this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Tue Apr 20 16:38:15 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Mel de Abelha de Ortigueira

A busca por alta qualidade gerou um mel único, reconhecido e com o selo de Denominação de Origem (DO).

· 04/03/2021 · Atualizado em 20/04/2021

Com verão fresco e um friozinho gostoso no inverno, não é só o clima que causa uma doce impressão a quem visita Ortigueira, no Paraná. A cidade também é conhecida por produzir um mel considerado único e um dos melhores do país.

A tradição é antiga e começou ainda na primeira metade do século passado. Mas, até a década de 1960, o mel era produzido apenas para o consumo próprio dos moradores da região e era conhecido como o “açúcar que o povo tinha”, também usado para engorda de gado.

A história mudou a partir dos anos 1970, quando a família Kalçoviski começou a produzir o mel também para a venda. A cada ano, a atividade foi atraindo mais produtores, e a experiência foi sendo passada para as novas gerações, que aprimoraram as técnicas e atingiram uma qualidade cada vez maior.

Com a criação da Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel) em 1984, a produção se profissionalizou ainda mais, e o mel chegou às elogiadas características que tem hoje: um líquido doce, viscoso e nutritivo, com carboidratos, aminoácidos, enzimas, além de diversos outros compostos. Por isso, desde 1999, Ortigueira mantém uma posição de destaque no ranking da apicultura e é considerada referência nacional.

Além dos cuidados especiais de produção, o mel da região é único, pois suas características como cor, viscosidade, propriedades higroscópicas e pH são determinadas pela sua origem botânica, por causa da vegetação do local. Um detalhe importante é que a cidade guarda uma das maiores reservas remanescentes de Mata Atlântica do Paraná.

Assim, o mel monofloral é feito do néctar das principais flores da região como a do capixingui, eucalipto, assa-peixe, canela, maria-mole, gurucaia, aroeira, vassourinha, gabiroba e angico. Já o mel silvestre, ou polifloral, como também é chamado, é a mistura de vários néctares, extraído pelas abelhas de diversas outras espécies que florescem em Ortigueira.

Impacto na região

A Apomel fortaleceu as atividades de aprendizagem, pesquisa, inovação na produção, integração da cadeia produtiva e mapeamento de toda a rede apícola. A associação ainda conquistou um marco: a criação de uma Unidade de Beneficiamento de Mel e do Centro de Transferência de Tecnologia Apícola.

Onde encontrar

Você pode encontrar o mel da Apomel no próprio endereço da associação: BR 376, km 354 – Rodovia do Café | Cidade: Ortigueira/PR | CEP: 84.350-000. Ou pedir informações sobre pelo telefone: +55 (42) 9 8828-4851 ou e-mail: apomelcooramel@gmail.com

Dados técnicos

Número: BR412013000002-0

Indicação Geográfica: Ortigueira

UF: Paraná

Requerente: Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel)

Produto: mel de abelha

Data do Registro: 01/09/2015

Delimitação: a área é delimitada pela extensão territorial do município de Ortigueira, região Centro-Oeste do estado do Paraná.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado