O sabor tradicional da região de Alta Mogiana deu origem aos cafés especiais que conquistaram paladares no Brasil e no mundo.
Com a chegada da ferrovia e a inauguração da Estação de Franca, na década de 1890, a cafeicultura se consolidou como a principal atividade econômica da região de Alta Mogiana, no estado de São Paulo. A presença de imigrantes, nessa mesma época, era cada vez mais constante, principalmente a de italianos, que, em parceria com os maiores proprietários de terra, transformaram a região em um polo de referência e excelência de café.
Favorecida pela condição climática, a região de Alta Mogiana produz exclusivamente o grão da espécie arábica, é uma das poucas do Brasil que fornece cafés mais finos, conhecidos como “cafés de bebida mole”.
Os cafezais ficam em planaltos com serras suaves, e as temperaturas médias mensais são de 21º C no verão e 17º C no inverno, características ideais para o amadurecimento lento e uniforme do grão, que enriquecem o sabor, determinam a qualidade e fazem desse grão um dos melhores do mundo.
É assim que surge o fruto que vai proporcionar uma bebida cremosa, de aroma marcante, frutado com suaves notas de chocolate e nozes, de acidez média e equilibrada. A degustação é um deleite, o sabor tem a magnitude de prolongado retrogosto com uma doçura de caramelo com notas de chocolate amargo. Trata-se de um café encorpado, talhado para o preparo de um excelente expresso.
Os produtores de Alta Mogiana apostam em infraestrutura combinada com a tecnologia e mão de obra qualificada. Muitos optam por coletas seletivas e utilizam métodos de secagem que valorizam os grãos, tudo para continuar produzindo cafés de excelente qualidade.
Impacto na região
O café em Alta Mogiana valoriza a região, movimenta a economia e oferece diferentes experiências de degustação. Empresários e produtores locais veem na bebida uma forma de estimular o turismo na cidade, não só em torno dos estabelecimentos que servem cafés especiais como também nas fazendas produtoras, para que se possa conhecer o processo de colheita e produção.
Onde encontrar
A região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo, é a responsável por produzir o grão do café, mas, como o amor pela bebida não tem fronteiras, o produto é comercializado em todo o país e pode ser encontrado em cafeterias, feiras, lojas especializadas e supermercados.
Dados técnicos
Número: IG200703
Indicação Geográfica: Alta Mogiana
UF: São Paulo
Requerente: Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana
Produto: Café
Data do Registro: 17/09/2013
Delimitação: A região delimitada de Alta Mogiana engloba os municípios de: Altinópolis, Batatais, Buritizal, Cajuru, Cristais Paulista, Franca, Itirapina, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista.
Foi um prazer te ajudar :)