this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Apr 29 19:20:51 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Melado batido e melado escorrido

A cor e o sabor diferenciados fazem da doçura do melado da cidade de Capanema (PR) um sabor único e marcante que não tem igual em qualquer outro lugar do mundo.

· 20/04/2021 · Atualizado em 29/04/2021

A doçura e o sabor são incomparáveis. Por isso, todos os que provam percebem a diferença do melado produzido em Capanema (PR), a encantadora cidade paranaense banhada pelo Rio Iguaçu e rodeada pela beleza e biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.

Essa paisagem, que parece o cenário de um filme, está diretamente relacionada à qualidade do Melado de Capanema, que ultrapassou os limites do Estado do Paraná e conquistou apreciadores em diversas regiões. Por que o produto de lá é tão especial? A resposta é uma combinação de fatores que dão à cana-de-açúcar produzida por lá um teor maior de sacarose. Ou seja, esse melado tão especial só pode ser encontrado na região pela combinação entre a temperatura mais alta, o clima seco e o tipo de solo de lá.

O resultado é o melado com sabor e coloração diferenciados. Por ser branquinho, ele ficou conhecido como “Mel de Cana-de-Açúcar”. E não foi de um dia para o outro que os produtores chegaram a esse produto tão especial e reconhecido por sua qualidade.

A história da produção começou na década de 1980, quando os moradores da região decidiram resgatar a tradição que havia se perdido no tempo.

Na época, o melado era batido à mão em cochos de madeira, até que um dos produtores, Aquiles Calegari, desenvolveu um sistema rústico a motor para processar o caldo da cana. Depois de batido, os produtores se reuniam em volta do tacho com pedaços de casca de cana para raspar o fundo do recipiente e se deliciarem com a doçura do melado. 

Com o passar do tempo, a atividade se profissionalizou e hoje o produto é reconhecido nacionalmente pela qualidade e sabor. 

Impacto na região

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, a região produz, em média, 400 toneladas por ano. As cooperativas e nove indústrias de médio porte de Capanema são responsáveis por cerca de 200 empregos diretos. A conquista do selo de Indicação Geográfica incentivou ainda mais os produtores locais, que já pensam em aumentar a produção e abrir novos mercados.

Onde encontrar

Associação de Turismo Doce Iguassu
Av. Ubirata, s/n. CEP: 85.760-000 – Parque de Exposições
Capanema/PR (46) 99975-7909 Adriano (46) 98813-5848 Itamar - itaschuck321@gmail.com 

Dados técnicos

Número: BR402019000009-7

Indicação Geográfica: Capanema

UF: Paraná

Requerente: Associação de Turismo Doce Iguassu

Produto: Melado batido e melado escorrido

Data do Registro: 17/12/2019

Delimitação: Integralmente localizada no município de Capanema no estado do Paraná, o qual possui as seguintes delimitações: ao norte com os municípios de Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Céu Azul e Capitão Leônidas Marques, com as quais faz divisa pelo Rio Iguaçu; ao sul com o município de Planalto com o qual possui divisa seca e divisa pelo Rio Lajeado Liso; a leste com o município de Realeza com o qual faz divisa pelo Rio Capanema; a oeste com o município de Comandante Andresito da Província de Misiones, Argentina, com o qual faz divisa pelo Rio Santo Antonio, fechando assim o perímetro com uma área total de 419,403 km2.

QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO:


O conteúdo foi útil pra você?
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado