O mármore capixaba ocupa lugar de destaque na região de Cachoeiro do Itapemirim, ES.
Em busca do ouro, os primeiros colonos portugueses chegaram à região onde hoje se encontra Cachoeiro do Itapemirim aproximadamente em 1570. Mas tudo o que encontraram foi um território marcado por grandes disputas de terra e dominado por indígenas.
Ainda demorou cerca de 300 anos para que conseguissem descobrir as riquezas da terra: a mineração do calcário. Com a chegada dos primeiros colonos italianos, o intercâmbio entre as culturas propiciou o beneficiamento do mármore, dando origem à primeira marmoraria da região, no ano de 1930. A bagagem cultural desses povos, assim, tornou-se parte do crescimento da mineração na localidade.
As formações rochosas da região fazem parte do visual estético e engrandecedor do Espírito Santo. Os contornos da serra começam e se entrelaçam desde os limites do Rio de Janeiro até a Bahia. Em Cachoeiro do Itapemirim, particularmente, a paisagem muda e encanta. O mármore branco faz contraste natural com outras colorações de pedra, como o granito.
Em estado de pureza, o mármore é de cor branca, podendo apresentar uma ampla faixa de cores. De Vargem Alta a Cachoeiro do Itapemirim, os mármores afloram continuamente, numa camada espessa e densa, constituindo um maciço de cerca de 20×8 km. O interesse dos mercados pela beleza do mármore branco alvo, caramelo e chocolate caracteriza o seu grande valor mineral.
Com a introdução de novas técnicas de extração e beneficiamento, o mármore produzido em Cachoeiro de Itapemirim conquistou um grau de qualidade e beleza comparável às melhores pedras do gênero, encontradas no mercado internacional. Graças a sua qualidade única, compradores de todo o país têm a certeza de estarem adquirindo excelentes produtos.
Impacto na região
O mármore capixaba deu destaque à região, movimentando a economia do estado e principalmente a local, alavancando o desenvolvimento cultural, arquitetônico e turístico. A evolução dos setores de exploração e beneficiamento de mármores e granitos, a sua produção e comercialização nacional e internacional transformaram Cachoeiro do Itapemirim no centro mais importante do país, sendo considerada a maior vitrine de negócios do setor de rochas ornamentais.
Atualmente, o setor mineral é a fonte principal da economia do município, que começa na extração de blocos e segue com serrarias, beneficiamento, talha-blocos, cal, moagem do calcário, insumos, máquinas e tudo mais que for necessário para atender ao segmento.
Onde encontrar
O prestigioso mármore capixaba é encontrado no sul do estado do Espírito Santo e faz contraste natural com outras colorações de pedra, como o granito. Mas o produto é comercializado por todo o país e pode ser encontrado nas melhores lojas do ramo.
Dados técnicos
Número: IG201007
Indicação Geográfica: Cachoeiro de Itapemirim
UF: Espírito Santo
Requerente: Centro Tecnológico do Mármore e Granito
Produto: Mármore
Data do Registro: 29/05/2012
Delimitação: A delimitação da área corresponde aos limites dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta, somando uma área de 1.291,529 Km².
Foi um prazer te ajudar :)