this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Apr 29 19:15:48 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Bala de Banana

Uma iguaria única, macia e doce na medida certa, a Bala de Banana Antonina tornou conhecida nacionalmente a charmosa cidadezinha colonial do litoral do Paraná.

· 27/04/2021 · Atualizado em 29/04/2021

O calor e a umidade da região litorânea do Paraná são ideais para o cultivo da banana. Mas a cidade de Antonina se destaca não pela produção da fruta in natura, mas pelas deliciosas e tradicionais balas de banana.

Hoje, as Balas de Banana de Antonina são famosas e conhecidas no Brasil inteiro. Elas conquistaram o paladar dos brasileiros por suas características especiais: mais adocicadas, macias e de sabor único. Para muitos, saborear uma delas é como ser transportado de volta à infância nos anos 1980, quando elas começaram a ser produzidas e só eram encontradas no litoral paranaense.

E a história dessa iguaria é ainda mais antiga. Começou ainda na década de 1970, quando duas fábricas foram instaladas na cidade, incentivadas pela enorme procura que havia pelas balas do tipo “mole”. Como os produtores imaginavam, elas foram muito bem-aceitas pelos moradores da região e em pouco tempo conquistaram também os turistas.

No começo, elas eram vendidas em bancas instaladas na BR 277, mas hoje em dia o destino da maior parte da produção é a capital Curitiba. Porém, é muito comum que as pessoas procurem degustá-las na charmosa cidade histórica de Antonina, pois por lá se sentem ligadas diretamente à história e à tradição da deliciosa guloseima.

Impacto na região 

Com a popularização das balas de banana que conquistaram o paladar de brasileiros de diversas regiões, a cidade de Antonina passou a ser reconhecida nacionalmente. Depois do selo de Indicação Geográfica, tornou-se oficialmente a terra das balas de banana. Esse reconhecimento promoveu geração de empregos e renda, além de ter agregado ainda mais valor ao produto.

Onde encontrar 

A Bala de Banana é um produto legítimo de Antonina, cidade do litoral paranaense, mas hoje já pode ser encontrada em diversas outras cidades do Brasil, além de ser vendida também pela internet.

Dados técnicos 

Número: BR402019000009-7 

Indicação Geográfica: Antonina 

UF: Paraná 

Requerente: Associação dos Produtores de Bala de Banana de Antonina e Morretes Produto: Bala de banana 

Data do Registro: 29/12/2020 

Delimitação: A área geográfica delimitada para a Indicação de Procedência Antonina é composta pelo município de Antonina na íntegra.

QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO:


O conteúdo foi útil pra você?
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado