papo com o cliente
Outra estratégia que vem crescendo rapidamente é a conversa em tempo real com o cliente. O consumidor quer que suas dúvidas, reclamações e sugestões sejam ouvidas e, principalmente, quer resolver seus problemas de forma rápida. Essa ferramenta também apresenta outras possibilidades de relacionamento, uma vez que é a partir deste contato que o cliente relata sua experiência, sua opinião e seu feedback imediato sobre o produto. Esses dados e informações – quando bem trabalhados – podem direcionar ações internas para corrigir ou fortalecer estratégias de atendimento com o seu cliente.
Esse bate-papo em tempo real também oferece uma condição de personalização no atendimento, ou seja, a empresa consegue criar um vínculo com o seu cliente. Inclusive, ele percebe essa estratégia, porque se sente valorizado, especialmente, porque tem a chance de acompanhar o processo de solução do seu problema e, também, porque se sente livre dos scripts tão comuns em atendimento.
Famoso pelo seu relacionamento com os usuários, o site de streaming Netflix se destaca, especialmente, com suas respostas rápidas e criativas às perguntas, criticas e sugestões feitas por internautas em suas redes sociais. A interação gera um melhor relacionamento entre empresa e consumidores, além de uma melhor credibilidade em relação a seus canais de atendimento.
Veja alguns exemplos:
Existem ainda ferramentas que facilitam essa interação, para quem não tem tempo e nem pessoal suficiente para isso. Uma das tendências que precisa ser levada em consideração, tendo em vista o impacto que vem causando na interação entre consumidores e empresas, é o chamado chatbots, um programa de computador que simula uma pessoa na conversação com os clientes.
O objetivo, além de proporcionar um canal de suporte remoto de fácil acesso e mais rápido, é responder as perguntas de tal maneira que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.
Rede social Vitrine
A experiência do cliente com a empresa se inicia muito antes da compra do produto ou serviço, mas sabemos que é na solução de um problema ou no acompanhamento do pós-venda que um atendimento de qualidade é imprescindível. É nesta situação que a empresa pode criar vínculos ou simplesmente perder este cliente para sempre – além de correr o risco de perder credibilidade.
As redes sociais estão sendo utilizadas, pelos consumidores, como uma espécie de vitrine, onde os produtos são avaliados de acordo com qualidade, valor etc. Empresas que disponibilizam fotos de qualidade de seus produtos tendem a ter resultados melhores, conquistando pelo senso estético aqueles que desejam adquirir algum produto e serviço.
É importante também ressaltar que o consumidor está cada vez mais exigente e interessado em conhecer sobre o produto o qual está adquirido, seja solucionando dúvidas sobre para que serve, para quem é e como o item adquirido funciona. As lojas, principalmente as virtuais, precisam disponibilizar essas informações em suas redes sociais, pois será na internet o primeiro lugar onde o consumidor vai buscar por elas.
A empresa de terrários Nano Garden utiliza o Instagram da loja para promover seus produtos. Os donos compõem o feed com imagens bonitas, apresentando as novidades, itens mais vendidos e informações úteis, como a de que forma cuidar do terrário.
A sincronia é um fator importantíssimo quando o assunto é atendimento online ao cliente.
Em outras palavras, é preciso disponibilizar tudo o que o seu consumidor precisa – desde publicidade até o canal de compra – em um mesmo lugar, seja ele uma rede social ou site.
A pesquisa realizada pela Rock Content, mostra que os clientes buscam empresas que integram marketing de conteúdo, publicidade, promoção, transação e pós-venda num mesmo local.
Muitas estratégias e tendências estão sendo utilizadas pelas empresas, e algumas dessas tendências têm se apresentado como resultados concretos, tais como, melhor desempenho nas vendas, mais publicidade e conteúdo, maior número de visitantes e engajamento dos clientes. No entanto, o empreendedor que queira utilizar as redes sociais a favor de seu negócio deverá cuidar de duas premissas importantes para fazer uma boa gestão do atendimento nas redes sociais: a primeira delas é saber que o consumidor é quem define como quer ser ouvido.
Se você já está nas redes sociais, busque aperfeiçoar o monitoramento e acompanhamento do perfil da sua empresa na internet. Em segundo, saiba que no meio digital reputação é tudo, mas nem tudo está perdido quando sua empresa recebe um comentário ruim, basta saber aproveitar a oportunidade e utilizar nossas dicas para reverter a situação – e evitar que ela aconteça!
Autor: Italo Ribeiro – MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC e graduado em Administração de Empresas no Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Atua na Unidade de Desenvolvimento de Produtos e Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, como Analista Técnico.
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
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A palavra inglesa "lean" pode ser traduzida como "enxuto" ou "magro" - algo que você, que se interessa por empreendedorismo e startups, precisa saber, já que o inglês é a língua dos negócios. E, no mundo empresarial, esse conceito é aplicado na identificação de fontes de desperdício em todo o processo produtivo. Pesquisador da Harvard Business School, o americano Eric Ries adaptou essa metodologia para o mundo das empresas iniciantes, tecnológicas ou não, e publicou o livro "Lean Startup", editado no Brasil com o título "Startup Enxuta". A obra ajuda a desenvolver produtos ou serviços verdadeiramente novos sempre com foco em evitar o desperdício. Como ser lean? É preciso desenvolver práticas para identificar e eliminar sistematicamente o desperdício em todas as fases do processo de produção, venda e pós-venda. É preciso atuar localmente em cada item de desperdício de tempo, custo ou recursos. "Toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes é desperdício." Eric Ries
A pandemia do coronavírus fez com que os pequenos negócios buscassem desenvolver soluções inovadoras para resolver os desafios que surgiram nesse momento de crise. As empresas investem tempo, recursos e conhecimento da equipe para desenvolver produtos diferenciados, que devem ser protegidos. A melhor forma de fazer essa proteção é por meio de patentes e registro de marcas, de forma a garantir que a sua empresa terá a exclusividade do uso da tecnologia ou da marca. Há mais de 40 anos, o Sebrae tem ajudado os pequenos negócios a se tornarem mais inovadores, por meio de capacitações, consultorias, editais de inovação, além dos programas Sebraetec, Agentes Locais de Inovação, Startup Like a Boss. Para ajudar no fortalecimento dos pequenos negócios, por meio da proteção dos seus principais ativos, o Sebrae selecionou 3 empresas de serviços de propriedade industrial (marcas e patentes) para ajudá-los. 1. Ilupi O Ilupi é uma forma inovadora de registrar e acompanhar Marcas, Patentes, Direitos Autorais e outros tipos de Propriedade Intelectual. Tudo é feito de forma online, usando sistemas que automatizam atividades de busca, leitura de informações oficiais e acompanhamento de prazos, o que propicia a redução de custos e alta qualidade. Conta com especialistas técnicos em diversas áreas do conhecimento, o que viabiliza a realizações de serviços de proteção no Brasil e exterior. Acessar site da Ilupi > 2. Mavip Mavip Registro de Marcas é única empresa do Brasil com planos com garantia para o registro de marca. Tem um programa de computador que processa o Registro de forma fácil, amigável e prática. Acessar site da Mavip > 3. IDD Consultoria & PI A IDD é um escritório boutique que presta serviço na área de marcas, patentes, software e desenho industrial. Registrar uma marca ou solicitar uma patente significa adquirir propriedade sobre a mesma e, por conseguinte, obter uma série de direitos, inclusive quanto ao seu uso exclusivo em todo o território nacional. Acessar site da IDD > Que tal conversar com empresários sobre esse assunto? Acesse o Sebrae Respostas e veja o que a comunidade de empreendedores brasileiros estão falando nesse momento! Escrito por Raquel Minas, colaboradora do Sebrae Nacional.
