O queijo do Serro consagrou-se como símbolo de representação de identidade cultural por seu peculiar sabor e modo de produção.
Serro, em Minas Gerais, guarda muitos tesouros. Para além da excepcionalidade do conjunto arquitetônico do centro da cidade e da histórica produção de ouro e diamante, é parada obrigatória no meio da Estrada Real para experimentar a especialidade mais mineira que existe: o saboroso queijo de Serro.
A história do município é igual à de muitas outras do Brasil colonial. A região teve a tradição da produção do queijo introduzida pelos colonizadores portugueses, há mais de dois séculos, quando se formaram as primeiras fazendas de gado para dar suporte à promissora exploração de metais preciosos.
Mas nenhuma outra conseguiu produzir um queijo tão especial, de características únicas. A iguaria é resultado de um processo artesanal de produção que conta com um conjunto de fatores (como solo, relevo, clima e vegetação) que contribui para a perfeita fermentação do produto, o que proporciona seu sabor inigualável.
O seu visual já aguça o paladar. Pela casca branca e lisa, que forma uma leve crosta amarelada após a cura, é possível sentir na boca o gosto mais salgado e azedo e já imaginar uma fatia de goiabada ou um cafezinho de acompanhamento.
Uma delícia dessas garantiu dinheiro para a cidade, por sua qualidade e seu volume de vendas. É preciso lembrar que o queijo é mais que um bom produto, é uma herança passada de pai para filho. Produzir um bom queijo do Serro faz parte da tradição e consiste em motivo de orgulho regional.
Impacto na região
O selo de Indicação de Procedência do queijo do Serro, além de garantir o reconhecimento da origem dessa especialidade, agrega valor ao produto e potencializa o turismo urbano e rural.
A garantia desse saber-fazer pelos produtores locais é parte importante dos benefícios gerados pelo selo e garantirá a perpetuação dessa tradição gastronômica.
Onde encontrar
Para ser autêntico, o queijo do Serro precisa ser feito em um desses municípios: Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio de Itambé, Serra Azul de Minas e Serro, cidades que formam a área delimitada pela Indicação de Procedência.
Mas, se você não puder ir até lá, a dica é procurar os queijos em lojas virtuais de produtores certificados ou em lojas e mercados especializados do ramo.
Dados técnicos
Número: IG201001
Indicação Geográfica: Serro
UF: Minas Gerais
Requerente: Associação dos Produtores Artesanais do Queijo do Serro
Produto: Queijo
Data do Registro: 13/12/2011
Delimitação: Compreende os municípios de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio de Itambé, Serra Azul de Minas e Serro.
Foi um prazer te ajudar :)