this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu May 06 10:35:43 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Joias Artesanais em Prata

Uma tradição de mais de 40 anos, as joias artesanais em prata de Pirenópolis unem uma mistura de técnicas e estilos que só os artesãos de lá produzem igual

· 04/05/2021 · Atualizado em 06/05/2021

Brincos, anéis, pulseiras, colares, tornozeleiras, pingentes, braceletes, piercings, grampos para cabelo, coroas para noivas etc. A criatividade dos artesãs e artesãos de Pirenópolis é infinita, e é impossível não se apaixonar pelas joias artesanais em prata que são tão belas como a charmosa cidadezinha histórica de Goiás.

Quem vê reconhece na hora o diferencial, a qualidade e a originalidade das peças totalmente feitas à mão em prata de lei, apresentando teor de 925 a 950 de pureza. Elas são inovadoras e respeitam a identidade e estilo de cada artista, que imprime nelas as mais diversas referências e inspirações que muitas vezes incorporam aspectos regionais como cultura e vegetação. Tudo é produzido artesanalmente, incluindo fechos e tarraxas.

Todos esses elementos resultam em produtos únicos que unem técnicas indianas aplicadas com ousadia e simplicidade, misturando erudição e arte popular. É a junção de todos esses elementos que fazem as peças serem imediatamente identificadas como produtos exclusivos de Pirenópolis.

Essa alta qualidade e originalidade representam uma tradição de produção das peças que já remonta a mais de 40 anos. Tudo começou por volta de 1978, com a chegada de um grupo de artesãos à zona rural da cidade, onde criaram uma comunidade, a Cooperativa Agroartesanal Terra Nostra, e instalaram suas oficinas. Lá, eles começaram a produzir e ensinaram aos mais jovens as técnicas de ourivesaria que haviam aprendido em suas viagens pela Europa, Ásia e África.

As joias eram produzidas pelas oficinas durante o ano todo e vendidas na cidade, mas, quando chegava o verão, os artesãos saíam para vendê-las pelo litoral do Brasil e em outros países, como Espanha e Uruguai. Nas últimas décadas essas joias artesanais conquistaram o Brasil e também continuam fazendo sucesso no exterior em feiras e exposições.

Impacto na região

A cidade abriga diversos ateliês, lojas e feiras que proporcionam a dezenas de ourives a possibilidade de comercializar suas joias. Além disso, o comércio das joias em prata também acabou por impulsionar o turismo em Pirenópolis.

A conquista do selo de Indicação Geográfica valorizou ainda mais a arte joalheira e a importância da preservação dessa tradição como parte da cultura e da economia locais. Além disso, deu aos artesãos joalheiros maior visibilidade, o que fez crescer a autoestima e o desejo de melhorar ainda mais sua produção, criando peças autorais ainda mais bonitas e variadas.

Onde encontrar

As joias em prata são vendidas em dezenas de lojas de Pirenópolis e na famosa "Feira do Coreto" da cidade. As peças também podem ser encontradas à venda em diversos lugares do Brasil, como Brasília (DF), São Paulo (SP), Itacaré (BA), Maceió (AL), e do mundo, Inglaterra, Dinamarca, Espanha, Uruguai, Argentina, Portugal, entre outros países.

Dados técnicos

Número: BR4020170000083

Indicação Geográfica: Pirenópolis

UF: GO

Requerente: Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis – ACEAPP

Produto: Joias artesanais em prata

Data do Registro: 09/07/2019

Delimitação Geográfica: Limites do município de Pirenópolis/GO


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado