this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Apr 07 14:40:42 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Cacau

Reconhecidas no mundo todo pela alta qualidade, as amêndoas de cacau do Sul da Bahia também significam sustentabilidade.

· 08/03/2021 · Atualizado em 07/04/2021

Protagonista em obras literárias de grandes escritores, o cacau carrega em si atributos encantadores e sabores inconfundíveis. Mas esse fruto também tem características frágeis, que exigem uma combinação específica de umidade, calor e sombra para um cultivo bem-sucedido.

Trazidas das zonas equatoriais das América, as primeiras variedades de cacaueiro cultivadas na Bahia foram o Comum, o Maranhão e o Pará. O sucesso do cultivo significou prosperidade para os produtores da época. Hoje, representa a história e a tradição de uma região. Mas essa jornada não foi sem desafios!

A partir do final da década de 1980, a região entrou em crise depois que uma doença dizimou as plantações. Porém, após intenso trabalho dos produtores e entidades de apoio, o Sul da Bahia deu a volta por cima, ressurgiu e se consolidou, mais uma vez, como um centro produtor de cacau de qualidade atestada por especialistas e chocolateiros do Brasil e do mundo.

Impacto na região

A longa tradição familiar e o investimento em novas técnicas e manejo sustentável possibilitam o crescimento da produção. Com isso, a região se posiciona como um dos principais centros no mundo de produção de cacau de qualidade e impacta positivamente a vida de centenas de famílias rurais com empregos e renda.

Onde encontrar

Os produtos com o Selo da Região Sul da Bahia podem ser reconhecidos pelo mercado consumidor em sacarias e embalagens de produtos derivados de cacau, conforme normas determinadas pela Associação Cacau Sul Bahia (ACSB).

Dados Técnicos

Número: BR402014000011-5

Indicação Geográfica: Sul da Bahia

UF: Bahia

Requerente: Associação dos Produtores de Cacau do Sul da Bahia

Produto: Amêndoas de cacau

Data do Registro: 24/04/2018

Delimitação: Situada entre os paralelos 13º03’ e 18º21’ sul e os meridianos 38º51’ e 40º49’ a oeste de Greenwich, a área geográfica da Indicação de Procedência Sul da Bahia abrange os seguintes municípios: Aiquara, Alcobaça, Almadina, Apuarema, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Belmonte, Boa Nova, Buerarema, Caatiba, Camacan, Camamú, Canavieiras, Coaraci, Cravolândia, Dário Meira, Eunápolis, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandú, Gongogi, Guaratinga, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Ipiaú, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, ltamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapitanga, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Jucuruçu, Jussari, Laje, Maraú, Mascote, Mucuri, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nova Canaã, Nova Ibiá, Nova Viçosa, Pau Brasil, Piraí do Norte, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Tancredo Neves, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Taperoá, Teolândia, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Wenceslau Guimarães.

QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO: 

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado