A busca por alta qualidade gerou um mel único, reconhecido e com o selo de Denominação de Origem (DO).
Com verão fresco e um friozinho gostoso no inverno, não é só o clima que causa uma doce impressão a quem visita Ortigueira, no Paraná. A cidade também é conhecida por produzir um mel considerado único e um dos melhores do país.
A tradição é antiga e começou ainda na primeira metade do século passado. Mas, até a década de 1960, o mel era produzido apenas para o consumo próprio dos moradores da região e era conhecido como o “açúcar que o povo tinha”, também usado para engorda de gado.
A história mudou a partir dos anos 1970, quando a família Kalçoviski começou a produzir o mel também para a venda. A cada ano, a atividade foi atraindo mais produtores, e a experiência foi sendo passada para as novas gerações, que aprimoraram as técnicas e atingiram uma qualidade cada vez maior.
Com a criação da Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel) em 1984, a produção se profissionalizou ainda mais, e o mel chegou às elogiadas características que tem hoje: um líquido doce, viscoso e nutritivo, com carboidratos, aminoácidos, enzimas, além de diversos outros compostos. Por isso, desde 1999, Ortigueira mantém uma posição de destaque no ranking da apicultura e é considerada referência nacional.
Além dos cuidados especiais de produção, o mel da região é único, pois suas características como cor, viscosidade, propriedades higroscópicas e pH são determinadas pela sua origem botânica, por causa da vegetação do local. Um detalhe importante é que a cidade guarda uma das maiores reservas remanescentes de Mata Atlântica do Paraná.
Assim, o mel monofloral é feito do néctar das principais flores da região como a do capixingui, eucalipto, assa-peixe, canela, maria-mole, gurucaia, aroeira, vassourinha, gabiroba e angico. Já o mel silvestre, ou polifloral, como também é chamado, é a mistura de vários néctares, extraído pelas abelhas de diversas outras espécies que florescem em Ortigueira.
Impacto na região
A Apomel fortaleceu as atividades de aprendizagem, pesquisa, inovação na produção, integração da cadeia produtiva e mapeamento de toda a rede apícola. A associação ainda conquistou um marco: a criação de uma Unidade de Beneficiamento de Mel e do Centro de Transferência de Tecnologia Apícola.
Onde encontrar
Você pode encontrar o mel da Apomel no próprio endereço da associação: BR 376, km 354 – Rodovia do Café | Cidade: Ortigueira/PR | CEP: 84.350-000. Ou pedir informações sobre pelo telefone: +55 (42) 9 8828-4851 ou e-mail: apomelcooramel@gmail.com
Dados técnicos
Número: BR412013000002-0
Indicação Geográfica: Ortigueira
UF: Paraná
Requerente: Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel)
Produto: mel de abelha
Data do Registro: 01/09/2015
Delimitação: a área é delimitada pela extensão territorial do município de Ortigueira, região Centro-Oeste do estado do Paraná.
Foi um prazer te ajudar :)