this is an h1

this is an h2

Fri Oct 21 17:23:37 BRT 2022
Mercado e Vendas | REGISTRO DE PRODUTO
Vinhos e espumantes

Os vinhos finos são provenientes exclusivamente de cultivares Vitis vinifera L., elaborados mediante processo tecnológico adequado.

· 04/03/2021 · Atualizado em 21/10/2022
FAVORITAR
Botão favoritar

Os vinhos finos de Monte Belo têm um toque diferenciado, algo que só uma produção em pequena escala poderia proporcionar. Inicialmente feito para consumo próprio nas propriedades familiares, logo a sua qualidade encantou o paladar da vizinhança. Tanto é que o excedente passou a ser comercializado na cidade de Bento Gonçalves e em alguns centros urbanos próximos, como Porto Alegre.

Mas o sucesso não parou aí. Desde o início do século 20 o grande enólogo Celeste Globatt já anunciava ao mundo todo, através do jornal Il Corriere d’Itália, a viticultura das Linhas Graciema e Leopoldina na região de Monte Belo e, assim, a qualidade e origem desses vinhos começou a ganhar cada vez mais reconhecimento. 

Os cultivares que dão origem aos vinhos finos de Monte Belo são exclusivamente Vitis vinifera L

Para chegar ao sabor que conquista todos os que experimentam, há todo um cuidado na elaboração da bebida, combinando tradição e tecnologia. Assim, os vinhos, tanto tintos quanto espumantes, incorporam da melhor maneira algumas qualidades particulares da região que só o clima e o solo da Serra Gaúcha podem proporcionar. 

Além da bela paisagem, as condições do local também são responsáveis por outra característica especial: a maturação mais rápida das uvas, que realça os açúcares da fruta, resultando em um vinho de degustação única. 

Os vinhos produzidos na região são tão diferenciados, que são certificados com a Indicação de Procedência de Monte Belo. Esse reconhecimento da qualidade única dos produtos ajudou no desenvolvimento da atividade, incentivando a instalação de novas vinícolas e o enoturismo, atraindo milhares de pessoas que visitam a região para viver a experiência de degustar os vinhos e conhecer como eles são produzidos.

Impacto na região

O cultivo da uva é tão importante para Monte Belo, que a atividade chega a representar mais de 40% do PIB do município. Por isso, os produtores são motivo de orgulho para a cidade, que conquistou a marca de maior produção de uvas finas per capita do Brasil.

Onde encontrar

Localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, formam a região as cidades de Monte Belo, Bento Gonçalves e Santa Tereza, que totalizam 56,09 km². A vista aos locais revela paisagens tão exuberantes quanto o colorido dos vinhedos e dos plátanos no outono. A paisagem se completa com belas construções que dão um ar pitoresco ao local, como as torres da Igreja de São Francisco de Assis, que podem ser vistas a dezenas de quilômetros. 

E se não for possível ir até lá para apreciar um bom vinho e ainda aproveitar a vista, você pode pesquisar as vinícolas e os produtos pela internet para comprá-los online ou mesmo buscá-los em mercados e lojas especializadas.

Dados técnicos

Número: BR402012000006-3

Indicação Geográfica: Monte Belo

UF: Rio Grande do Sul

Requerente: Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul

Produto: Vinhos e espumantes

Data do Registro: 01/10/2013

Delimitação: A região delimitada de “Monte Belo” é uma área contínua localizada nos municípios de Monte Belo, Bento Gonçalves e Santa Tereza, totalizando 56,09 km2.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?