Quem visita Marialva encontra uma uva de coloração, tamanho, sabor e qualidade única, e também vivencia as mais belas paisagens locais com lindos parreirais.
Marialva, região noroeste do Paraná, é uma terra que se destaca na agricultura. Conhecida como Capital da Uva Fina, encanta todos com seus parreirais, que geram árvores tão frondosas que, para caminhar entre elas, é preciso se curvar, devido à sua altura e ao tamanho das uvas.
A história de Marialva com as uvas começou na década de 1960. A tradição da produção se iniciou com os japoneses que imigraram para a região e seus descendentes. Infelizmente, com o tempo, as terras vermelhas se tornaram improdutivas pelas monoculturas mecanizadas, como a soja. Demorou até o final da década de 1980 e início dos anos 1990 para as uvas começarem novamente a ganhar espaço e alcançar importância econômica no município.
O marco dessa nova viticultura foi o marialvense Toshikatsu Wakita, que erradicou seu cafezal para implantar a uva, mesmo enfrentando dificuldades para conseguir as mudas para plantio. Apesar da existência da planta em outros espaços paranaenses, nenhum deles conseguiu produzir uma fruta de qualidade como a de Marialva, em virtude de todo o histórico de conhecimento aplicado na atividade.
As cultivares predominantes são: Itália, Rubi, Benitaka, Brasil e BRS Núbia e BRS Vitória, com e sem semente, com colorações que vão da verde até a preta, passando pela avermelhada.
Essas delícias propiciaram a produção da chamada agricultura familiar, na qual famílias viram a chance de desenvolver atividades, em pequenas propriedades, que dessem uma rentabilidade para permanecer no campo. Produzir uva com a qualidade de Marialva faz parte da tradição e consiste em motivo de orgulho regional.
Impacto na região
O selo de Indicação de Procedência das uvas de Marialva garante o reconhecimento da origem dessa especialidade, o que não só agrega valor ao produto e potencializa o turismo da região, mas também fornece emprego para cerca de 5,5 mil pessoas diretamente e outras 7,5 mil indiretamente.
Onde encontrar
Pode ser comprada direto com os agricultores na região, mas, se não puder ir até lá, a dica é procurar as uvas finas em lojas virtuais de produtores certificados ou em lojas e mercados especializados do ramo.
Dados técnicos
Número: BR402015000003-7
Indicação Geográfica: Marialva
UF: Paraná
Requerente: Associação Norte Noroeste Paranaense dos Fruticultores (Anfrut)
Produto: Uvas finas de mesa
Data do Registro: 27/06/2017
Delimitação: A área geográfica a ser protegida está restrita às regiões produtoras de uva dos municípios de Marialva e Sarandi, no estado do Paraná.
QUER SABER AINDA MAIS SOBRE ESSA RIQUEZA QUE SÓ O BRASIL TEM A OFERECER? ASSISTA AO VÍDEO:
Foi um prazer te ajudar :)