this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Apr 29 19:24:03 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Queijo

Formada por imigrantes alemães, a Colônia Witmarsum é uma área rural paranaense autêntica. Terra do leite e do queijo, também tem boa comida e hospitalidade.

· 04/03/2021 · Atualizado em 29/04/2021

Quando os alemães menonitas chegaram ao município de Palmeira, no Paraná, eles já viviam havia 21 anos no Brasil, depois de terem deixado a Europa para se instalarem no município de Witmarsum, em Santa Catarina em 1930. Daí vem o nome da colônia que fundaram em 1951 na cidade paranaense, onde, desde a chegada, começaram a se dedicar a atividades agropecuárias, principalmente à pecuária leiteira.

A paixão e a dedicação aos laticínios foi tão grande que não demorou para que começasse a produção de queijos, nata e manteiga, que logo passaram a vender na região, onde encontraram também grande procura pelo leite in natura. Assim, apenas dez anos após a instalação da colônia na cidade, em 1961, foi criada a primeira usina para processamento de leite.

Fresco no verão e com friozinho no inverno, o clima da região favoreceu a incorporação dos produtos à cultura culinária local. As condições naturais também contribuem para a produção de leite de alta qualidade. E sabe no que isso resulta? Em queijos finos e outros laticínios de qualidade superior.

Além das características únicas relacionadas à paisagem e ao clima da região, o sabor especial e diferenciado também está relacionado às raças holandesa e pardo-suíça das vacas que produzem o leite. Por isso, o queijo tem uma massa amarelada semimole, fechada, podendo ocorrer pequenas olhaduras. Por fora, a gente nota uma casca de cor amarela intensa, por causa do tratamento de urucum.

Dos 25 mil litros de leite processados diariamente, quase metade é destinada à produção de queijos finos. Eles são frequentemente recomendados em jornais especializados e feiras gourmet, pelos sabores diferenciados e pelo histórico especial de produção que alia história, tradição e alta qualidade.

A cada dia conquistando o paladar de mais pessoas, atualmente das 25 toneladas de queijo produzidas por mês, 70% são vendidos no Paraná e o restante é distribuído entre os outros estados. Os produtos já se tornaram conhecidos nacionalmente e concorrem, de igual para igual, com marcas importadas de países com séculos de tradição na produção de queijos como Brie e Camembert.

 

Impacto na região

Com a criação da Cooperativa Agroindustrial Witmarsum, a colônia passou a buscar um padrão de qualidade cada vez mais elevado para produzir os queijos diferenciados. A cooperativa industrializou a produção, além de fornecer o excedente de leite para empresas de alimentos. Assim, a fabricação dos queijos finos vem, desde 2002, agregando valor à produção dos agricultores familiares, perpetuando as receitas criadas originalmente por um mestre queijeiro suíço e atendendo a consumidores cada vez mais exigentes.

Onde encontrar

O centro de informações turísticas da região é também a loja oficial de revenda dos queijos finos da Cooperativa Witmarsum. A loja fica aberta todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, e o horário de atendimento é das 8h às 17h30. Ao todo são produzidos 11 tipos diferentes de queijos, encontrados na loja oficial de revenda.

Dados técnicos

Número: BR402015000010-0

Indicação Geográfica: Colônia Witmarsum

UF: Paraná

Requerente: Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda.

Produto: Queijo

Data do Registro: 24/04/2018

Delimitação: A Colônia Witmarsum corresponde à delimitação da antiga Fazenda da Cancela no município de Palmeira no estado do Paraná. A Colônia Witmarsum se encontra na parte oriental do segundo planalto paranaense, não muito distante da escarpa conhecida regionalmente pela denominação Serrinha, Serra do Purunã e Serra das Almas. A Colônia é cortada pela Rodovia do Café (BR 376) e a BR 277 está à margem direita, entre os quilômetros 50 e 60. É constituída por um território de 7.800 hectares. Em uma latitude 25º25’46” sul e a uma longitude 50º00’23” oeste, e altitude de 865 metros.

 QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO:


O conteúdo foi útil pra você?
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado