this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Tue May 04 10:37:13 BRT 2021
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Vinhos e Espumantes

Os sabores e aromas incomparáveis dos vinhos e espumantes da Campanha Gaúcha fazem da região o segundo maior polo de produção das bebidas no Brasil

· 04/05/2021 · Atualizado em 04/05/2021

Com suas planícies, coxilhas e cerros, a paisagem cinematográfica da região da Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul, combinada com as condições de clima e solo locais resultam na produção de alguns dos melhores vinhos do Brasil. A alta qualidade e os sabores e aromas diferenciados da bebida produzida por lá conquistaram os paladares mais exigentes e fizeram da região o segundo maior polo produtor de vinhos finos e espumantes do país, sendo responsável por 31% da produção nacional.

Essa conquista é o resultado de uma tradição de produção de vinhos na região que começou lá na década de 1970, mas que ganhou um impulso maior a partir dos anos 2000. Isso porque foi a partir daí que surgiram diversas novas vinícolas, aumentando a área de cultivo das parreiras.

A qualidade única dos vinhos da Campanha Gaúcha é o reflexo da composição de diversas uvas que se adaptaram muito bem às condições naturais da região. E o modo de cultivo e produção também influencia no resultado final. Um exemplo é a tradição de cultivar os vinhedos em espaldeiras simples, facilitando a mecanização da produção, além de proporcionar sanidade ao vinhedo, melhorando a circulação de ar e a exposição das plantas ao sol.

Além disso, o cultivo é realizado integralmente na área delimitada, atendendo a limites máximos de produtividade por hectare. Assim, as uvas atingem os padrões de qualidade e podem seguir para vinificação.

Impacto na região

Na Campanha Gaúcha, a maior parte das vinícolas são de pequeno porte, e cada uma delas conta com cerca de oito funcionários em média. Esse número costuma ser triplicado durante a colheita, que vai de janeiro a abril. Com a Indicação Geográfica, os produtores esperam diversificar os negócios, com a venda de outros produtos.

Onde encontrar

Os vinhos e espumantes da Campanha Gaúcha podem ser encontrados nos municípios que compõem a região e em Porto Alegre, além de serem vendidos pela internet para todo o Brasil.

Dados técnicos

Número: BR402017000009-1

Indicação Geográfica: Campanha Gaúcha

UF: Rio Grande do Sul

Requerente: Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha

Produto: Vinho fino branco tranquilo; Vinho fino rosado tranquilo; Vinho fino tinto tranquilo; Vinho espumante fino.

Data do Registro: 05/05/2020

Delimitação: Área geográfica contínua de 44.365km² que inclui integralmente a área dos municípios de Aceguá, Barra do Quaraí, Candiota, Hulha Negra, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana; integralmente a área dos distritos de Alegrete (pertencente ao município de Alegrete); de Bagé, Piraí e José Otávio (pertencentes ao município de Bagé); de Dom Pedrito (pertencente ao município Dom Pedrito); de Ibaré (pertencente ao município de Lavras do Sul), de Maçambará, Bororé e Encruzilhada (pertencentes ao município de Maçambará); parcialmente a área do distrito de Torquato Severo, pertencente ao município Dom Pedrito; e parcialmente a área do distrito de Joca Tavares, pertencente ao município de Bagé.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado