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Mon Jul 04 17:43:20 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Conheça a política de vendas na Amazon

Todo e qualquer tipo de negócio na loja de vendedores parceiros da Amazon deve seguir as políticas aplicáveis

· 04/07/2022 · Atualizado em 04/07/2022
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Para que o seu negócio funcione de forma regular e alcance resultados extraordinários, ele precisa seguir determinadas normas e regras. Esses recursos são fundamentais para que todos que fazem parte do negócio tenham alinhamento padrão na rotina profissional.

Nesse sentido, a Amazon tem a sua própria política de funcionamento. Então, para que cada empreendedor consiga vender no marketplace, é necessário seguir algumas diretrizes. Por isso, antes de iniciar a publicação dos seus produtos, leia este artigo e conheça algumas das principais informações sobre as suas responsabilidades como vendedor na Amazon.

Contrato

Todos os seus produtos, quaisquer que sejam, devem seguir o contrato de vendedor. O documento contém os termos e as condições que regem o acesso e uso dos serviços. Constitui um contrato entre você, ou a empresa que você representa, e a Amazon. Leia atentamente antes de assiná-lo.

Tipos de políticas do programa

A Amazon classifica as suas políticas em gerais, propriedade intelectual, requisito de produtos e ofertas, programas opcionais e outras. Vamos entender cada uma delas?

Políticas gerais

Nessa categoria, existem oito responsabilidades que você, empresário, deve ficar atento. São elas:

Políticas de vendas e código de conduta do vendedor

São regras que devem ser obedecidas ao publicar produtos na Amazon. Ofensas e conteúdos proibidos, por exemplo, podem acarretar a suspensão da conta da Amazon.

Condições de uso

Nesse documento, a Amazon esclarece quais são as condições de utilização de recursos, produtos e serviços disponíveis . Traz, entre outras informações, funcionalidades e ferramentas disponíveis.

Diretrizes para contratar clientes

Permite que você se se comunique com os clientes da Amazon por e-mail ou no Seller Central. Mesmo quando você responde por intermédio de seu e-mail pessoal ou do e-mail da empresa, o serviço registra por um e-mail criptografado. Entre os benefícios, está o de dar mais segurança na comunicação entre cliente e vendedor.

Políticas de avaliações de produtos por clientes

O documento permite que o seu produto seja avaliado. Isso serve como parte da experiência de compra na Amazon. Essa avaliação ajuda você a entender a visão dos clientes sobre seus produtos, quais recursos ou aspectos do produto as pessoas gostam e quais áreas precisam de melhorias. Há, também, políticas específicas para proteger a autenticidade de avaliações. É importante que você, como vendedor, atenda a essas políticas e informe todas as violações que encontrar.

Monitorar o estado da sua conta

Apresenta visão geral do quanto sua conta de vendedor está de acordo com as metas de desempenho e políticas obrigatórias para vender na Amazon. É possível classificar o estado da conta, medir o índice de pedidos com problemas, monitorar a taxa de cancelamento de envios, entre outras atividades.

Parâmetros da cadeia de fornecimento

A política de programas da Amazon exige que os produtos à venda sejam fabricados e produzidos conforme os padrões da cadeia de fornecimento da empresa, o que visa garantir que todos os produtos sejam produzidos de maneira que respeite os direitos humanos e o meio ambiente e que proteja a dignidade fundamental dos trabalhadores.

Termos e condições de cobrança no momento do envio

Esse documento se refere às empresas que habilitaram a funcionalidade de cobrança no momento do envio do produto.

Diretrizes de comunicação

A política de diretrizes de comunicação tem como objetivo proteger clientes contra fraude e abuso, além de proteger você contra ações inescrupulosas de seus concorrentes. Aumentar o nível de todas as comunicações com os clientes beneficia todos os nossos parceiros de vendas, o que resulta em um site mais fortalecido.

Propriedade intelectual

Na classificação de propriedade intelectual, destacam-se:

Política antifalsificação da Amazon

Essa política preserva a autenticidade dos produtos e não permite a venda de falsificados. Ao descumpri-la, haverá perda de prerrogativas de venda, retenção de fundos e destruição de inventário em poder da Amazon.

Política de propriedade intelectual da Amazon

A Amazon não permite ofertas que violem os direitos de propriedade intelectual de marcas ou outros proprietários de direitos.

Diretrizes sobre o uso de marcas comerciais

Essas diretrizes de uso de marca se referem ao uso, de forma que seja aprovada previamente pela Amazon. Você pode conferir mais diretrizes sobre uso de marcas comerciais neste link.

Requitos de produtos e ofertas

Sobre os requisitos de produtos e ofertas, destacam-se:

Política de preço justo do site da Amazon

Os vendedores são responsáveis por definir seus próprios preços nos sites da Amazon. No entanto, a empresa monitora os preços para que não sejam abusivos nem enganem os clientes.

Política da Amazon sobre preços de referência

Em várias categorias de produtos, você tem a alternativa de fornecer um preço sugerido (por exemplo, preço de varejo sugerido pelo fabricante ou MSRP) ou um preço exibido como tachado, quando é oferecido desconto nos produtos (por exemplo, um preço de venda).

Política de criação de código ASIN

Um código ASIN é um tipo de número de catálogo interno da Amazon para seus produtos. Cada ASIN é único e está sempre associado a um determinado produto ou uma variação de produto. Para criar um código ASIN, é necessário seguir o processo descrito na ferramenta “adicionar um produto”.

Restrições de categorias, produtos e ofertas

Determinados produtos não podem ser publicados ou vendidos na Amazon, porque possuem restrições legais ou regulamentares (por exemplo, drogas ilícitas) ou porque violam outras políticas da Amazon.

Regras da página de detalhes do produto

É na página de detalhes do produto que clientes veem as primeiras informações sobre suas ofertas. As políticas existem para garantir que cada página de detalhes seja sobre apenas um único produto.

Produtos restritos

Existem algumas restrições que devem ser levadas em consideração na hora de publicar o produto para venda.

Diretrizes de produto

Fique por dentro das políticas e diretrizes para venda de produtos para maiores de 18 anos; avisos de risco de asfixia apresentados por brinquedos e/ou produtos para crianças de até 12 anos; venda de tintas ou toner e de software.

Política de combos

Vendedores podem criar combos, com diferentes mercadorias, para formar um novo produto. Seguir as políticas dessa página ajudará os clientes da Amazon a localizarem combos com mais facilidade e evitará publicações duplicadas ou quase duplicadas.

Políticas de devolução

Para garantir aos clientes uma experiência consistente, a Amazon exige que os vendedores tenham políticas de devolução tão favoráveis quanto as da Amazon.

Políticas fiscais

Conforme a política da Amazon, você, empresário, ficará responsável pela coleta e pelo pagamento de todo e qualquer tributo devido sobre suas transações. Também arcará com quaisquer outras obrigações tributárias relacionadas às transações que realizar.

Demais políticas, como envio de produtos diretos ou por terceiros, casos duplicados, programas exclusivos Amazon, personalização para vendedores e Amazon Brand Analytics, podem ser encontradas nesta página, referência para a produção deste artigo.

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