Confira dicas práticas para aproveitar as oportunidades do mercado digital e impulsionar as suas vendas.

O mundo digital está aí, e, se você quiser manter o seu negócio competitivo, precisa arregaçar as mangas e aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias estão trazendo. Mas com tantas novidades e ferramentas surgindo, é difícil saber por onde começar, não é?
Para facilitar, mapeamos os três passos básicos que você terá que percorrer para realizar a inserção digital do seu negócio de forma efetiva e impulsionar as suas vendas pela internet.
Primeiro passo: seja encontrada
A maioria dos consumidores usa a ferramenta de pesquisa do Google para encontrar produtos e serviços. Logo, se você quer ser achada pelo seu cliente, esse é o lugar perfeito. Você só precisa acessar o Google Meu Negócio, fazer o cadastro e incluir informações relevantes da sua empresa, como horário de funcionamento, telefone e endereço.
Outra forma de obter uma presença digital eficiente é através da criação de um site. Ele será seu cartão de visitas para o mundo, por isso deve ser muito bem pensado e desenvolvido. Para alcançar resultados positivos, sua página deve ser rápida e eficiente, além de ter um layout otimizado e responsivo. Assim você terá mais chance de transformar visitantes em clientes reais. Saiba como criar um site para sua empresa gratuitamente.
Segundo passo: relacione-se com seu cliente
Descubra em quais redes sociais o seu público está, quais são seus interesses e, a partir daí, crie conteúdos de valor — porque não basta encher as suas redes de posts, eles precisam oferecer algo de útil para seus seguidores. Dessa forma, você poderá desenvolver um relacionamento verdadeiro e fazer vendas conscientes. Como faço para identificar qual o cliente da empresa.
E lembre-se: a interação é fundamental. Responda os comentários feitos nas suas publicações e não deixe de usar as ferramentas disponíveis, como enquetes e caixas de perguntas, porque elas são uma ótima forma de gerar engajamento e também de obter mais informações sobre seus potenciais clientes. Aprenda a usar as redes sociais na sua empresa.
Terceiro passo: analise e otimize os seus resultados
É normal não alcançar todos os resultados esperados logo de cara. O importante é conseguir avaliar o que deu certo e se esforçar para melhorar os pontos que precisam de atenção. Para isso, você vai precisar fazer uso de métricas, mas não se preocupe, a maioria das plataformas digitais já oferece relatórios.
Então a ideia é sempre acompanhar o desempenho de todas as ações feitas, seja nas redes sociais, no seu site ou demais ferramentas e avaliar os resultados de acordo com os objetivos previamente definidos. Como mensurar resultados e saber se a estratégia de marketing vai bem.
Quer mais dicas sobre como criar uma presença digital para o seu negócio? Acesse Mercado Digital. Lá você vai encontrar conteúdos exclusivos que vão ajudar a acelerar suas vendas pela internet.
Fonte: Primeiros passos para sua empresa ter presença digital
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