this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Apr 29 19:33:44 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Goiaba

Condições únicas de solo e microclima, além das mãos abençoadas do pioneiro Iwao Yamamoto, favoreceram a produção dessas goiabas, que já conquistaram o Brasil.

· 04/03/2021 · Atualizado em 29/04/2021

Sabe aqueles encontros que parecem estar destinados a acontecer? Um deles ocorreu no norte do Paraná e rendeu excelentes frutos. Quando chegou a Carlópolis, em 1949, junto com muitos outros imigrantes japoneses, o pequeno Iwao Yamamoto, de apenas quatro anos, não poderia imaginar que faria da região uma das maiores do país em produção de frutas.

Esse pioneiro foi o responsável por levar frutos da Central de Abastecimento de São Paulo (Ceasa-SP) para tirar sementes e fazer experiências e avaliação de cultivares, buscando uma diferenciação de variedades. Dessas experiências, uma planta destacou-se pelas suas características: formação de copa e de ramos compridos e bem abertos, folhas grandes e produção de goiabas graúdas, com polpa branca.

O novo cultivar foi batizado com o nome de Iwao, em homenagem ao seu descobridor. Mas isso foi só o início. Ele passou a fazer enxertos para a multiplicação dessa genética, criando um formidável pomar com 70 pés, que entraram em produção em 1978.

E como são as frutas dessas árvores tão frondosas e cuidadosamente cultivadas? Para começar, são inteiras, limpas e com uma coloração adequada da casca da goiaba e da polpa (vermelha ou branca). Agora, só elas têm um tamanho maior, um sabor mais intenso e um visual mais atraente do que as outras.

Outro diferencial importante para a qualidade do produto é a forma de ensacamento dos frutos quando atingem de 2 a 3 cm. Essa prática elimina grande parte do uso de pesticidas e evita o surgimento de insetos e pragas.

Iwao fez história e ganhou seguidores. Roberto Tanaka, Tadashi Uto e Ioneko Endo, entre outros, começaram a trabalhar com a nova goiaba e outras variedades, construindo um polo e referência desse cultivo. Ao longo dos anos, os produtores adotaram tecnologias agrícolas mais sustentáveis, como o controle biológico de doenças e pragas.

Hoje, a goiaba de Carlópolis é reconhecida nacionalmente pela sua excepcional qualidade, resultado da combinação das condições climáticas favoráveis, solos férteis e um toque de mestre que só Iwao Yamamoto poderia dar.

 

Impacto na região

O cultivo da fruta na região vem se consolidando e atraindo cada vez mais produtores, fazendo da região de Carlópolis a maior produtora de goiabas do estado do Paraná e uma das maiores do Brasil.

A cidade é responsável por 78% da produção de goiaba no Paraná. Em 2018, o município produziu 25,6 mil toneladas da fruta, o que proporcionou um faturamento bruto de R$ 45,6 milhões aos seus produtores.

Onde encontrar

A comercialização da goiaba no mercado interno vai de vento em popa, e a fruta é enviada para as regiões de Londrina, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Nordeste, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. E seus horizontes também estão se expandindo com a exportação da fruta para a Europa.

Dados técnicos

Número: BR402015000008-8

Indicação Geográfica: Carlópolis

UF: Paraná

Requerente: Associação dos Olericultores e Fruticultores de Carlópolis

Produto: Goiaba

Data do Registro: 17/05/2016

Delimitação: Mista – A área geográfica que delimita abrange os municípios de Carlópolis e Ribeirão Claro, no estado do Paraná.

QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO:


O conteúdo foi útil pra você?
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado