Também conhecida pelo petróleo e gás natural, Linhares, no norte capixaba, é a terra do supercacaueiro.
A história das roças de cacau na região de Linhares, no norte do Espírito Santo, é antiga. Para lembrar o início da atividade no local, precisamos voltar ao começo do século 20, quando houve os primeiros registros de pequenas plantações.
Em 1921, foi inaugurada a Estação Experimental de Cacau, na fazenda Goytacazes. A ideia era criar uma fazenda-modelo de cultivo do cacau, que serviria como escola para os agricultores. E, a partir de então, a atividade não parou mais de se desenvolver. A cultura evoluiu rapidamente e se tornou uma âncora financeira da região.
Mas a que se deve tanta qualidade e sucesso do cacau de Linhares? O segredo está no cuidado especial da produção e do processamento das sementes do fruto.
Antes de chegar às fábricas para se tornar chocolate ou outros produtos, o cacau passa por um processo de beneficiamento com diversas fases que vão da colheita ao armazenamento. É isso que faz com que os produtores da região ofereçam amêndoas secas, livre de impurezas, com boa apresentação externa e de qualidade superior.
Veja como são necessários cuidados especiais e atenção aos mínimos detalhes. Na colheita, os talos do cacau são cortados de cima para baixo, aproveitando somente os frutos maduros, com quantidade ideal de açúcares. Os frutos são lavados, e, após sua quebra, as amêndoas são levadas para o cocho de fermentação.
Elas vão ficar por lá durante um período de cinco a sete dias. É nessa fase que começa a formação dos sabores e aromas típicos do chocolate.
E ainda não acabou. Após os processos de secagem e armazenamento, profissionais capacitados fazem a seleção e a classificação, garantindo o melhor do cacau de amêndoa.
Resistentes a epidemias devido a aprimoramentos genéticos, os cacaueiros da região produzem mais rápido e em maior quantidade, dão frutos com sementes maiores e são mais nutritivos. Não é à toa que a amêndoa do cacau de Linhares é usada na produção dos chocolates mais finos.
Impacto na região
O registro da Indicação de Procedência do cacau de Linhares determinou uma produção dentro de um padrão pré-estabelecido, resultando em um cacau de qualidade, premiado no Salão Internacional de Chocolate em Paris.
Hoje, a região de Linhares possui cerca de 20 mil hectares cultivados, em aproximadamente 600 propriedades, gerando 5 mil empregos no campo. A produção de cacau também permitiu a preservação dos remanescentes da Mata Atlântica, tendo assim grande relevância ambiental. Atualmente, o município preserva um dos maiores resquícios do bioma no Brasil.
Onde encontrar
Amêndoas secas de cacau e produtos derivados são vendidos em diversos pontos do comércio varejista de Linhares e também são facilmente encontrados à venda pela internet. Também é possível comprá-los em lojas especializadas.
Dados técnicos
Número: IG 200909
Indicação Geográfica: Linhares
UF: Espírito Santo
Requerente: Associação dos Cacauicultores de Linhares
Produto: Cacau em amêndoas
Data do Registro: 31/07/2012
Delimitação: A delimitação está compreendida no território do município de Linhares, com uma área total de 760.638 Km².
Foi um prazer te ajudar :)