A união de vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua é destino do enoturismo da Serra Gaúcha.
A região de Altos Montes, que abrange as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, no Rio Grande do Sul, é referência da vitivinicultura. A produção de uva teve papel de destaque na criação da identidade da localidade, que foi colonizada por imigrantes italianos ao final do século 19.
Inicialmente, a cultura das uvas manteve o caráter familiar, sendo desenvolvida em pequenas propriedades, desde as décadas de 1920 e 1930. Com a evolução da produção de vinhos finos de qualidade, várias vinícolas foram sendo criadas, ao longo do tempo.
Assim, o processo de ocupação e uso do solo transformou a natureza, deixando marcas na paisagem, entre as quais se destacam as vinícolas familiares e os vinhedos cultivados. As premiações nacionais e internacionais comprovam a reputação dos vinhos de lá. O roteiro enoturístico apresenta uma estrutura para atendimento em visita e degustação de vinhos e espumantes, muitas vezes realizadas pelos proprietários, além de preservar a identidade cultural e manter a originalidade resgatada da colonização italiana.
Assim, o vinho pode até ser o produto que deu origem à certificação de Altos Montes. Mas o que seria da experiência de saborear a bebida sem um tour pelos parreirais em meio aos vales, as festas típicas italianas e a hospitalidade dos habitantes?
Além de toda a ambiência proporcionada pela gastronomia e pela cultura, o território também tem a sua importância na produção de uma bebida saborosa. Altos Montes está situada no extremo nordeste da Serra Gaúcha, em áreas de maior altitude, o que determina aspectos originais na composição das uvas, fazendo com que vinhos e espumantes apresentem qualidades que refletem a cor local.
É que as temperaturas mais amenas, em interação com variedades cultivadas, resultam num período de maturação das uvas mais longo, com colheitas mais tardias em relação à média das demais regiões vizinhas, o que proporciona frutos de excelente acidez. Com a contribuição do desenvolvimento da tecnologia em vinhedo e vinícolas, a região mostra uma evolução da vitivinicultura, resultando em um grande aprimoramento na qualidade dos vinhos e espumantes.
Impacto na região
Altos montes é a maior produtora de uvas e vinhos do Brasil e nos últimos anos expandiu-se em busca de ser viável economicamente para investidores nacionais e internacionais.
Onde encontrar
A região de Altos Montes é a responsável por produzir uma bebida única e inconfundível, mas, como o amor por vinho não tem fronteiras, o produto é comercializado em todo o país e pode ser encontrado em estabelecimentos especializados, clubes de assinatura e lojas virtuais.
Dados técnicos
Número: BR402012000002-0
Indicação Geográfica: Altos Montes
UF: Rio Grande do Sul
Requerente: Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes
Produto: Vinhos e espumantes
Data do Registro: 11/12/2012
Delimitação: A Indicação de Procedência Altos Montes é a área contínua localizada nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, totalizando 173,84 km2.
Foi um prazer te ajudar :)