A pandemia do coronavírus mudou a dinâmica da economia e em meio às medidas de restrições que visam minimizar a disseminação do vírus, empresas que não estão enquadradas como produtos e serviços essenciais sofrem o impacto com a diminuição da atividade econômica. No setor de turismo, as micro e pequenas empresas representam cerca de 90% negócios do setor, que atuam nos diversos elos da cadeia, gerando milhões de empregos e renda para muitas famílias. No contexto atual tem se mostrado um dos segmentos mais impactados. Especialmente em momentos turbulentos o empreendedor precisa inovar, pensar em novos modelos de negócios e soluções que possam ajudar a encontrar novas formas para reduzir custos e aumentar o faturamento, garantindo uma maior eficiência. O Sebrae, que tem apoiado os pequenos negócios há mais de 40 anos, está promovendo uma série de iniciativas para ajudar as micro e pequenas empresas a atravessar esta crise. Com esse intuito, selecionamos 5 soluções de startups de turismo que podem ajudar a reduzir os impactos causados pela pandemia, veja: Paytour Sistema de reservas online para passeios e receptivos turísticos. Proporciona às micro e pequenas empresas ampliação dos canais de venda online, aumento de sua rede de parceiros e vendas. Gestão de reservas, vendas, canais e financeiro integrados. Acessar site da Paytour > iFriend Plataforma global que conecta viajantes a profissionais locais em 126 países em 1100 cidades. Intermedia a contratação de profissionais em diversas áreas, tais como: guias de turismo, tradutores, intérpretes, chofers, professores etc. Os serviços são contratados pelo valor da hora do profissional e pago via cartão de crédito na plataforma. Acessar site da iFriend > Smart Tour Brasil Geração e inteligência de dados. Alinhada com as orientações da OMS lançou uma ferramenta para auxiliar a mitigar contaminações do coronavírus na volta das atividades econômicas nos restaurantes, hotéis, clínicas, supermercados, etc. Questionários online são disponibilizados via QR Code fixado na entrada e dependência dos estabelecimentos, fazendo o monitoramento do estado de saúde atual de clientes em relação ao Covid-19. Nestes locais o cliente acessa o QR Code e responde, no seu smartphone, um questionário com perguntas relativas ao seu estado de saúde atual. Caso o resultado de seu teste não aponte nenhum fator de risco (pontuação 0 a 1) apenas receberá instruções de procedimentos padrão (manter distância de outras pessoas, lavar as mãos, etc), caso aponte um score superior a 02 o usuário receberá um sinal de alerta e orientação para buscar um posto de saúde mais próximo ( a própria ferramenta aciona a geolocalização do usuário e mostra qual é a USB mais próxima naquele momento). O cliente e o estabelecimento receberão uma cópia do formulário preenchido por e-mail formando um banco de dados e poderá entrar em contato com clientes que estavam presentes no estabelecimento no dia e horário caso algum destes usuários testar positivo para covid-19, transmitindo segurança e conforto aos clientes e auxiliando a vigilância sanitária quando solicitado. Acessar site da Smart Tour Brasil > Diaspora.Black Marketplace de turismo e cultura negra, baseado na venda comissionada dos serviços de experiências e hospedagens, tanto para clientes individuais ou para empresas. Também atua com a venda de consultorias e treinamentos B2B. Acessar site da Diaspora.Black > EZ Travel Ajuda empresas de turismo, entretenimento e lazer a aceitar reservas online, cuidando de todo o processo de pagamento, confirmação e gestão das reservas. Com uma solução na nuvem, os prestadores desse tipo de serviço podem gerenciar online suas reservas reduzindo trabalho manual. Acessar site da EZ Travel >
A pandemia do novo Coronavírus fez com que os pequenos negócios buscassem soluções inovadoras para resolver os desafios que surgiram nesse momento de crise. Em especial, a rotina do aprendizado presencial mudou radicalmente, e pequenos negócios educacionais estão se reinventando e migrando para o mundo digital. A intenção é a de continuar promovendo ou até de ampliar a qualidade da aprendizagem em todos os sentidos. A atitude inovadora de aprender a distância é um desafio e, em momentos de crise, sabemos que usar de mecanismos tecnológicos e conteúdos atrativos de aprendizagem coletiva e com geração de impacto social, faz um diferencial e tanto! O Sebrae, que tem apoiado os pequenos negócios há mais de 40 anos, está promovendo uma série de iniciativas para ajudar as micro e pequenas empresas a atravessar essa crise. Com esse intuito, selecionamos 6 soluções de startups de Ensino a Distância (EAD) que podem ajudar a reduzir os impactos causados pela pandemia.
Todo empresário sabe que cada passo de um negócio precisa ser cuidadosamente planejado. Da ideia até a comercialização, existem várias etapas que podem contribuir para o sucesso da empresa. Para aproveitar as oportunidades do mercado, deve-se criar soluções exclusivas, com a personalidade do negócio e, acima de tudo, inovadoras!
O Instagram é a rede social de maior engajamento de marcas na internet, e saber utilizar bem o que essa plataforma oferece é essencial para os pequenos negócios prosperarem, principalmente em períodos de crise como os que estamos vivendo. Pensando nisso, o Sebrae Tocantins disponibilizou um e-book de leitura fácil e rápida, que dá dicas preciosas de como se utilizar das funcionalidades do Instagram para potencializar seus negócios. Leia o E-book “Insira sua empresa no mundo digital! Instagram” (em PDF) > Foto de NeONBRAND no Unsplash.
No contexto da transformação digital, uma série de ferramentas vem sendo criada para facilitar o nosso dia a dia. Para ajudar o micro e pequeno empreendedor, separamos alguns aplicativos grátis que podem ser úteis para acelerar e otimizar o seu fluxo de trabalho. Conheça abaixo quatro aplicativos grátis para ajudar o MEI. 1) Trello Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil organizar nossas demandas e lembrar todas as tarefas que ainda faltam ser realizadas. Criado para ajudar os usuários a automatizar as rotinas de trabalho, o Trello é um dos excelentes aplicativos grátis para gerenciar tarefas. A plataforma é bastante utilizada nas empresas de todos os portes para coordenar os procedimentos diários, estabelecer objetivos para a companhia e até mesmo distribuir as atividades entre colaboradores e fornecedores. O aplicativo é bastante dinâmico e funcional, permitindo diversas personalizações de acordo com a necessidade do usuário. É possível acessá-lo pelo computador ou através do aplicativo próprio para smartphones (Android e iOS). Com o Trello você pode: organizar atividades do trabalho; planejar sua viagem de negócios; guardar documentos importantes; delegar tarefas para outras pessoas. O Trello também pode ser muito útil para coordenar trabalhos em equipe. Os “Quadros” podem ser compartilhados com qualquer pessoa que tenha um cadastro, sendo possível atribuir a responsabilidade de uma tarefa a ela. Um exemplo é a possibilidade de determinar as funções de cada membro da equipe de trabalho ao marcá-lo em um “Cartão” diferente, de modo que todas as pessoas daquele “Quadro” fiquem cientes do que cada um está fazendo no momento – é um ótimo jeito de monitorar o trabalho que todos estão realizando. 2) Google Drive O Google Drive pode ser uma mão na roda quando o assunto é armazenamento de dados e arquivos. O programa serve para guardar documentos de forma virtual, sem precisar de um dispositivo físico (como pendrive ou HD externo) para acessar seus documentos em outros aparelhos. O serviço utiliza a tecnologia de cloud storage (armazenamento na nuvem) para guardar os dados do usuário. Com isso o risco de perder arquivos importantes é reduzido, pois, caso seu computador ou dispositivo de armazenamento externo estrague, suas informações estarão seguras nos servidores do Google Drive. Você pode criar arquivos de texto, planilhas e apresentações de slides pelo próprio smartphone, usando os aplicativos grátis que serão automaticamente sincronizados com a sua conta Google. É claro que ele não poderia ficar de fora da nossa lista de aplicativos grátis que ajudam o MEI a otimizar o tempo e ser mais produtivo. 3) Qipu Sabemos que, além do gerenciamento das tarefas diárias, o MEI também pode ter algumas dificuldade para controlar as finanças pessoais e da empresa. O aplicativo Qipu para smartphones unifica o faturamento e as despesas do MEI, facilitando o controle financeiro de uma forma mais objetiva e organizada. O aplicativo ainda permite escanear e guardar os comprovantes das despesas do microempreendedor, gerar guias de DAS e emitir notas fiscais eletrônicas de serviço, deixando sua empresa regularizada na Receita Federal e garantindo os benefícios previdenciários. Esses são somente alguns exemplos dos recursos gratuitos. O Qipu ainda oferece uma série de serviços pagos de assessoria contábil. 4) LinkedIn O LinkedIn alcançou um marco ao lançar uma rede social exclusiva para o uso profissional. Hoje conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. A plataforma impactou bastante a busca e o recrutamento de funcionários, aumentando a rapidez e a assertividade nos contatos profissionais, se tornando uma das melhores e mais amplas ferramentas para networking. Entre as vantagens do LinkedIn está a de encontrar informação sobre profissionais para buscar potenciais parcerias, fornecedores e até mesmo clientes. Também ajuda a conhecer novas referências do mercado e tendências para mapear o cenário e encontrar as soluções para os desafios que você está enfrentando na sua empresa. Já conhece a ferramenta Sebrae Canvas? Com ela, você desenvolve suas ideias de negócio ou até mesmo repensa um modelo de negócio já existente. Acesse agora e aproveite! Ter ideias criativas e inovar na prática é um desafio constante, mas que vale a pena para transformar sua empresa e alavancar sua marca. Saiba como aqui. Conheça o Planeja Fácil. Ele te ajuda a descobrir que atitudes tomar para fazer o seu negócio avançar.
Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores. O aumento significativo de resíduos, nos seus diferentes estados (sólidos, líquidos e gasosos) e os indesejáveis efeitos no meio ambiente têm elevado o custo de tratamento desses elementos. O descarte incorreto do lixo urbano também gera graves efeitos nocivos ao planeta. Assim, reduzir, reutilizar e reciclar são condições essenciais para garantir processos mais econômicos e ambientalmente sustentáveis, nas cidades e no campo. A base do conceito de sustentabilidade do mundo moderno é transformar resíduos e dejetos em coprodutos – produzindo mais com menos e com menor impacto ambiental. Isso significa produzir de forma mais eficiente, com a utilização racional das matérias-primas, água e energia. O mesmo conceito pode ser aplicado na produção agropecuária e agroextrativista, na medida em que esses processos produtivos devem ser gerenciados com maior eficiência, aliando racionalidade econômica a soluções locais e tecnologias adequadas para o manejo dos recursos ambientais. Diminuir custos e impactos ambientais Para muitas propriedades rurais, transformar os resíduos em energia elétrica e calor é uma solução necessária para o suporte delas, assim como para o desenvolvimento de novas atividades produtivas. Sustentabilidade significa diminuir custos no processo de produção, minimizar os impactos ambientais e agregar valor à produção ou, ainda, dar condições de desenvolvimento para as pequenas comunidades rurais mais isoladas. Tecnologias para pequenos As tecnologias mais acessíveis para transformar os resíduos e dejetos em energia são: gaseificação: a quente (gaseificadores) e anaeróbica (biodigestores); compactação de resíduos (produção de briquetes). Os produtos energéticos derivados desses processos – gás, biogás e briquetes – substituem os combustíveis de origem fóssil com vantagens econômicas (menor preço de insumos), apresentam baixa emissão de gases de efeito estufa, reduzem os impactos ambientais em solo e água e podem suprir as necessidades de energia de uma pequena propriedade rural. Saiba mais sobre resíduos: EcoD Portal das Energias Renováveis
O design thinking ajuda na imersão e na criação de projetos mais coesos e de melhor qualidade. Veja no infográfico a seguir o que é e como aplicar este método ao universo empresarial. Fontes http://finance.yahoo.com/echarts?s=AAPL+Interactive http://designthinkingbook.co.uk http://www.ssireview.org/articles/entry/design_thinking_for_social_innovation Faça o curso online e gratuito "Design na empresa"
A prestação de serviços lida diretamente com preferências, sensações e experiências – positivas ou negativas. Portanto, os gestores e proprietários de meios de hospedagem precisam sempre estar atentos ao mercado e aos feedbacks dos clientes. Com a ajuda de um designer e por meio de estudos personalizados, pode-se alcançar a excelência oferecendo um atendimento primoroso e conforto. Para conquistar relevância e respeitabilidade deve-se cultivar uma boa imagem, criar uma marca memorável e valorizar a cultura local, gerando assim uma interação agradável com os hóspedes. Para te ajudar nessa missão, criamos um infográfico com alguns pontos-chave a serem trabalhados sob a ótica do design para aperfeiçoar os meios de hospedagem, aumentando a competitividade do negócio.
Quer começar ou aumentar as vendas pela internet? Você, que é dono de um pequeno negócio, como padaria, confeitaria, restaurante, minimercado, pet shop, loja de roupa, clínica de fisioterapia etc., e não vende online ou já vende, mas não sabe como acelerar suas vendas pela internet, está convidado para participar do Up Digital Sebrae! Seja visto na internet e acelere seu negócio. Por que participar do Up Digital Sebrae? O que é o Up Digital Sebrae? O Up Digital Sebrae é uma jornada online ágil, de dez dias, com três encontros virtuais. São grupos fechados de até dez empresários em um ambiente de compartilhamento de práticas, acompanhados por especialistas. Participe. Impulsione o seu negócio no mundo digital!
O Sebrae fechou uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem como objetivo fomentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios agrícolas. O projeto intitulado “Produtos Agroalimentares Diferenciados” ou PADs, vai dar maior visibilidade e incentivar o consumo de alimentos não convencionais, como orgânicos e agroecológicos (frutas, verduras e hortaliças). A parceria promove, sob a perspectiva territorial, a inteligência empresarial, a aproximação, a ampliação de mercados, a conexão entre produção, o processamento, distribuição e consumo de produtos agroalimentares diferenciados. Busca o desenvolvimento de mapa de oportunidades para inclusão socioprodutiva e valorização desses produtos diferenciados. Acesse o site notícias do programa: Notícias sobre PADs e a parceria Veja mais: Amenize problemas na produção de hortaliças durante a Covid-19 Segurança dos alimentos: sete cuidados especiais Dicas para minimizar as perdas de alimentos