this is an h1

this is an h2

Mon Mar 29 11:50:53 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Própolis vermelha

Nos Manguezais de Alagoas, uma planta conhecida como rabo-de-bugio produz substância resinosa vermelha, retirada do seu caule pelas patas das abelhas.

· 04/03/2021 · Atualizado em 29/03/2021

 

Desde a década de 1990, as propriedades da própolis vermelha dos Manguezais de Alagoas começaram a ganhar destaque nas bancadas científicas do Brasil, aumentando também o interesse das pessoas pelo produto. Mas por que ele só existe na região? Porque para produzi-lo as abelhas retiram uma resina vermelha do caule de uma planta nativa que só existe no litoral alagoano: a Dalbergia ecastophyllum, também conhecida como rabo-de-bugio.

O que faz da própolis vermelha um produto tão único e benéfico é seu alto teor de compostos fenólicos, especificamente isoflavonóides, que nunca foram encontrados em nenhum outro tipo de própolis. O combate ao colesterol, a prevenção da osteoporose e de doenças cardiovasculares são apenas alguns benefícios comprovados do consumo do produto.

A própolis vermelha também é indicada para dermatites, ferimentos, inflamações e infecções. Além disso, é utilizada para a fabricação de pasta de dente, solução de bochecho, balas, entre outros itens.

Com o aumento do interesse pelo produto, a apicultura ganhou destaque entre as atividades sustentáveis da população das zonas costeiras e ribeirinhas de Alagoas. Além de gerar renda e desenvolvimento socioeconômico regional, a criação de abelhas favorece o equilíbrio biológico dos ecossistemas, através da polinização, minimizando o impacto ambiental.

Por isso, para fortalecer a atividade, a União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas foi criada em 2010, contribuindo para a proteção e gestão desse importante patrimônio, que é a Denominação de Origem do própolis vermelho.

 

Impacto na região

O acompanhamento técnico para o aumento da produção, as ações trabalhadas coletivamente e o uso de ferramentas gerenciais possibilitaram a ampliação do comércio da própolis vermelha. Além disso, a região dos Manguezais de Alagoas representa um ecossistema fundamental para a estabilidade da geomorfologia costeira, a conservação da biodiversidade e a manutenção de amplos recursos pesqueiros. Trata-se de um patrimônio ambiental, cultural, econômico e social de alta relevância.

Onde encontrar

A própolis vermelha pode ser encontrada facilmente à venda pela internet, além de estar disponível em lojas especializadas em produtos naturais de todo o Brasil.

Dados técnicos

Número: IG201101

Indicação Geográfica: Manguezais de Alagoas

UF: Alagoas

Requerente: União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas

Produto: Própolis vermelha e extrato de própolis vermelha

Data do Registro: 17/07/2012

Delimitação: A área geográfica localiza-se nos municípios do litoral e complexo estuarino-lagunar do estado de Alagoas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora