this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Apr 01 10:32:10 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Farinha de mandioca

Fruto de um saber-fazer passado por gerações, a farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul é resultante de uma produção artesanal e familiar.

· 04/03/2021 · Atualizado em 01/04/2021

Capital do Juruá. Esse é só um dos títulos que Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, ganhou. O município também é conhecido por produzir a mais apreciada e solicitada farinha de mandioca do mercado regional. De gosto inigualável, seja ela fina, grossa ou peneirada, com côco, branca, amarela e sempre crocante, é a combinação perfeita para pratos regionais como a farofa e o pirão escaldado, também está presente para acompanhar um autêntico churrasco.

A mandioca é originária da Amazônia, sendo cultivada há mais de cinco mil anos. Mas a produção da farinha só foi introduzida na região por famílias de imigrantes nordestinos, no início do século XX, antes do começo do Ciclo da Borracha, entre os anos de 1879 e 1912, muito intensificado mesmo que por pouco tempo entre 1942 e 1945.

Produzida nas farinhadas do Vale do Juruá há mais de 100 anos de forma artesanal em pequenas unidades conhecidas como casas de farinha, é um dos principais produtos agrícolas da região. O processo de fabricação é caracterizado por ser uma atividade familiar e comunitária e por ser uma herança, passada de pai para filho.

Se você ainda não conhece esse produto que é apreciado há anos pela população do local, nossa dica é que experimente e se deleite com sua crocânciae sabor inconfundíveis.

Impacto na região
O selo de Indicação Geográfica, além de conferir proteção do conhecimento tradicional, reflete a valorização e o reconhecimento dos agricultores familiares, que fizeram deste produto a sua identidade e fonte de renda.

Onde encontrar
A farinha de mandioca tradicional mesmo vem do Vale do Juruá, região que abrange os municípios de Ma^ncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. 

Se a localidade está muito fora dos seus roteiros de viagem, certamente poderá encontrar o produto em estabelecimentos especializados na sua cidade ou em empórios virtuais.

Dados Técnicos
Número: BR402015000001-0

Indicação Geográfica: Cruzeiro do Sul

UF: Acre

Requerente: Central das Cooperativas dos Produtores Familiares do Vale do Jurua´ (Central Juruá)

Produto: Farinha de mandioca

Data do Registro: 22/08/2017

Delimitação: A a´rea geogra´fica delimitada para a Indicac¸a~o de Procede^ncia Cruzeiro do Sul e´ coincidente com a a´rea da Regional Jurua´, como  é denominada administrativamente, estando localizada na regia~o oeste do estado do Acre, abrangendo os munici´pios de Ma^ncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado