this is an h1

this is an h2

Mon Nov 29 13:17:57 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Opalas preciosas e joias artesanais de opalas

A indecifrável pedra que dizem trazer boa fortuna se transforma em joias únicas nas mãos dos artesãos da região.

· 05/03/2021 · Atualizado em 29/11/2021
Imagem de destaque do artigo

Uma rocha que parece ter vindo de outro mundo. É assim que muita gente poderia descrever a opala. Além de ser reconhecida por sua forte energia, ela tem um jogo de cores bastante peculiar, como se tivessem aprisionado um arco-íris dentro de uma pedra.

E as histórias de sua descoberta só aumentam o mistério em torno dessa preciosidade. Há quem diga que um agricultor a encontrou pela primeira vez ao arrancar um pé de mandioca. Outros contam que um caçador a retirou de dentro da toca de um tatupeba. Sem falar no mito do morador da cidade que passou a usar roupas enfeitadas com botões de opala.

Para além das lendas, a verdade é que elas se tornam belas gemas multicoloridas nas mãos dos habilidosos lapidadores da região. Os artesãos, por sua vez, desenvolvem designs próprios, criando uma identidade artística e valorização das suas joias, em forma de colares, pingentes, brincos, anéis.

Essas pedras enigmáticas colocaram a pequena cidade de Pedro II, no Piauí, no coração da rota da mineração, dando início à exploração de jazidas na região na década de 1960. A exploração decaiu 20 anos depois, mas permaneceram as joalherias típicas da região, com estruturas próprias de lapidação e de fundição. 

Bom mesmo para conhecer as belezas singulares da opala é o Festival de Inverno de Pedro II, um dos maiores eventos do estado, no qual as opalas preciosas e as joias artesanais são a grande e brilhante estrela.

Impacto na região

A cidade de Pedro II é responsável por praticamente 100% da produção de joias artesanais de opalas do Piauí, constituindo a principal atividade econômica da cidade. Estimativas recentes indicam que o mercado local chega movimentar até R$ 70 mil por mês.

Onde encontrar

As peças e joias feitas em Pedro II podem ser comercializadas por todo o Brasil. Mas, para encontrá-las com mais comodidade, sem precisar ir até a região de Pedro II, você pode procurar as melhores joalherias da sua região, além das lojas virtuais especializadas.

Dados técnicos

Número: IG201014

Indicação Geográfica: Pedro II

UF: Piauí

Requerente: Conselho da União das Associações e Cooperativas de Garimpeiros, Produtores, Lapidários e Joalheiros de Gemas de Opalas e de Joias Artesanais de Opalas de Pedro II

Produto: Opalas preciosas e joias artesanais de opalas de Pedro II

Data do Registro: 03/04/2012

Delimitação: A área compreende o município de Pedro II.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora