this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Apr 07 14:40:42 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Café da Região do Cerrado Mineiro

Referência de inovação e atitude, o Cerrado Mineiro é uma região que reinventou a tradição para construir um novo mundo para a cultura do café.

· 05/03/2021 · Atualizado em 07/04/2021

O Cerrado Mineiro tem uma definição perfeita de suas estações climáticas: verão quente e úmido e inverno ameno e seco. Abrangendo o noroeste do estado de Minas Gerais, é nesse cenário que se plantam cafés com identidade e atributos sensoriais exclusivos. Quem experimenta não esquece os aromas e sabores tão particulares. 

Essa foi a primeira região cafeeira reconhecida como Indicação de Procedência, em 2005. Já a Denominação de Origem foi conquistada no ano de 2013.

A procura pelo “Café de Atitude” é uma crescente tendência mundial. Isso porque o mercado está em expansão e em transformação, influenciado diretamente por novos consumidores mais exigentes e conscientes.

Por meio de novas maneiras de agir, produzir e fazer negócios, a Região do Cerrado Mineiro responde a essa demanda. Afinal, seu café é diferenciado, tem qualidade e rastreabilidade.

São muitos os cuidados especiais necessários para chegar a esse nível. Os pés de café são plantados com técnicas avançadas de cultivo, manejo e fertilização do solo. A umidade relativa do ar é mais baixa se comparada a regiões cafeeiras tradicionais. Isso resulta em uma baixa acidez e sabor achocolatado. 

E tem mais particularidades. A maior incidência solar favorece o aumento da produção e uma melhor maturação e colheita. O resultado é um café com identidade absolutamente única.

Impacto na região

Produzidos com práticas sustentáveis, os cafés da região geram desenvolvimento para 55 municípios, além de reconhecimento e valor compartilhado para os 4,5 mil produtores e parceiros. Todos os anos, 5 milhões de sacas de cafés são produzidos por meio de um processo único, tendo como base os atributos da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro, comprovados e garantidos pela qualidade e certificação de origem.

Onde encontrar

Os cafés do Cerrado Mineiro podem ser encontrados em estabelecimentos especializados e em lojas virtuais certificadas.

Dados técnicos

Número: IG201011

Indicação Geográfica: Região do Cerrado Mineiro

UF: Minas Gerais

Requerente: Federação dos Cafeicultores do Cerrado

Produto: Café verde em grão e café industrializado torrado em grão ou moído

Data do Registro: 31/12/2013

Delimitação: A região delimitada “Região do Cerrado Mineiro” é a área definida pela Portaria 165/95, de 27 de abril de 1995 do IMA, abrangendo as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e parte do Alto São Francisco e do Noroeste de Minas.

QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO: 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado