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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Proposta de valor pode ajudar na fidelização de clientes

Entenda como sua empresa pode se adequar a uma proposta de valor ao cliente, privilegiando sua retenção e fidelização.

· 04/12/2017 · Atualizado em 06/10/2022
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Estratégia de marketing

Com uma concorrência cada vez mais selvagem no mercado globalizado, as empresas precisam mudar suas estratégias de vendas e de marketing para obter resultados melhores do que os seus concorrentes. 

Um caminho para isso é definir o foco no cliente e passar a ter uma orientação de marketing com o objetivo de construir um forte relacionamento com os consumidores.

As empresas que conseguem ter essa orientação estruturada em suas ações mercadológicas prosperam porque satisfazem ou excedem as expectativas do público. 

Mas não há como falar sobre estratégias de relacionamento, retenção de clientes e orientação de marketing sem conhecer a proposta de valor da empresa.

Entrega de valor

De forma bem resumida, pode-se dizer que entregar valor significa ofertar produtos ou serviços que satisfaçam verdadeiramente as necessidades dos clientes, gerando a sensação de que o investimento feito valeu a pena.

O valor para o cliente é constituído pela soma de elementos percebidos por ele, que fazem com que ele sinta que a experiência de compra foi positiva. 

Os fatores descritos a seguir são determinantes para que o consumidor tenha uma percepção de ganho com a compra realizada: 

  • Qualidade do produto ou do serviço.
  • Preço justo.
  • Condições de negociação e de pagamento.
  • Qualidade do atendimento e do tratamento recebido.
  • Prazo para entrega de produtos ou para realização de serviços.
  • Tempo gasto para obtenção da solução esperada.
  • Esforço despendido para aquisição do produto ou serviço.

Lembre-se de que exceder as expectativas dos clientes é uma forma de favorecer a percepção de valor.

Retenção de clientes

Reter clientes significa manter os consumidores comprando da sua empresa. Segundo Kotler, um guru mundial do marketing, conquistar um novo cliente pode custar de cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes.

Dicas para manter clientes:

  • Conheça-os.
  • Ouça suas queixas, expectativas e necessidades.
  • Seja rápido para solucionar problemas.
  • Mantenha um bom relacionamento com eles.
  • Promova melhorias contínuas.
  • Mantenha o foco neles.
  • Organize a empresa em função deles.
  • Valorize a satisfação deles e siga em frente.

Fidelização de clientes

Um cliente fiel é aquele que, por sentir-se satisfeito no relacionamento com o seu negócio, volta sempre à sua empresa quando precisa realizar novas compras. Além disso, há uma forte tendência de um cliente fiel mostrar-se imune às pressões da concorrência e de indicar produtos e serviços para parentes e amigos. 

Um cliente fidelizado tem maior aderência à empresa, isto é, ele pode resistir a alguns problemas que surgem, porque tem um conhecimento mais profundo sobre a organização e sabe que tudo se resolverá. Ele ainda tem segurança sobre os reais benefícios que recebe e quer continuar obtendo essas vantagens. 

Dificilmente uma empresa alcançará o sucesso de forma aleatória, sem planejamento ou organização interna. Esses métodos de gerenciamento estão ao alcance de todos, mas é preciso decidir mudar e se estruturar. 

Para promover as melhorias que sua empresa precisa, procure ajuda no Sebrae mais próximo.


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