this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Tue Apr 20 16:34:16 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Queijo de Canastra

O paladar inconfundível do Canastra, conquistado gota a gota, do pingo que escorre do queijo fresco.

· 04/03/2021 · Atualizado em 20/04/2021

No começo, o queijo era feito só para o sustento dos próprios produtores e suas famílias. Mas aos poucos ele começou a ganhar fama, sendo requisitado nos vilarejos de toda a região da Serra da Canastra e em outros lugares das Minas Gerais e do Brasil.

Mas tinha um detalhe, que fez toda a diferença. Para não amassar, o produto só podia viajar com mais de 30 dias de cura, ficando mais firme e amarelado. É por isso que o tradicional Queijo da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e ser macio e saboroso por dentro.

O sabor diferenciado tem origem na ordenha. O leite vem de vacas que nascem e vivem livres no campo, se alimentando de pastagem natural. E só se usa leite cru, nada de pasteurizado! O paladar inconfundível do Canastra, conquistado gota a gota, depende do pingo, que é o soro que escorre do queijo fresco e é misturado ao leite da produção do dia seguinte. Essa combinação é que dá textura, aroma e sabor ao tradicional queijo. É assim que ele ganha a sua identidade.

O Queijo da Canastra é ótimo para acompanhar um cafezinho coado na hora ou uma deliciosa goiabada cascão. Seu sabor marcante também é perfeito para uso na gastronomia, na elaboração de pratos diversos e para ser harmonizado com vinhos e cervejas especiais.

E sabe do melhor? Ele é um alimento vivo, então você pode continuar o processo de maturação em casa e ter um produto que também acaba sendo um pouco seu. É só deixá-lo em um local fresco e arejado, lavar a cada três ou quatro dias e não se esquecer de virar diariamente.

Impacto na região

A produção do queijo é de expressiva importância para a região, tanto econômica, uma vez que constitui a única fonte de renda para vários agricultores, quanto cultural, já que o reconhecimento do queijo artesanal é aquele de uma tradição passada de geração a geração. Além disso, é considerado um produto diferenciado, cobiçado por consumidores e chefs de todo o país.

Onde encontrar

Para ser autêntico, o Queijo da Canastra precisa ser feito em um destes sete municípios mineiros: São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi, cidades que formam a área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra.

Mas, se você não puder ir até lá, a dica é procurar os queijos em lojas virtuais de produtores certificados ou em lojas e mercados especializados do ramo.

QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO: 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado